Três artistas estão na nova exposição do Arte no Paço

São 28 obras para visitação gratuita no corredor da sede da Prefeitura

Três artistas estão na nova exposição do Arte no Paço

Luciana Henrique, Igor Mendes de Lima e Tatiane Mortari durante a montagem do Arte no Paço; colagem, grafite e fine art infantil são as técnicas apresentadas (Crédito: Tatiana R. Petti/PMI).

O corredor interno do Centro Administrativo Prefeito Ettore Consoline, sede da Prefeitura de Itatiba, começa o mês de março com uma nova exposição do Projeto Arte no Paço. A exposição pode ser conferida de graça entre 1º e 27/03.

São 28 obras de três artistas: seis obras em grafite de Igor Mendes de Lima, sete obras fotográficas de Tatiane Mortari e 15 obras com colagem de Luciana Henrique. Os três estiveram hoje (quinta 29/02) na Prefeitura para a montagem da exposição, junto a Francisco Bessa, da Secretaria de Cultura e Turismo.

Grafite

Esta é a primeira vez que Igor expõe seus trabalhos, embora o gosto pelo desenho tenha surgido desde a infância, incentivado por uma professora de Artes no Ensino Fundamental que apresentou a técnica de grafite.

“Fui me especializando vendo vídeos na internet, cheguei também a vender alguns desenhos na minha adolescência, já hoje desenho sempre que tenho um tempinho pelo fato de trabalhar e estudar”, diz o aluno da Fatec Itatiba. “Mas nunca deixei de desenhar”, crava Igor.

Os títulos dos trabalhos expostos são: A princesa (retrato da filha), Casal (dele com a esposa), Cowgirl (a esposa), O primeiro retrato, Praia (em um auto retrato) e Primeira conquista, este é fruto de uma encomenda que veio parar no Arte no Paço antes mesmo de ir para a mão da amiga cliente.

Arte no Paço 02 (1)

Fine art

Tatiane é fotógrafa há oito anos e há um ano se especializa em Fine Art Infantil. É um estilo de fotografia associado a obras de arte, com toques digitais até a qualidade de impressão da imagem com toda luz e cor da fotografia, que Tatiane fez em telas. Envolve planejamento e intenção da história a ser contada pela foto, aliado à técnica de edição digital - luz e sombra, pincéis, e esta impressão remete à uma pintura.

“Gosto que minhas fotografias sejam delicadas como uma pintura e que transmitam tudo o que idealizo para cada trabalho”, disse. Os títulos são: Infância (ambientada no Bairro da Ponte), Luz (no Solar Ferraz Costa), Morangos (feita na plantação do Sítio São José), Serenidade (na Quinta Dos Mendes Equitação) e Viagem (click no Complexo Fepasa em Jundiaí), além de Farol e Leite, cujos modelos são os próprios filhos da artista.

Arte no Paço 03 (1)

Colagem

Colagem é a técnica escolhida por Luciana para esta mostra chamada Intenso, cujos títulos são: Alegria, Cidade, Despedida, Enclausurados, Fantasmas, Fotografia, Inspiração, Igualdade, Leis, Poética, Pontes, Sonhos, Tempo, Vida e Vitória. Os quadros reúnem imagens, palavras e cores como inspiração para a escrita da poesia visual, expressão artística que explora a relação entre a palavra e a imagem.

“É um exercício de ‘olhar’, porque muitas vezes nos fogem as percepções de sensibilidade. Assim, cada quadro é único e tem um sentido pessoal para cada observador”, comentou ela que atua em Itatiba com projetos artísticos e culturais desde 1996. Luciana é psicopedagoga, escritora, dramaturga, com prêmios de poesia e teatro, e apresenta quadros que podem inspirar os visitantes a criarem as próprias poesias visuais.

Arte no Paço 04 (1)

Sobre o Arte no Paço

O Arte no Paço foi lançado em 2021 e se tornou um espaço cultural para Itatiba. Teve duas edições coletivas, três com trabalhos de estudantes da rede pública, uma da Fatec e uma da Educação de Jovens de Adultos (EJA) com 150 quadros.

Teve ainda exposição duas em dupla- Karen Menegheti e Rafael Carvalho; Luciana Fumach e Lucilena Boscolo Pinfildi-, outra em trio - com Adriana Collete, Mi Ramos e Patti Marzano, além de exposições individuais dos artistas Pedro Gava, Sergio Stocco, Celina Nardi, Cleverton Gomes, Floberto Borges, Sonia Regina Vicenzi Fernandes e Helinton Luiz Inocêncio Alves, junto a obras de atividade do Projeto Vivências-CCI-FSS.

Foram realizadas também duas exposições de fotos: de Damaris Antunes e Pamela Daniela, Libertária - com índios Pataxó e bailarinos-, e de Marcelo Schellini, Tarikh al-Brasil, em parceria com Pontos MIS. A realização é feita em conjunto pelas secretarias de Administração e de Cultura e Turismo. Artistas que moram/trabalham em Itatiba interessados na iniciativa devem contatar francisco.bessa@cultura.itatiba.sp.gov.br.