50 novas vagas serão criadas com ampliação do Cemei Francisca no Nações

Entrega da Prefeitura à população foi realizada na manhã desta quinta-feira (09/05)

50 novas vagas serão criadas com ampliação do Cemei Francisca no Nações

Entrega da ampliação da Cemei Francisca de Castro Camargo foi realizada na manhã desta quinta-feira (09/05) pelo prefeito Thomás com a presença dos familiares da homenageada. Novas salas se somam às remodeladas para atender mais crianças (Crédito: Renato Jr./PMI).

A Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria de Educação, realizou na manhã desta quinta-feira (09/05) a entrega à população do Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Francisca de Castro Camargo, no Jardim das Nações. O prédio, que atende 180 crianças na faixa de 0 a 3 anos de idade, está totalmente reformado e teve salas de aula ampliadas: três novas salas, além de um novo pátio, pintura geral e cobertura no acesso aos prédios. Foram investidos cerca de R$ 500 mil nesta obra de melhoria.

A ampliação possibilitará a criação de 50 novas vagas. “As salas vão abranger mais ou menos 50 crianças, que terão acesso a uma educação de qualidade”, declarou o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira, após conferir apresentações artísticas de três turmas do maternal.

“O maior investimento que se pode fazer é investir nas crianças. Se não investirmos nelas, não teremos o amanhã.Além disso, estamos muito felizes e agradecemos a todos que vieram reconhecer uma pessoa que foi fundamental na nossa sociedade; escritora em uma época em que poucas mulheres se atreviam a falar, sem nunca ter ido à escola, o que valoriza ainda mais o trabalho dela”, elogiou o prefeito Thomás referindo-se à Francisca, conhecida por Chiquita, diante dos familiares dela.

“Essas salas são para crianças de 0 a 3 anos; vamos colocar uma em funcionamento e as outras duas serão para que possamos chamar mais crianças que estão na lista de espera e atender mais famílias que podem trabalhar sossegadas, pois a criança estará aqui durante todo o dia junto a essas professoras que fazem um trabalho maravilhoso sob a batuta da diretora Margarete”, elogiou a secretária de Educação, Sueli de Moraes Tuon.

“Essa escola só funciona porque todos trabalham em sintonia a cada dia e é esse compromisso que assumimos com vocês, de continuar fazendo um trabalho sério, com carinho e respeito à criança”, comentou a diretora do Cemei, Margarete Brochensqui.

CemeiFransciscapos 2

A saudosa Chiquita

“Quero agradecer a Deus por ter colocado minha mãe no mundo, pessoa tão generosa (...) e agradecer imensamente ao prefeito Thomás e seu secretariado pelo convite que nos honra muito”, disse o filho Rubens Tadeu, representando toda a família presente.

O secretário de Cultura e Turismo, o historiador Luís Soares de Camargo, como membro da família, leu a biografia de Chiquita, citando que ela não mediu esforços para concretizar o sonho de ser escritora.

Nascida em Jarinu, em uma família de agricultores, ainda menina recitava versos que aprendia no sítio. Aos 19 anos, casou-se com José de Camargo e teve 14 filhos: João Batista, José, Maria do Carmo, Benedito, Nair, Tereza Aparecida, Rubens Tadeu, Maria Helena, Maria Goreti, Sebastião Bosco, Francisco Carlos, Isabel Cristina, Luzia e Luis Renato. Foi escolhida a primeira Extremada Mãe do Ano em 1979.

Retomou o sonho de escrever um livro e publicou três: Chão de Areia (1985), Terceira parte de uma vida (1986) e Caminhos (1994), todos à disposição na Biblioteca Municipal Chico Leme. Chiquita faleceu em 2006; hoje, são 24 netos e 13 bisnetos. No corredor do Cemei, uma de suas frases na parede: “Precisamos aprender a admirar o sol quando se esconde por trás das montanhas, isso é viver”.

Mais de 10 reformas e ampliações

Ao todo, a Prefeitura entregará neste e no próximo mês ampliações e reformas em 11 escolas e Cemei’s municipais, num investimento de cerca de R$ 20 milhões. “É um trabalho maravilhoso. Convidamos a todos que participem e verão o que foi feito pela administração na área da Educação”, convida o secretário de Obras e Serviços Públicos, Adilson Franco Penteado, ao lado de outras autoridades municipais.

CemeiFransciscapos 3

Além da realizada nesta manhã, na próxima semana, estão previstas mais duas entregas: as revitalizações da Emeb Profa. Maria Aparecida Tomazini, localizada na Estrada Municipal Brasílio Franciscon, bairro Morro Azul, a ser feita na quinta (16/05), às 10h e, no dia seguinte (17/05), também às 10h, da Emeb Sebastião de Camargo Pires, na rodovia Alkindar Monteiro Junqueira, no Bairro dos Pires.

Até junho, há tanto eventos programados para a área urbana, quanto rural. Além delas, também será entregue reformado e ampliado o Centro de Educação Ambiental de Itatiba (CEAI).Tudo isso vem a contribuir com a continuidade do trabalho da Secretaria de Educação, que coloca Itatiba como o 3º melhor lugar na qualidade de ensino de todo o país, atrás apenas de Sobral (CE) e São Caetano do Sul (SP), segundo Ranking de Competitividade dos Municípios do Centro de Liderança Pública (CLP), divulgado no segundo semestre de 2023. “Se tem uma área que temos que tirar o chapéu chama-se Educação”, comentou o vice-prefeito e secretário de Ação Social, Trabalho e Renda, Mauro Delforno.