Educação

2016.08.02_projeto_palma_emeb_basilio_consoline_seduc_6

Endereço: Avenida Luciano Consoline, nº 600 - Jardim de Lucca
Telefone: (11) 3183-0678
E-mail: educacao@eduapoio.itatiba.sp.gov.br

A Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria de Educação, busca dar atendimento democrático e de qualidade às questões relacionadas à educação escolar no município. Democracia na educação significa, especialmente, incluir todos no ensino fundamental e o máximo possível na educação infantil para, desse modo, atingir a universalização do ensino.

A educação pública não pode ser elitista, o que significa que há a inclusão de todos e uma atenção contínua com a evasão escolar. Ao mesmo tempo em que priorizamos necessário para o sucesso do aluno, procuramos cuidar daqueles que demonstram dificuldades no processo de ensino e aprendizagem, tanto nas aulas regulares quanto por meio de projetos.

A qualidade é pensada em todos os níveis de governo e, ao sugerir os Parâmetros Curriculares Nacionais e elaborar avaliações sistemáticas, o governo federal estabelece diretrizes que norteiam os diversos sistemas escolares. Essas diretrizes estão articuladas a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei nº 9394 de 1996, que inspira a organização da educação escolar, e estabelece como necessária uma aprendizagem efetiva que garanta o desenvolvimento pleno do aluno e o exercício da cidadania.

Educação além da aula

Complementando a jornada escolar, diversos projetos atendem alunos de níveis de ensino diversificados e trazem novos objetivos para a educação pública da cidade.
A educação especial, destinada àqueles que apresentam dificuldades específicas ou que se destacam nas diversas áreas do conhecimento, é uma modalidade que acompanha os níveis de ensino (educação infantil e fundamental) e integra a rede regular.

Inclusão

Recursos e programas atendem sua especificidade, quando necessário, e são destinados àqueles que apresentam dificuldades específicas e também aos que se destacam nas diversas áreas do conhecimento.

A Secretaria de Educação, ao elaborar suas diretrizes, considerou o plano de governo para a educação e o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) com suas 28 diretrizes estabelecidas no "Compromisso Todos pela Educação".

sueli_de_moraes_tuonSueli de Moraes Tuon
Secretária de Educação

Sueli de Moraes Tuon é professora, com graduações em Estudos Sociais, História, Geografia, Pedagogia, Supervisão de Ensino e pós-graduações em Psicopedagogia e Gestão Escolar, tem passagens pelas redes pública e particular, municipal e estadual. Nos últimos nove anos foi psicopedagoga institucional da rede pública, especializada em Violência Doméstica contra Criança e Adolescente.