Plano Municipal de Educação

logo-pme

 

Apresentação do Projeto de Lei do PME

Anexo Único - Metas e Estratégias

 

O PME é um documento que define metas educacionais para o município por um período de 10 anos. Trata-se de uma exigência prevista na Lei Federal nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que instituiu o Plano Nacional de Educação (PNE). O PME abrange não somente a educação na rede municipal de ensino, mas deve estabelecer diretrizes e metas para o ensino médio e para a educação superior no município, dialogando com os responsáveis por esses níveis de escolarização. Deve ser elaborado em consonância com o Plano Estadual de Educação e o Plano Nacional de Educação e, ao mesmo tempo, garantindo a identidade e autonomia do município.

Este é um ano muito importante para a educação dos Municípios, em função dos preparativos de seus planos decenais. Abaixo, serão apresentadas as etapas cumpridas até o momento:

Agosto de 2014 - Início dos trabalhos de preparação do Plano Municipal da Educação (PME);

Outubro de 2014 - Publicação dos Decretos que instituíram o Fórum Municipal de Educação e a Comissão Organizadora do Plano Municipal da Educação (PME);

Outubro de 2014 - Realização do 1º Simpósio da Educação com a participação de todos os segmentos da sociedade e constituição das câmaras temáticas com a eleição de delegados representantes de cada segmento: equipes gestoras, professores, supervisores, comissão organizadora e a sociedade civil organizada;

Outubro, Novembro e Dezembro de 2014 - Realização de reuniões das câmaras temáticas para o estudo das metas e estratégias do Plano Nacional de Educação e a construção de estratégias próprias do município;

Fevereiro de 2015 - Realização da 1ª Conferência da Educação sobre o Plano Municipal da Educação (PME), com apresentação aos participantes os resultados preliminares do trabalho das Câmaras Temáticas e organização das metas e estratégias por eixos norteadores do trabalho:

Eixo 1: Universalização da Educação;
Eixo 2: Qualidade da Educação;
Eixo 3: Valorização Profissional;
Eixo 4: Gestão e Financiamento.

Março de 2015 - Organização, revisão e redação do "Documento Base do PME". Apreciação do mesmo pelo Conselho Municipal da Educação.

- Apreciação do mesmo pelo Conselho Municipal da Educação

No dia 19/03, ocorreu a 2ª. Conferência Municipal de Educação, que apresentou a versão do documento base e promoveu a votação, pelos delegados eleitos em outubro de 2014.

O 'Documento Base' foi publicado três vezes na Imprensa Oficial extraordinária e ficou disponível para consulta pública no site da prefeitura.
Informações sobre a conferência e votação das metas e estratégias: http://www.itatiba.sp.gov.br/Noticias/educacao-documento-base-do-pme-e-aprovado-por-delegados.html

2015.03.19._2_conferncia_educao_-_seduc_01

A Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria da Educação, realizou na última quinta-feira, dia 19 de março, no Auditório do Centro Administrativo 'Prefeito Ettore Consoline', a 2ª Conferência Municipal de Educação, quando foi votado e aprovado o Documento Base do Plano Municipal de Educação de Itatiba (PME) pelos delegados natos e eleitos em 2014. As metas e estratégias foram votadas em blocos de acordo com os eixos temáticos estabelecidos e registradas sugestões dos delegados.

Além dos delegados, a 2ª Conferência contou a participação de profissionais da Educação e do Avaliador Educacional do MEC (Ministério da Educação e Cultura), Celso Fernando Iversen. O evento foi aberto pela Secretária da Educação de Itatiba, Profª. Dra. Fatima Polesi Lukjanenko que agradeceu o comprometimento de todos e explicou os procedimentos da votação destacando alguns pontos do Documento Base.

"O Plano Municipal de Educação parte da premissa de que temos que oferecer uma Educação para todos. Mas ele vai além, trata da construção de uma outra sociedade com expectativas e caminhos que façam com que ela esteja bem situada no mundo globalizado. Há alguns pontos deste Documento Base que eu gostaria de destacar, pois são fundamentais, como o regime de colaboração técnica e financeira entre as esferas governamentais para ações de melhoria em todos os segmentos do ensino e a garantia de acesso à população com menos condições financeiras", destacou a Secretária

 

2015.03.19._2_conferncia_educao_-_seduc_02

O Avaliador do MEC, Celso Iversen elogiou a equipe atuante na elaboração do Plano de Itatiba. "O PME só funciona se for construído em cima de dados e vejo que aqui foi assim que o trabalho se desenvolveu e Itatiba, se comparado aos outros municípios, está muito à frente. Sinto orgulho desse município fazer parte do nosso Polo. Fazer Educação é construir uma história, é melhorar o processo de cidadania e romper a miséria de conhecimento da população", disse Celso.

O Prefeito João Fattori parabenizou o trabalho de todos os envolvidos na elaboração do PME. "Certamente, tudo o que foi discutido e analisado resultará em benefícios diretos na vida profissional do pessoal do magistério e, consequentemente, no processo educacional das nossas crianças e jovens, elevando a qualidade de ensino de Itatiba e oferecendo ao mercado de trabalho profissionais mais capacitados e aptos para exercerem qualquer profissão. Parabéns aos envolvidos pelo excelente trabalho", avaliou.

Votação

A votação do Documento Base do PME aconteceu em duas etapas. Primeiro, colocou-se em votação as 20 metas compiladas. Cada um dos 93 delegados presentes na Conferência tinha em mãos cédulas de votação diferentes para cada etapa, onde também era possível indicar sugestões (emendas). As 20 metas foram aprovadas com 89 votos favoráveis, 2 desfavoráveis e 1 delegado que não votou. À meta 7, foram feitas sugestões de 6 emendas substitutivas.

Após a votação das metas, teve início a apresentação de cada eixo para em seguida abrir-se a votação. O primeiro Eixo: Universalização da Educação foi apresentado pela Presidente da Comissão Organizadora do Plano Municipal de Educação, Maria Angélica Degani de Oliveira, e foi aprovado com 88 votos favoráveis, 3 desfavoráveis e 1 delegado não votou. Além disso, o Eixo 1 teve a sugestão de 2 emendas aditivas e 13 supressivas.

O Eixo 2, Qualidade da Educação, foi apresentado pela Presidente do Fórum do Plano Municipal de Educação, Luciana Bortoletto, e recebeu 88 votos favoráveis, 4 desfavoráveis e 1 delegado não votou. Houve, ainda, sugestões de 16 emendas aditivas, 3 substitutivas e 13 supressivas

João Luís Pântano, vice-presidente do Fórum do Plano Municipal de Educação, apresentou o Eixo 3: Valorização Profissional que recebeu 88 de aprovação, 2 de desaprovação e 3 delegados não votaram. Para este eixo, foram sugeridas 63 emendas aditivas, 19 substitutivas e 1 supressiva.

O quarto e último Eixo tratou da Gestão e Financiamento e foi apresentado pelo Secretário Municipal de Finanças, Jefferson Cirne da Costa. A votação foi a seguinte: 86 favoráveis, 4 desfavoráveis e 3 delegados não votaram. Foram 7 emendas aditivas, 1 substitutiva e 22 supressivas sugeridas.

O Documento Base do PME foi publicado na íntegra em três edições da Imprensa Oficial e também disponibilizado no site da Prefeitura para que os delegados e pessoas interessadas pudessem analisá-lo e, inclusive, já fazer suas sugestões antes da realização da 2ª Conferência.

Todas as emendas sugeridas serão, agora, analisadas pela Comissão do PME juntamente com o Conselho Municipal de Educação. Após isso, o Documento Base será transformado em projeto de Lei e enviado para a aprovação da Câmara Municipal de Itatiba.

Sobre o PME

O PME é um documento que define 20 metas educacionais para o município por um período de 10 anos. Trata-se de uma exigência prevista na Lei Federal nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que instituiu o Plano Nacional de Educação (PNE). O documento abrange não somente a educação básica na rede municipal de ensino, mas deve estabelecer diretrizes e metas para o ensino médio e para a educação superior no município, dialogando com os responsáveis por esses níveis de escolarização. Deve ser elaborado em consonância com o Plano Estadual de Educação e o Plano Nacional de Educação e, ao mesmo tempo, garantindo a identidade e autonomia do município.

 

Abril 2015

No dia 22 de abril, o Conselho Municipal de Educação avaliou todas as sugestões apresentadas na 2ª Conferência Municipal de Educação para a conclusão do documento 'Plano Municipal de Educação'.

Maio 2015

Em 04 de maio, o Conselho Municipal de Educação revisou todo o documento considerando as diretrizes estaduais para finalizar o anexo do Projeto de Lei que instituirá o Plano Municipal de Educação de Itatiba.

No dia 20 de maio, o Projeto de Lei foi protocolado na Câmara Municipal e, no dia 22, ocorreu uma reunião com Representantes do Conselho Municipal de Educação, Fórum Municipal de Educação, Secretária da Educação, o Presidente da Câmara dos Vereadores e demais Vereadores para esclarecimentos sobre o Projeto de Lei que institui o Plano Municipal de Educação.

No dia 29 de maio, a Secretária de Educação e representantes do Fórum e da Comissão Organizadora do PME apresentaram as etapas de elaboração do Projeto de Lei à Imprensa local (Jornal de Itatiba Diário).

Junho 2015

No dia 24/06 o Projeto de Lei nº 50/2015 foi aprovado em 1ª discussão e voltou em pauta na sessão seguinte da câmara para a 2ª discussão e aprovação. Três emendas foram apresentadas sendo duas delas rejeitadas e uma aprovada.

Julho de 2015

No dia 01/07 o Projeto de Lei do Plano Municipal da Educação de Itatiba foi aprovado em 2ª discussão pela câmara de vereadores e a Lei Nº 4.845/2015 sancionada e promulgada pelo Sr. Prefeito em 24 de julho de 2015.
A Lei foi publicada na Imprensa Oficial do dia 28 de julho de 2015.

 

Material relacionado:

- 2ª Conferência da Educação (Apresentação de slides) 
Vídeo 1
Vídeo 2
Vídeo 3
Vídeo 4
Etapas de elaboração do PME até 19/3
PME é pauta desde 2013
Sobre o Plano Municipal de Educação
Apresentação do Plano à comunidade da rede municipal de ensino
Regimento do Fórum Municipal de Educação
Fórum Municipal de Educação 2014/2015 (apresentação de slides)
Estudando a Meta 1
Estudando a Meta 2
Estudando a Meta 3
Estudando a Meta 4
Estudando a Meta 5
Estudando a Meta 6
Estudando a Meta 7
Estudando a Meta 8
Estudando a Meta 9 e 10
Estudando a Meta 11
Estudando as Metas 12,13 e 14
Estudando as Metas 15,16,17 e 18 
Estudando as Metas 19 e 20
Entrevista sobre o PME - ITV Brasil
Lei Nº 4.845/2015 -  "Institui o Plano Municipal de Educação"
Etapas do PME - Imprensa Oficial do dia 28 de julho de 2015
Avaliação do Plano Municipal de Educação 2017 (VERSÃO PRELIMINAR)

PME - Clique aqui e faça o download

 

audiencia publica educação material 2022

Relatório de Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação-2022