CAEPI - Centro de Atenção Educacional, Psicossocial e Inclusiva

Endereço: Avenida Luciano Consoline, nº 600 - Jardim de Lucca
E-mail: caepi@eduapoio.itatiba.sp.gov.br

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

O Brasil se destaca nos últimos anos pelos avanços relacionados à efetivação do direito de todos à educação, estabelecido pela Constituição Federal de 1988 e fundamentado no paradigma da inclusão, nos direitos humanos e na articulação entre o direito à igualdade e à diferença, os quais abriram caminhos para a transformação dos sistemas educacionais em sistemas educacionais inclusivos.
A concepção de educação inclusiva que orienta as políticas educacionais e os atuais marcos normativos e legais rompe com uma trajetória de exclusão e segregação das pessoas com deficiência, alterando as práticas educacionais para garantir igualdade de acesso e permanência na escola, por meio da matrícula dos alunos público alvo da educação especial nas classes comuns de ensino regular e da disponibilização do atendimento educacional especializado.

Em 2006, a Organização das Nações Unidas - ONU aprovou a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, conceituando a deficiência como o resultado da interação entre as pessoas com deficiência e as barreiras, nas atitudes e nos ambientes, que impedem a sua plena participação na sociedade em igualdade de oportunidades com as demais pessoas.

A partir deste referencial, a Educação Especial é estruturada por meio de três eixos: constituição de um arcabouço político e legal fundamentado na concepção de educação inclusiva; institucionalização de uma política de financiamento para a oferta de recursos e serviços para a eliminação das barreiras no processo de escolarização; e orientações específicas para o desenvolvimento das práticas pedagógicas inclusivas.

CAEPI - Centro de Atenção Educacional Psicossocial e Inclusivo "José Selega"

Tem como objetivo a atenção à diversidade humana, propiciando apoio a um ambiente adequado de aprendizagem a todos os alunos da Rede Municipal de Ensino, oferecendo orientações, suportes técnicos e assessorias aos diferentes segmentos das unidades escolares. Dessa forma, almeja promover o progresso escolar de todos os educandos, por meio de uma equipe técnico-pedagógica e multidisciplinar.


PROFISSIONAIS DO CAEPI

ASSISTENTE SOCIAL
Gabriela Simioni
Maria da Solidade Duarte Costa
Roseli Merli Martins

FISIOTERAPEUTA
Silvana Muniz Brolo

FONOAUDIÓLOGA
Joanna Darc Rocha Alves
Marina Padovan Biscuola

INSTRUTOR SURDO
Santiago P. Feliciano

PSICÓLOGA
Edileine Aparecida Donatti

PSICOPEDAGOGA
Alice de Araújo Silva Mota - Escola Sede - EMEB Philomena
Andrea Cavani Jorge - Escola Sede - EMEB Rosa Scavone
Kellen Priscila L. dos Reis Yoshioka - Escola Sede - EMEB Eliete
Maria do Carmo Montanhez Bertaglia - Escola Sede - EMEB Anna Abreu
Silmara Alessandra F. Bassetto - Escola Sede - EMEB Maria Mercedes
Simone J. Ferreira de Branco - Escola Sede - EMEB Marina
Sueli de Moraes Tuon - Escola Sede - EMEB Sônia Rita

PROFESSORA
Gisele de Fátima Spineli Cangussú

Principais ações

- Apoio, orientações, suporte técnico e assessoria aos diferentes segmentos das Unidades Escolares (gestores, professores e auxiliares de classe) a fim de sanar as dúvidas e/ou necessidades referentes ao trabalho desenvolvido com os alunos;
- Triagens encaminhadas pelas escolas, bem como realização de encaminhamento a outros especialistas quando necessário;
- Visitas às Unidades Escolares;
- Visitas domiciliares;
- Planejamento de ações visando o atendimento, trabalho preventivo e/ou remediativo;
- Discussão e avaliação de casos de alunos com deficiência e/ou necessidades educacionais especiais;
- Orientações técnicas, suporte e apoio aos auxiliares de classe;
- Formação para os professores das Salas de Recursos e Projetos;
- Reuniões com as entidades parceiras do Programa de Inclusão;
- Desenvolvimento de projetos com os demais profissionais da equipe;
- Adequação nas Unidades Escolares de espaço físico, materiais e recursos específicos para viabilizar o atendimento educacional oferecido na escola;
- Atendimentos e orientações às famílias;
- Realização de um trabalho preventivo nas CEMEIS;
- Participação em projetos desenvolvidos pela Secretaria da Educação.

Neste ano de 2017 contamos com 145 Auxiliares de classe, os quais têm como objetivo auxiliar os alunos com deficiência e/ou necessidades educacionais especiais que requerem maior atenção e intervenções específicas.

Projetos:

Reencontro: Realizado na EMEB "Profª Eliete Ap. Sanfins Fusussi"
Multiplicar: Realizado na EMEB "Profª Eliete Ap. Sanfins Fusussi"
- Multiplicar Junior: Realizado na EMEB "Profª Maria Teresa Degani de Souza"
Classe Especial: Realizado na EMEB "Agenor Vedovello"
Sala de EJA: Realizado na EMEB "Araújo Campos"
Salas de Recursos Multifuncionais: Realizado nas seguintes EMEB'S:
EMEB "Prof. Agenor Vedovello", EMEB "Cel. Manoel Joaquim de Araújo Campos", EMEB "Basílio Consoline", EMEB "Profª Eliete Aparecida Sanfins Fusussi", EMEB "Profª Inês Prado Zamboni", EMEB "Cel. Júlio César", EMEB "Profª Mara Cabral Simões Alegre", EMEB "Profª Maria do Carmo Parisotto Mosca", EMEB "Profª Maria Mercedes de Araújo", EMEB "Profª Maria Salles de Souza", EMEB "Profª Maria Aparecida Tomazini", EMEB "Profª Marina A. Pires", EMEB "Sebastião Pires" e EMEB "Profª Vera Lucia Carride de Palma".

Parcerias:

- APAE
- Instituto Passo a Passo - Equoterapia
- Instituto Phala
- Instituto Jundiaiense "Luiz Braille"
- Secretaria Municipal de Saúde
- Conselho Tutelar
- LAR
- SIBES
- TRILHAS
- Universidade São Francisco

A inclusão é uma busca de transformação social e, portanto, uma responsabilidade e dever da família, da comunidade, do poder público e da sociedade em geral, sendo nós, professores, gestores e profissionais da educação, agentes imprescindíveis nesse processo.