Seção de Ensino Fundamental

Principais atividades que serão desenvolvidas pelo Ensino Fundamental do 1º ao 5º anos:

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

- Parceria: Ministério da Educação
- Descrição do Programa: O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas (Língua Portuguesa e Matemática) até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.
- Início do Programa: fevereiro/2013
- Principais ações desenvolvidas no Programa:

Em 2013, os professores participaram do curso, objetivando, sobretudo, a articulação entre diferentes componentes curriculares, com ênfase na Linguagem. As estratégias formativas priorizadas contemplaram atividades de estudo, planejamento e socialização da prática.
Em 2014, o objetivo do curso foi aprofundar e ampliar os temas tratados em 2013, mas com ênfase em Matemática.
Em 2016, o conteúdo da formação partiu da análise de aspectos decisivos como: resultados apontados pelas avaliações internas e externas; matrizes da ANA e os direitos de aprendizagem apresentados nos materiais do PNAIC dos anos anteriores.

PROGRAMA ROTA DA EDUCAÇÃO

- Parceria: Concessionária Rota das Bandeiras
- Descrição do Programa: O Programa Rota da Educação é o programa social oferecido pela Concessionária Rota das Bandeiras para as cidades que compõe o Corredor D.Pedro. Foi criado para apoiar os municípios na formação de alunos e professores em temas como: educação para o trânsito, educação ambiental, ética, cidadania e mobilidade urbana. O principal objetivo do programa social "Rota da Educação" é provocar uma reflexão e mudança de comportamento em relação ao trânsito, cidadania, mobilidade e meio ambiente em todos os públicos envolvidos: alunos, professores, pais e comunidades.
- Início do Programa: agosto/2012
- Dados de 2017:
Escolas envolvidas: EMEB Inês Prado Zamboni, EMEB Marina Araújo Pires, EMEB Maria Salles de Souza, EMEB Sebastião de Camargo Pires, EMEB Vera Lúcia Carride de Palma,
Professores atendidos: 52 Professores.
Alunos atendidos: todos os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental das escolas participantes.

PROGRAMA LER E ESCREVER

- Parceria: Secretaria do Estado de São Paulo
- Descrição do Programa: O Programa Ler e Escrever é um conjunto de linhas de ação articuladas que inclui formação, acompanhamento, elaboração e distribuição de materiais pedagógicos e outros subsídios, constituindo-se dessa forma como uma política pública para o 1º ao 5º ano, que busca promover a melhoria na aprendizagem da leitura e escrita.
- Início do Programa: fevereiro/2010
- Dados de 2017:
Escolas envolvidas: 26 escolas do Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano
Professores atendidos: 263 professores do 1º ao 5º ano.
Alunos atendidos: 5826 alunos do 1º ao 5º ano.

 

Principais atividades que serão desenvolvidas pelo Ensino Fundamental do 6º ao 9º anos:

• Projeto Leitura para os 6ºs e 7ºs anos;
• Parceria com o Instituto Ayrton Senna no Projeto Superação para os 8ºs e 9ºs anos;
• Parceria com o SEBRAE no Projeto Jovens Empreendedores - Profissionais do Futuro;
• Parceria com Bayer Schering para o Projeto Sexualidade;
• Olimpíada de Língua Portuguesa para os alunos do 5º ao 9º ano;
• Formação para os professores envolvidos na Olimpíada de Língua Portuguesa;
• Encontros de Formação Continuada com os professores para reflexão sobre a prática pedagógica no ensino das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Inglês, Artes e Educação Física;
• Revisão e sistematização da proposta curricular;
• Encontros de Formação Continuada com os Coordenadores Pedagógicos do 6º ao 9º ano.
• Projeto Integração;
• Programa Acelera parceria com o Instituto Ayrton Senna.

 

SUPERVISOR DE ENSINO

Funções da supervisão:
A - Participar da elaboração e implementação de políticas educacionais considerando as seguintes dimensões: pedagógica, administrativa e humana:
• propondo medidas que assegurem a educação democrática e de qualidade;
• interpretando diretrizes para aplicá-las às diferentes realidades;
• avaliando diferentes medidas e projetos quanto a aspectos operacionais e quanto ao alcance de objetivos;
• assegurando o acesso e o fluxo de informações relativas ao trabalho em andamento, nos diferentes níveis do sistema de ensino;
• observando o cumprimento das leis e normas educacionais vigentes.

B - Participar da elaboração dos planos de trabalho da Secretaria da Educação no sentido de articular a ação dos diversos setores para o atendimento da atividade-fim do sistema de ensino;
C - Organizar o plano de ação da supervisão para orientar, acompanhar, assessorar as equipes escolares na elaboração e concretização do Projeto Político Pedagógico;
D - Incentivar e promover a formação em serviço das equipes escolares;
E - Visitar as escolas, observar o trabalho, avaliar, entrevistar professores, coordenadores, diretores, funcionários, alunos, pais para o efetivo acompanhamento do funcionamento das unidades escolares e garantir as orientações para a organização do trabalho pedagógico, tendo em vista a educação de qualidade, ou seja, aprendizagem efetiva para todos.
F - Participar como co-responsáveis na execução do Plano de Governo e atendimento das 28 diretrizes "Todos pela Educação".