Adesão ao Estacionamento Rotativo de Natal supera 17 mil tíquetes na primeira semana

Sistema gratuito exige tíquete e complementa as ações municipais de incentivo à circulação no período, que também incluem tarifa de ônibus reduzida 

Adesão ao Estacionamento Rotativo de Natal supera 17 mil tíquetes na primeira semana

12 pontos da região central estão com essas placas, especiais para o período. Operação vem tendo expressiva adesão de motoristas, ajudando na mobilidade. (Renato Jr/PMI)

 

 

A Operação Natal de estacionamento rotativo gratuito da Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, registrou alta adesão nos primeiros dias de funcionamento, ultrapassando 17 mil tíquetes emitidos entre 05/12 e 11/12.

Os dados refletem o uso intenso das vagas da área central, com dias de pico registrando 4.550 tíquetes emitidos na última quarta-feira (10/12). A operação segue até 24 de dezembro, com o objetivo de ampliar a fluidez das vagas em período de maior movimento comercial.

Segundo o secretário adjunto de Obras, Guilherme Zanutto Laurino, “o Estacionamento Rotativo de Natal vem se mostrando uma ação acertada, com adesão plena dos usuários que se deslocam até a região central. Já foram emitidos, desde o início da operação, aproximadamente 17.000 tíquetes, representando média diária de mais de 2.800 tíquetes na primeira semana. Isso demonstra que, não apenas o apelo do comércio, mas também as ações de Natal promovidas pela Prefeitura vêm sendo sucesso junto à população, que se beneficia das ações de mobilidade oferecidas”, diz.


Mais uso de ônibus


A Prefeitura de Itatiba também reforça que, desde 1º de dezembro, está em vigor a tarifa reduzida pela metade no transporte coletivo municipal, que ficará válida até 23/12 como parte das ações da Operação Natal.

A medida, prevista na Lei nº 5.803/2025, reduz o valor da passagem em todas as linhas da TCI no horário das 10h às 16h, fixando o custo em R$ 2,00 por viagem, frente ao valor regular de R$ 4,00,  com a diferença subsidiada integralmente pelo município. A iniciativa é inédita na cidade.

Dados do sistema de transporte coletivo mostram que essa tarifa reduzida já tem impacto direto na quantidade de passageiros, calculando um aumento aproximado de 15% no número de passageiros transportados. 

Sobre essa ação, Zanutto afirmou que é um serviço que está sendo promovido em todas as linhas que circulam no município, e que certamente vem beneficiando os usuários e facilitando o deslocamento da população.

 

Como funciona a Operação Natal

O sistema especial é gratuito e inspirado na rotatividade da Zona Azul, válido entre 05/12 e 24/12, em 12 pontos da área central. O uso das vagas é limitado a 1 hora por veículo, mediante retirada e exposição obrigatória de tíquete de identificação fornecido por agentes de apoio. A fiscalização é feita por agentes de trânsito, e o descumprimento do limite de permanência ou a ausência do tíquete caracteriza infração grave, sujeita à multa e cinco pontos na carteira de motorista.  

O sistema de estacionamento rotativo gratuito da Operação Natal está identificado com placas de trânsito especiais – que indicam horários e data de vigência, além de alertar que o não cumprimento implicará multa grave ao dono do veículo. O tempo de estacionamento – vale lembrar, estará condicionado à colocação de tíquete de identificação no veículo, que agentes de apoio, devidamente identificados, fornecerão circulando pelas áreas abrangidas.

 

Vigência

A vigência é de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h, e aos sábados, das 10h às 14h; no dia 24/12, o horário será das 10h às 14h. 

 

Como proceder para estacionar

1 - Retire o tíquete de estacionamento gratuito com agente de apoio. Nele, constarão dia e horário da ocupação da vaga.

2 - Posicione o tíquete no para-brisa do veículo, em local visível.

3 - Respeite o limite máximo de uma hora de permanência na mesma vaga, na área determinada;

4 - Tire o carro do local até o término do período permitido.

 

As 12 áreas contempladas 

1 - Praça da Bandeira (todos os lados);
2 - Rua Quintino Bocaiúva;
3 - Ladeira Florêncio Carlos de Araújo;
4 - Rua Dr. Jorge Tibiriçá;
5 - Rua Florêncio Pupo, entre as ruas Benjamin Constant e Quintino Bocaiúva;
6 - Rua Dr. Aguiar Pupo, entre as ruas Quintino Bocaiúva e Benjamin Constant;
7 - Rua Rangel Pestana, entre as ruas Benjamin Constant e Comendador Franco;
8 - Rua Cel. Camilo Pires, entre as ruas Comendador Franco e Benjamin Constant;
9 - Rua Rui Barbosa, entre as ruas Comendador Franco e Benjamin Constant;
10 - Avenida Marechal Deodoro, entre as ruas Benjamin Constant e Comendador Franco;
11 - Rua Francisco Glicério, entre a rua Florêncio Pupo e a Av. Marechal Deodoro;
12 - Estacionamento do Mercado Municipal (Mercadão).

 

Como evitar multa

A medida está garantida pela Lei nº 5.794, de 22 de outubro de 2025, aprovada pela Câmara Municipal no final do último mês. Se for verificada a infração, os agentes de apoio emitirão notificação de irregularidade, que será afixada no pára-brisa do carro, para que o motorista tenha ciência do descumprimento e da possível incidência das penalidades previstas nesta lei. Se ainda assim não for respeitada a lei, os agentes de trânsito poderão aplicar multa.