Avenidas Marginais: três frentes de trabalho avançam nas obras

Combate a enchentes aliado à melhoria da mobilidade urbana é principal benefício da maior obra municipal em andamento atualmente

Avenidas Marginais: três frentes de trabalho avançam nas obras

Vista aérea de parte das obras de implantação das Avenidas Marginais, em trecho paralelo ao Córrego Operários, nos fundos da Defesa Civil, registrada neste agosto. (Renato Jr/PMI) 

 

A Prefeitura de Itatiba segue avançando em três frentes de obra da implantação das Avenidas Marginais, encabeçada pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos. Elas ligarão dois pontos fundamentais da cidade: as estradas Itatiba-Campinas à Itatiba-Jundiaí, melhorando a mobilidade urbana, aliadas à medidas contra enchentes – como o alargamento de trechos do Ribeirão Jacaré, com muro de pedra nas duas margens, o que garante não só maior fluidez das águas.

As obras têm chamado a atenção de quem passa pela área central, principalmente em trechos que tiveram o muro de pedra concluído nas margens do Jacaré, como entre a ponte da Avenida Independência, que está sendo alargada, e a Avenida Expedicionários Brasileiros.

“Do lado da (antiga) Pabreu, inclusive, já tem asfalto, guia, sarjeta e toda a infraestrutura - rede de esgoto e galeria de águas, e está sendo feito um fechamento com alambrado no terreno remanescente. No trecho atrás do Corpo de Bombeiros também foram executadas obras de guia, sarjeta e também tem trecho com asfalto. É uma obra bem dinâmica”, detalhou o secretário de Obras e Serviços Públicos, Adilson Franco Penteado.

Ribeirão alargado

Outra frente da obra é entre a chamada “ponte da faculdade”, próxima ao antigo prédio da Universidade São Francisco – onde hoje estão unidades da Prefeitura, como o Complexo Alice Carniatto, e a “ponte do Cruzeiro”, na Avenida Genaro Palladino. “Foi feito o rebaixamento para alargar no trecho o Ribeirão Jacaré; ali serão executados muros de pedra dos dois lados. É um trecho muito significativo para combater inundações, como já ocorreu no local”, lembrou Adilson.  

Também já é possível visualizar a ponte que ligará a descida da Rua Francisco Glicério, passando pelo Pabreu Mall, rumo à Rua Brasil, na Vila Brasileira. “A fundação já foi feita. Agora o local está sendo preparado para executar essa ponte”, comentou o secretário. 

 

Cronograma

A Secretaria acompanha de perto todo o trabalho. “Nossa fiscalização é constante, diária. Agradecemos aos pedestres, motoristas e comerciantes da região pela compreensão, pois são obras para o bem comum. Às vezes, a pessoa vê guia, sarjeta e asfalto e acha que já abrir a Marginal; mas tem outras implicações: depende de pontes e de uma série de outras necessidades antes da via ser aberta de fato. O cronograma está sendo seguido e a gente está muito feliz com o resultado até agora”, concluiu.