Complexo de Formação Profissional será inaugurado nesta quinta (20/06)

Educação, Fundo Social e Esportes oferecerão cursos e projetos no novo espaço dedicado ao aprendizado

Complexo de Formação Profissional será inaugurado nesta quinta (20/06)

Itatiba ganha nesta quinta (20/06) o Complexo de Formação Profissional Alice O. Carniato - que reunirá projetos e atividades de Educação, Fundo Social e Esportes (Crédito: Renato Jr/PMI).

A partir desta quinta-feira, 20/06, a Prefeitura de Itatiba passa a oferecer mais um espaço na área central dedicado à educação em suas mais diversas esferas. Trata-se do Complexo de Formação Profissional Alice de Oliveira Carniatto, que ocupa as antigas instalações da Universidade São Francisco (USF) na rua Alexandre Rodrigues Barbosa, 45, Centro. A inauguração está marcada para às 10h.

O local reunirá atividades e projetos da Secretaria da Educação, de Esportes e de Governo – via Fundo Social de Solidariedade de Itatiba (FSS). A estrutura dispõe de oito salas de aula, laboratório de Informática, banheiros feminino e masculino (mais banheiro acessível), auditório, sala de reuniões, duas cozinhas – sendo uma para cursos - depósitos, lavanderia, além da secretaria administrativa e ampla área externa ajardinada.

Pela Secretaria de Educação, quatro salas do complexo serão destinadas às aulas para formação continuada de professores da Rede Municipal de Ensino. Já na sala de Esportes, serão concentrados os treinamentos de xadrez e damas que a secretaria oferece. Ao Fundo Social, caberão salas do Programa FormAção, espaço para exposições e encontros da Mostra Criativa e também a sede do inédito Projeto Rebrincar – que terá solarium exclusivo para uso das crianças.

Projeto Rebrincar

Pelo Fundo Social, além de ser mais uma opção para aulas do Programa FormAção, o novo Complexo de Formação abrigará o inédito Projeto Rebrincar. Trata-se de um banco de brinquedos, em que crianças poderão trocar itens – usados e em bom estado. A sustentabilidade está presente não só nessa troca, mas também na manutenção dos brinquedos – equipes de artesãs do Fundo Social se encarregarão de repaginar aqueles que necessitarem de ajustes, pequenos reparos ou confecção de roupinhas novas, para deixá-los perfeitos e como novos para a troca!

Além do incentivo ao consumo consciente, a ideia do projeto é estimular a conscientização sobre a importância do reutilizar e do cuidado com os objetos, evitando descartes. Além disso, promove a solidariedade e o compartilhamento, incentivando as crianças a valorizar o que já têm e a entenderem o impacto de suas ações junto ao meio ambiente e à comunidade.

“Começamos a coleta dos brinquedos já no ano passado e ainda faremos novas arrecadações, focando nesse conceito de consumo consciente que o Projeto Rebrincar tem: aquele brinquedo que a criança não quer mais, porque muda a faixa etária ou muda o interesse - pode ser trazido para o projeto e trocado por um novo brinquedo, de seu interesse, num ciclo consciente de consumo”, diz a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Barbara Zaratini Capeletto de Oliveira.

ComplexoAlice
Últimos ajustes em uma das salas do  Complexo de Formação Profissional Alice Carniatto (Crédito: Renato Jr/PMI).