Emeb Profa. Maria Salles está revitalizada

Escola de 1o. ao 9o. ano no bairro dos Cocais passou por melhorias internas e externas, entregues pela Prefeitura nesta terça-feira (18)

Emeb Profa. Maria Salles está revitalizada

Com a revitalização, as novas Biblioteca e Sala de Informática ganharam nomes de professores comprometidos com a história da escola Emeb Profa. Maria Salles de Souza, no bairro dos Cocais (Crédito: Renato Jr/PMI).

Seguindo o cronograma de melhorias realizadas em prédios escolares, a Secretaria de Educação da Prefeitura de Itatiba, fez nesta terça-feira (18/06) sua 10a. entrega à população, com a revitalização da Emeb Profa. Maria Salles de Souza, no Bairro dos Cocais.

Foram realizadas pela equipe de Obras Escolares da Secretaria de Educação a reforma e ampliação do prédio, com a montagem de um novo Laboratório de Informática equipado com 12 computadores completos, sala de leitura e novas salas administrativas da direção e dos professores, redivididas, aproveitando melhor os espaços.

LaboratorioMariaSalles

Foi feita ainda a construção dos muros e pavimentação de acesso e baia destinada aos ônibus de transporte escolar, delimitando o espaço para estacionamento de veículos e permanência na área externa dos alunos. Novas pintura e paisagismo completam esta revitalização.

Após duas apresentações artísticas de alunos, falaram as autoridades presentes, entre elas, a secretária de Educação, Sueli de Moraes Tuon – que já atuou como diretora da escola anos atrás – e o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira, que ressaltou a necessidade de olhar igualitário entre escolas da zona rural e urbana. “Aqui - com essa paisagem - temos um cenário diferente, mas a importância de oferecer ferramentas de ensino iguais às de outros bairros mais centrais é a mesma. Respeitadas as características do prédio e de seu contexto rural, sem perder a essência, mas destacada sua funcionalidade e conforto para as crianças e jovens que aqui estudam”, disse o prefeito.

MariaSallesentrega

De acordo com a diretora da Emeb, Maria Aparecida Vieira de Almeida Barbosa, “a escola melhorou bastante, principalmente como o espaço externo murado e a nova área de lazer – para crianças brincarem e conversarem - e com o estacionamento – já antes os carros ficavam na rua. Agora temos mais segurança”, disse.

A Emeb

A Emeb Profa. Maria Salles de Souza atende cerca de 200 alunos de bairros rurais da região, nos períodos da manhã e tarde, e teve realizadas melhorias em seu prédio para impactar diretamente na qualidade do ensino, como o espaço que agora existe para o lanche e todo o muro que cerca o prédio; como ele fica à beira da estrada vicinal Adolpho Pecorari, essa delimitação torna mais segura a circulação no entorno da escola dos Cocais.

Ainda fortalecendo a segurança e estrutura, em seu entorno foi entregue a obra de pavimentação da Estrada Municipal Antonio de Sordi, via programa municipal Avança Itatiba Mobilidade Urbana. Antes de terra, a via está asfaltada há cerca de seis meses e, desde então – com a nova infraestrutura, tem um melhor escoamento a produção agrícola dessa região rural entre Itatiba e Valinhos.

MariaSallesaerea

História de gerações

Mãe de dois alunos na Emeb, de 3o e 9o., Vinicius e Livia Lavelli, a Gabriela Bizetto participou da cerimônia de entrega e estava feliz com o que presenciou, especialmente por suas memórias, já que ali também foi sua escola. Moradora do bairro vizinho, o Mombuca, ela conta que “a sensação é maravilhosa. Na minha época eram só cinco salinhas, sem quadra. Fazíamos Educação Física na terra. Passando os anos, veio a quadra, cobertura, e agora os muros – tínhamos uma preocupação grande por ser aberta, o que não é mais. Vemos tudo ampliado , reformado e bonito, o que nos deixa a escola incrível”.

Homenagens a professores

A tarde também foi de homenagens internas a educadores da escola Maria Salles. Totalmente refeita, a Biblioteca passa a se chamar Professor Fernando Donizetti Alves – uma homenagem em vida a um dos professores mais longevos da escola. Presente, ele se emocionou com o gesto de reconhecimento.

Ao Laboratório de Informática, que conta agora com 12 computadores totalmente novos – uma homenagem à memória do professor Felipe José Zeller, falecido precocemente há cerca de um ano. O professor era um entusiasta do ensino da Tecnologia e era orientador no Maria Salles do programa de Letramento que a Secretaria de Educação oferece na Rede Municipal de Ensino.

Cemei Curió

Já amanhã, quarta-feira (19) é a vez da entrega de revitalização do Cemei (Centro Municipal de Educação Infantil) Curió, na rua José Felizardo Rodrigues, 78, no Jardim Salessi. A cerimônia está marcada para às 10h. Entre as melhorias, lá a Prefeitura de Itatiba construiu um novo muro de gabião – dispositivo destinado ao controle de talude na fachada lateral da escola – para evitar deslizamentos de terra e que água de chuva entre no prédio, especialmente em tempestades intensas, como já foi registrado.

Também com nova pintura e paisagismo, a área externa ganhou gramado maior e melhorias no parquinho, ampliando a área destinada às brincadeiras. Estas obras integram pacote de melhorias – reformas, revitalizações e ampliações - em prédios escolares, entregues entre nestes meses de maio e junho, e contemplam 11 Cemeis e Emebs em diferentes bairros de Itatiba.