Itatiba receberá carretas de mamografia e empreendedorismo do SP por Todas
Mais de 500 mamografias estarão disponíveis além de cursos gratuitos em parceria com o Governo do Estado, que já estão com inscrições abertas

Uma das carretas que estará em Itatiba a partir do próximo dia 15/09. (Secretaria da Mulher/Governo do Estado de São Paulo)
A Prefeitura de Itatiba, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, receberá carretas do Movimento SP Por Todas, que oferecerá mamografia e cursos de empreendedorismo destinados a mulheres, em parceria com Senac e Sebrae. A cerimônia de abertura será na próxima segunda-feira, (15/09) às 11h, no estacionamento do prédio da Secretaria de Ação Social Trabalho e Renda, que fica à Av. Nair Soares de Macedo Fattori – 200, Vila Santa Clara, ao lado da rodoviária.
A vinda é pela Secretaria estadual de Políticas para a Mulher, com apoio das secretarias municipais de Governo, Saúde, Ação Social, Trabalho e Renda e de Segurança e Defesa Pública. Confira detalhes das ações abaixo.
Outra iniciativa estadual neste mês em Itatiba é o Programa Qualifica SP, da Secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico, com cursos de qualificação profissional gratuitos, de alta qualidade, com entrega de certificado. Há oportunidades para aprender mais sobre Técnicas de Vendas e de Auxiliar de Logística - veja abaixo mais informações.
Mamografias
As 525 mamografias têm como público-alvo mulheres de 50 a 69 anos, que não precisam ter pedido médico para fazer o exame. O atendimento será por livre demanda: basta comparecer à carreta com documento de identidade e cartão SUS para pegar a senha para o atendimento no mesmo dia.
Já mulheres de outras faixas etárias precisam apresentar pedido de exame: entre 35 e 49 anos ou com mais de 70, deve ser apresentada solicitação médica (da unidade a qual a paciente pertence), além de documento de identidade e cartão SUS.
A iniciativa trazida à cidade pela Prefeitura oferece o exame gratuito para diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama por meio do SUS e oferecerá para a população de Itatiba mais de 500 mamografias totalmente gratuitas.
Serão disponibilizadas 50 senhas diárias para atendimento nos dias de semana, das 8h às 17h, e 25 senhas no primeiro dia e aos sábados, entre 8h e meio-dia. O atendimento será por ordem de chegada.
No momento do atendimento, a paciente receberá um protocolo com login e senha para acessar posteriormente o laudo, disponibilizado em até 48h, para ser acessado pela própria paciente de forma online.
Inscrição para cursos Senac e Sebrae
Já pela carreta do SP Por Todas, os cursos – com vagas limitadas - serão pelo Senac, na semana de 15/09 a 19/09, será ministrado pela manhã, das 8h às 12h, o curso Básico em Técnicas de Escovação, e à tarde, das 13h30 às 17h30, o curso Básico em Marketing Digital. Pelo Sebrae, no dia 16/09 (terça-feira), das 18h às 20h, será ministrado o Sebrae Seja - Inteligência Emocional e seus impactos.
Já na semana de 22 a 26/09, pelo Senac, acontecerão os cursos Básico em Maquiagem Social (das 8h às 12h) e de Básico em Limpeza de Pele e Skincare Profissional (das 13h30 às 17h30). E também tem ação do Sebrae Seja - Habilidades Essenciais para Empreender, que será no dia 25/09 (quinta-feira), das 18h às 20h.
A ação também contará com atendimento da Defensoria Pública e palestra da Delegacia da Mulher, além de participação da OSC Negra Sim com atendimentos direcionados à Assistência Social. Mais inscrições e informações no link: https://forms.office.
Qualifica SP
Pelo Programa Qualifica SP, as inscrições devem ser online até dia 14/09 e as aulas terão início no dia 22/09. Uma é da modalidade Primeiro Emprego, o de Técnicas de Vendas, com aulas à tarde. São 20 vagas para jovens com idade entre 16 e 24 anos.
Na modalidade Novo Emprego, o curso Auxiliar de Logística será no período da manhã, também com 20 vagas, para interessados a partir de 16 anos. As inscrições são pelo site www.qualificasp.sp.gov.br
SP Por Todas
São Paulo Por Todas é um movimento promovido pelo Governo do Estado de São Paulo para ampliar a visibilidade das políticas públicas do estado para mulheres, bem como a rede de proteção, acolhimento e autonomia profissional e financeira exclusivamente disponíveis para elas, e chega ao município numa parceria multissetorial com a Prefeitura de Itatiba.