Itatiba sedia 3º Encontro de Guardas Municipais Femininas
Evento reuniu representantes de 15 municípios nesta quarta e quinta , com workshop prático e palestras no Teatro Ralino Zambotto

Nesta quinta (25), GM's de 15 cidades se reuniram em Teatro Ralino Zambotto no encerramento do 3º Encontro de Guardas Municipais Femininas de Itatiba. (Paulo Akio/PMI)
Por meio da Guarda Municipal (GM) da Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão da Prefeitura de Itatiba, Itatiba sediou nesta semana o 3º Encontro de Guardas Municipais Femininas. O objetivo é unir o trabalho das Guardas e a troca de experiências entre as profissionais, com atualizações e capacitações a serem implementadas nos municípios.
Na quarta-feira (24/09), foi realizado workshop de Direção Policial Defensiva no CTT - Centro de Treinamento Tático da GM, com quatro instrutores da corporação de Itatiba: J. Souza, Mendes, Nascimento e Simplício, contando com instrução para profissionais femininas de outras forças de segurança, segundo a comandante da GM, Jaqueline Bortolozzo (segunda foto abaixo).
Ontem (quinta, 25) o dia foi dedicado às palestras, que ocorreram no Teatro Ralino Zambotto. Palestraram a psicanalista e escritora Denise Moraes, a advogada Ângela Pontes, o subcomandante da GM de Jundiaí Denis Berni e Beatriz Feres, gerente de produtos da Multiway, empresa local de sistemas que fornece a tecnologia de monitoramento ao município.
Além de agentes do município anfitrião, participaram guardas municipais das cidades de Araras, Atibaia, Capivari, Diadema, Hortolândia, Itapira, Itu, Jundiaí, Louveira, Pinhalzinho, Piracaia, Socorro, Vinhedo e até mesmo de Formosa (Goiás).
(Paulo Akio/PMI)
3ª edição
Esta é a 3ª edição da iniciativa da GM de Itatiba. O 1º foi em 2023, abordando violência doméstica e empoderamento, realizado no encerramento do Outubro Rosa. O 2º Encontro, no último ano, reuniu guardas para promover ações de apoio e fortalecer a participação das mulheres nas GM’s.
(Paulo Akio/PMI)
GM de Itatiba
No último mês, a GM lançou o aplicativo 153 Itatiba, disponível gratuitamente para smartphones, que permite acionar a GM diretamente do celular, iniciativa que se soma ao fixo (11) 4538-4553 e ao 180 (denúncia de violência contra mulher).
Também em agosto, uma solenidade promoveu 70 GMs de carreira, sendo um novo inspetor, 13 novos subinspetores e 56 Patrulheiros 2ª Classe, valorização da corporação por meio do Processo de Promoção Interna, realizado após mais de uma década sem concurso interno.
A GM, com Base Central da Guarda Municipal GM Carlos José Marques Rossetti instalada no Parque Ferraz Costa, foi criada em 31 de outubro de 1967, e hoje conta com GOC - Grupo de Operações com cães, Romo - Ronda Ostensiva com Motocicletas, Patrulhamento Ambiental, Patrulhamento Urbano - ostensivo de rotina e em pontos fixos, Patrulha Guardiã Maria da Penha, Romu - Ronda Ostensiva Municipal e Ronda Escolar. Além do Departamento da Guarda Municipal, a Secretaria também conta com o Departamento de Inteligências Integradas que, dentre outras atividades, realiza o monitoramento com câmeras.