20ª Festa do Caqui é destino para turistas de dezenas de cidades e até outros Estados
Se consolidando com um passeio aguardado pelos turistas, a Festa do Caqui 2025 atraiu visitantes também do RJ, MG, PR e SC

(Divulgação/PMI)
A 20ª edição da Festa do Caqui & Cia. ultrapassou fronteiras estaduais. Em levantamento setorial da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Itatiba, visitantes de quatro estados, além de São Paulo, estiveram na cidade em, pelo menos, um dia de festa. Os registros apontam turistas de Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Rio de Janeiro (RJ), Cruzília e Viçosa (MG).
Já os paulistas, vieram de várias regiões do Estado: Caçapava, Matão, Itapecerica da Serra, Nova Odessa, Praia Grande, Ubatuba, Bauru, Itu, Piracicaba, Jaguariúna, Serra Negra, Mogi Guaçu, Osasco, Guarulhos, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Barueri, Mauá, Ribeirão Pires além de São Paulo – capital. Entre as vizinhas estão Jarinu, Jundiaí, Louveira, Valinhos, Atibaia, Bragança Paulista, Campinas e Morungaba.
Realizada pela Prefeitura de Itatiba, por meio das Secretarias de Cultura e Turismo e Meio Ambiente e Agricultura, a 20ª edição teve apoio da Aeasfi - Associação das Entidades Assistenciais, Sociais e Filantrópicas de Itatiba, do ComTur - Conselho Municipal de Turismo, do Circuito das Frutas e patrocínio de Sicredi.
Artesanato
Um dos itens que faz muito sucesso entre os turistas são produtos disponibilizados na exposição de artesanato. Estes profissionais têm se superado a cada edição, principalmente com a oferta de produtos relacionados ao tema da Festa, que fazem sucesso entre os visitantes, que acabam adquirindo como suvenir.
Nesta edição, outra novidade foi a participação inédita da Mostra Criativa, a vitrine dos artesãos cadastrados no Fundo Social de Solidariedade de Itatiba (FSS), que a cada dia apresentava um grupo variado de participantes que puderam experienciar a venda em um grande evento municipal.
Turismo rural
Os visitantes aproveitaram todo o espaço da Festa que contou com diversas atrações para toda a família. Novas saídas dos passeios turísticos rurais proporcionados gratuitamente pelo Espaço Turismo da Secretaria municipal fizeram sucesso, acompanhadas pela guia Eliane Rodrigues, a Lika, às propriedades Adega Rosso Naturale e Sítio São José, ambas da região do bairro Tapera Grande, e Sítio Capelletto e Chácara Bom Jesus – Da Flor ao Fruto, localizados no Bairro Mombuca.
As amigas Tereza Menezes Vaiteka e Neusa Duarte de Carvalho, moradoras de São Paulo, Capital, gostaram especialmente dos passeios. “Foi maravilhoso e bem aproveitado. É uma ótima ideia oferecer esses passeios. Fomos super bem atendidos. Amei”, disse Tereza. “Queremos aproveitar tudo da Festa, desde os passeios, os shows e as compras”, contou Neusa, que esteve pela primeira vez em Itatiba. Elas vieram à Festa do Caqui por indicação da afilhada de Tereza, que havia estado na festa na semana anterior e ficou impressionada com a organização.
Também considerando a indicação de uma amiga em comum que já tinha vindo, as amigas Antônia Regina Ito e Margarida Ferreira dos Santos, vieram de Barueri-SP bem cedo no domingo (13/04) para aproveitar tudo e elencaram o que mais gostaram.
“Tem muita coisa para postar no status (das redes sociais). Pretendo voltar mais vezes”, cravou Margarida. “Nos disseram para vir passear em Itatiba, uma cidade maravilhosa e estamos aqui. Estou achando tudo muito ótimo, como a parte do palco, que tem espaço para dançar, além das aulas da cozinha, muito bem servidas”, opinou Antonia.
Para toda a família
Destaques na Festa também a decoração com espaços instagramáveis (para fotos), a possibilidade de conhecer um pé de caqui plantado no Parque e o Espaço Bebê para conforto das famílias. Teve ainda a Cidade das Crianças da Festa - espaço com brinquedos infláveis gratuitos, assim como o trenzinho passeando pelo Parque, além de atrações especiais para a família como o mágico Thiago Barros com apresentações itinerantes e personagens infantis que fizeram a alegria da criançada.
O Caquiseto, grande caqui de pelúcia, mascote da Festa, também foi sucesso, principalmente com as crianças, e chegou até a ganhar desenho delas. As caquisetes, promotoras da Festa, recepcionaram a todos com muita simpatia; neste ano, foram Annayna Fortunato, Maria Eduarda Ortis e Victhoria Martins.