Praça de Alimentação tem grande movimento nos seis dias da Festa do Caqui 2025

Associação das entidades que comandaram 20 barracas está satisfeita com vendas desta 20ª edição; segurança foi elogiada

Praça de Alimentação tem grande movimento nos seis dias da Festa do Caqui 2025

(Divulgação/PMI)

Os visitantes da 20ª edição da Festa do Caqui & Cia. da Prefeitura de Itatiba tiveram um cardápio caprichado na Praça de Alimentação no Parque Luís Latorre. Durante os dois finais de semana, dos dias 4, 5, 6, 11, 12 e 13/04, as mais de 100 mil pessoas tinham opções variadas de comidas e bebidas para todos os gostos nas 20 barracas comandadas pela Aeasfi, a Associação das Entidades Assistenciais, Sociais e Filantrópicas de Itatiba, uma das apoiadoras do maior evento municipal. 

O cardápio teve, inclusive, opções com caqui, como bolo, cheesecake, suco e picolé. Além do almoço que já é sucesso, as noites tiveram bom público também.

“O público da noite acabou surpreendendo essa vez e as entidades acabaram vendendo bastante, mais pratos do que normal. Esse segundo final de semana, com shows do cenário nacional, atraiu mais gente para a Praça de Alimentação. O sábado e domingo foram muito bons. Aí, a gente acabou atingindo as expectativas de forma bastante satisfatória”, disse o presidente da Aeasfi, Alexandre Tognolo, referindo-se aos shows da dupla sertaneja Gian & Giovani e do grupo de pagode Kamisa10. 

 

Renda às entidades

Para a Aeasfi, o movimento proporcionado pelos eventos municipais, como a Festa do Caqui, proporciona benefício às entidades. “O valor que entra é fundamental. A Prefeitura proporciona esse benefício para as entidades assistenciais e toda a renda é voltada para cada propósito. Cada entidade direciona para pagar seus funcionários, assistentes sociais, psicólogos, além das que têm assistidos, pessoas em vulnerabilidade. São muitos projetos e esse dinheiro é fundamental”, enfatizou Alexandre. 

 

Voluntariado

Para um benefício financeiro ainda maior às entidades, as barracas contam com grande grupo de voluntários. “Sem dúvida, o fato de 90% da mão de obra ser voluntária faz com que o lucro seja muito mais significativo. Consequentemente, as entidades conseguem manter seus projetos”, valorizou o presidente, agradecendo a todos.

ComidaFesta 2

“Agradecemos primeiro a Deus por dois finais de semanas maravilhosos, sem chuva, sem intercorrências, é uma Festa bem familiar. Agradecemos à Prefeitura, à Secretaria de Cultura e Turismo, ao público e aos voluntários”.

Segurança

Conforme ressaltado pela Aeasfi, a segurança foi um ponto forte da Festa. A comandante Jaqueline Bortolozzo, da Guarda Municipal (GM), da Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão, diz que foram dois finais de semana muito tranquilos.

“Não tivemos nenhum tipo de alteração neste dias, foi tudo muito bem administrado com segurança. Na entrada, algumas equipes para recepcionar, também na Praça de Alimentação, próximo ao palco - de fãs e artistas, ao fundo - na saída dos produtores, artesãos e voluntários. Fizemos uma distribuição de forma que todas as equipes estivessem presentes nos locais de maior circulação de pessoas”, conta a comandante GM Jaqueline. 

O esquema de segurança também contou com a Polícia Militar, na área externa, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil de Itatiba - da Secretaria de Governo, além do grupo de apoio à segurança, também presente na entrada, com detectores de metal. Além da Aeasfi, a 20ª edição teve apoio do ComTur - Conselho Municipal de Turismo, do Circuito das Frutas e patrocínio de Sicredi.

 

Campanha do Agasalho

Durante o evento, o Fundo Social de Solidariedade (FSS), fez o lançamento da Campanha do Agasalho 2025 - Sua doação aquece, que conta com mais de 100 pontos de arrecadação até dia 27/04. A arrecadação da campanha segue até dia 27/04, confira aqui https://www.itatiba.sp.gov.br/imprensa/noticias/campanha-do-agasalho-2025-sera-lancada-pelo-fundo-social-nesta-sexta-0404.