Saúde realiza 785 atendimentos durante a 20ª Festa do Caqui & Cia.

Foram aplicadas vacinas contra a gripe e a febre amarela, além de testes rápidos do CTA

Saúde realiza 785 atendimentos durante a 20ª Festa do Caqui & Cia.

(Divulgação/PMI)

Durante a 20ª edição da Festa do Caqui & Cia. da Prefeitura de Itatiba, a Secretaria de Saúde esteve presente com serviços aos visitantes do Parque Luís Latorre. A Central de Imunização informou que foram aplicadas 691 doses de vacinas durante os dois sábados e domingos de evento - dias 5, 6, 12 e 13/04/2025.

Foram 605 de influenza, contra a gripe (368 no último sábado e domingo), disponível para público prioritário, e 86 vacinas contra a febre amarela (56 só no 2º fim de semana).

O CTA, que é o Centro de Testagem e Aconselhamento de Itatiba, atendeu ao todo 94 pessoas que fizeram quatro testes rápidos disponíveis: HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C.

No primeiro fim de semana, todos negativos; no segundo, tiveram testes que positivaram para HIV (e seguirão em investigação) e para Hepatite B. Todos os casos reagentes são acompanhados pelo CTA.

barracavacina

A 20ª edição teve apoio da Aeasfi - Associação das Entidades Assistenciais, Sociais e Filantrópicas de Itatiba, do ComTur - Conselho Municipal de Turismo, do Circuito das Frutas e patrocínio de Sicredi.

Vacinação continua

A Campanha de Vacinação contra a Gripe 2025 continua em todas as unidades de saúde para aplicação de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Podem-se vacinar pessoas dos grupos prioritários, sendo crianças a partir dos seis meses até cinco anos, gestantes, idosos a partir dos 60 anos e pessoas com comorbidades (sem precisar de comprovação).

A vacina contra gripe também está liberada para puérperas (até 45 dias após o parto), indígenas, comunidades tradicionais, moradores de rua, trabalhadores da Saúde, professores (bem como merendeiras e outros profissionais da escola), profissionais das Forças Armadas, Segurança e Salvamento, caminhoneiros, motoristas de ônibus e cobradores (exceto motoristas de aplicativo e taxistas), presidiários (precisa de comprovação) e trabalhadores dos Correios.

Cuidado com a FA

Quem nunca recebeu a vacina contra a febre amarela - FA, deve comparecer também a uma das unidades de saúde de segunda a sexta das 8h às 16h ou até 20h na Clínica da Família do Jardim das Nações. Ao apresentar sintomas como febre alta, dor de cabeça intensa, falta de apetite, náuseas ou vômitos, pele ou olhos amarelados, procure ajuda médica imediata. Quem já tiver recebido ao menos uma dose depois dos cinco anos já está imunizado.

Os mosquitos transmissores da febre amarela possuem hábitos diurnos; as precauções devem ser mantidas especialmente em áreas próximas a mata, como parques, trilhas, chácaras, sítios e pesqueiros. As medidas de combate são uso de calças e camisas de manga longa, sapatos fechados, repelente nas áreas expostas e mosquiteiro em berços e carrinhos dos bebês menores de seis meses de idade.