Itatiba é certificada entre as 21 cidades mais desenvolvidas do Estado
Título foi conferido após estudo de professores das maiores universidades do país sobre cidades com mais de 100 mil habitantes

Certificado que confere à Itatiba destaque entre as cidades mais desenvolvidas do Estado foi entregue ao secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Gustavo Cosenza de Almeida Franco, que representou o município na cerimônia em São Carlos (Tatiana R. Petti/PMI)
O município de Itatiba está entre os 21 mais desenvolvidos do Estado, de acordo com estudo realizado pelo NEC (Núcleo de Estudos das Cidades) que é composto por professores da Universidade São Paulo (USP), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Faculdade de Tecnologia (Fatec).
A certificação aconteceu nesta quarta-feira (26/04) no auditório Cenacon do Hotel Nacional Inn, na cidade de São Carlos, quando foi apresentado o estudo sobre o nível de desenvolvimento dos 81 maiores municípios com população acima de 100 mil habitantes do Estado de São Paulo.
O secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Gustavo Cosenza de Almeida Franco, representou o prefeito de Itatiba Thomás Capeletto de Oliveira – que estava em agenda local -, no recebimento do Certificado de Mérito conferido às cidades com maior destaque.
“Sempre é uma satisfação ver nosso município em destaque, ainda mais com o estudo de profissionais das mais renomadas instituições de estudos de nosso país e fora dele também”, salienta o prefeito.
Além do certificado – este exclusivo às 21 cidades de destaque – os 81 municípios receberam um um exemplar do estudo, onde estão indicadores que ajudam a nortear as gestões públicas.
Sob o nome de “Comparação do Nível de Desenvolvimento dos Municípios Paulistas de Maior Porte”, o estudo é assinado pelos professores Antonio Clóvis Pinto Coca Ferraz e José Leomar Fernandes Júnior, ambos da USP; Fernando Hideki Hirouse (USFCar) e Magaly N. P. Vasconcellos Romão (Fatec). O evento teve ainda a presença de representantes do Governo Estadual, da Assembleia Legislativa, do Tribunal de Contas, entre outros órgãos e entidades.
Indicadores positivos
Os indicadores considerados no estudo que apontou os municípios paulistas com maior desenvolvimento são aqueles considerados referência nas áreas de Educação, Saúde, Segurança, Meio Ambiente, Mobilidade, Economia e Finanças Públicas.
Na faixa de cidades entre 100 e 200 mil habitantes, Itatiba recebeu nota 8,74 (de um total possível de 10) ficando em 3o. lugar na Classificação Geral do Método NEC – que engloba os sete indicadores acima. Também ficou em 3o. lugar na Classificação IDH – Índice de Desenvolvimento Urbano – Verde, com nota 8,80, considerando Saúde, Educação, Economia e Meio Ambiente e em 6o. Lugar, com nota 8,67, na Classificação Global – IDH Tradicional (Saúde, Educação e Economia).