Itatiba é destaque entre 70 cidades em reconhecimento à desburocratização de serviços

Sistema Geopixel Inteligência Municipal reconheceu cidades que focaram esforços para agilizar serviços municipais à população

Comitiva da Prefeitura de Itatiba recebe reconhecimento pela desburocratização de serviços (Crédito: Divulgação/PMI).

A Prefeitura de Itatiba foi contemplada nesta semana com o reconhecimento de Cidade Sustentável, premiação concedida pelo Sistema Geopixel Inteligência Municipal, como um dos destaques entre 70 cidades.

A entrega foi realizada na cidade de São José dos Campos/SP – sede da Geopixel - na última terça-feira (18/06). O município foi representado por comitiva liderada pelo prefeito Thomás Capeletto de Oliveira e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Habitação, Eduardo Aoun e sua equipe.

O reconhecimento ao município levou em conta os esforços da gestão pública em oferecer a desburocratização de serviços ao cidadão por meio de ferramentas tecnológicas. Desde agosto de 2023, Itatiba dispõe do programa municipal Avança Itatiba Desenvolvimento, sob responsabilidade da pasta de Desenvolvimento Econômico e Habitação.

Com investimento de R$ 2.620.000,00, o programa traz mais comodidade ao cidadão, oferecendo sistema informatizado que facilita o planejamento de investimentos, a viabilização de novos negócios e a oferta de serviços públicos que impactam na vida da população, em processo mais ágil e transparente, já que o andamento do pedido pode ser consultado hoje com menos burocracia do que antes da informatização.

A Geopixel é a empresa especializada em tecnologia da informação que fornece a licença de software para gestão do programa. O Avança Itatiba Desenvolvimento permite que sejam solicitados online serviços diversos, como aprovação de projetos e emissão de Habite-se (para construção), aprimoramento no serviço de abertura de empresa, emissão de certidões, cadastro de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), alvará de execução e funcionamento, entre outros serviços e ferramentas que facilitam o dia a dia de quem busca o serviço público.

Protocolos também passaram a ser virtuais, melhorando a gestão dos pedidos e a rapidez do processo, além de praticamente abolir o uso de papéis, impactando positivamente na sustentabilidade.