Itatiba ganha 2ª unidade do Sebrae Aqui

Nova sala – aberta na Prefeitura de Itatiba – foi entregue nesta quinta (20) com a presença de lideranças da indústria e comércio regionais

Itatiba ganha 2ª unidade do Sebrae Aqui

Nova sala do Sebrae Aqui se integra à Sala do Empreendedor em espaço inaugurado na manhã desta quinta (20/06), na Prefeitura de Itatiba (Crédito: Renato Jr/PMI).

Os empreendedores de Itatiba já têm uma nova opção para aprimorar conhecimentos e fomentar negócios. Está aberta a Unidade 2 do Sebrae Aqui em Itatiba, inaugurada nesta quinta-feira (20/06), fruto de parceria entre a Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Habitação, e o Sebrae-SP.

Esse é o segundo Sebrae Aqui em Itatiba e o de número 703 em todo o Estado de SP. O novo espaço funciona dentro do prédio da Prefeitura (Centro Administrativo Prefeito Ettore Consoline, via Luciano Consoline, 600, Jardim de Lucca) de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. A outra unidade do Sebrae Aqui com que Itatiba já conta funciona na Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda.

Além das autoridades municipais, prestigiaram a abertura da 2ª unidade do Sebrae Aqui o diretor técnico do Sebrae SP, Marco Vinholi; o presidente e a executiva da Aicita (Associação Industrial e Comercial de Itatiba), Juca Monte e Sandra Bredariol Jericó e, pelo Senai Luiz Scavone, o diretor Victor Siqueira e o coordenador de relacionamento com a indústria, Eduardo Bonatti.

“Essa parceria só funciona quando todos pensamos juntos e nesse espaço totalmente integrado ao Desenvolvimento, podemos dar suporte necessário. Muitas vezes quem está começando não consegue andar sozinho. Literalmente, nós abrimos a porta para o empreendedor”, disse o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira.

Em nome do Escritório Regional Jundiaí do Sebrae, o gerente Marcelo Paranzini apresentou o serviço: “Há tempos vínhamos falando sobre a expansão da parceria com o secretário Eduardo e hoje temos mais essa unidade. Ela é voltada a todas as pessoas que, de alguma maneira, empreendem ou incentivam ações de empreendedorismo na cidade de Itatiba. Para nós, é fundamental estarmos presentes com mais essa unidade, para trazer mais acesso a quem procura informações junto à Sala de Empreendedor, o que vai conciliar bastante ao oferecer os serviços essenciais a quem quer empreender na cidade”, disse.

“Foi um plano dessa gestão criar um espaço dentro da Prefeitura, um local de grande circulação de pessoas para atender o pequeno empresário e quem quer empreender e desenvolver seu negócio na cidade. A Sala do Empreendedor, que já está funcionando desde o início da gestão, é um sucesso. E essa nova vem somar. Vamos aumentar a demanda de serviços oferecidos com essa concretização, ampliando a gama de serviços à população”, completa o secretário de Desenvolvimento Econômico e Habitação, Eduardo Aoun, sobre a 2ª unidade do Sebrae Aqui, que está instalada dentro da secretaria que gerencia.

Itatiba empreendedora

Pontuando o momento de expansão, o diretor técnico do Sebrae SP, Marco Vinholi citou futuras parcerias. “Itatiba está sendo construída como uma cidade empreendedora. Hoje, essa segunda unidade do Sebrae Aqui que Itatiba ganha é muito mais que um posto de atendimento – pois abre a porta para dois públicos fundamentais – aquele que já empreende e quer fazer sua empresa ir mais longe, e aquele que quer empreender, que enxerga nessa parceria entre a Prefeitura e Sebrae um espaço fundamental para ter sucesso”.

De acordo com dados que Vinholi apresentou, empreendedores suportados pelo Sebrae têm 50% mais taxa de sobrevivência no mercado. “Dois terços das empresas do Brasil acabam fechando antes dos cinco anos de existência, mesmo num mundo com grandes possibilidades. O que faz a diferença para as pessoas é esse tipo de ferramenta”, diz. Qualificação, acesso a mercado e busca de crédito são os serviços que ele destacou como os muito buscados pelos empreendedores. “Itatiba é uma cidade bem localizada e com amplas possibilidades, além de ter um prefeito empreendedor”, disse.

Entre as possibilidades de expansão, Vinholi falou sobre a implantação em Itatiba de um projeto pioneiro, o Itatiba Empreendedora, em parceria com o Sebrae, para qualificar de forma mais personalizada e dar acesso ao mercado, além de um plano estratégico de empreendedorismo para o município no futuro.

Serviços do Sebrae Aqui

Com a nova unidade do Sebrae Aqui, dentro da Prefeitura de Itatiba, interessados em empreender, além de micro e pequenos empreendedores, poderão ter acesso a:

- Orientações sobre abertura e melhoria de empresas (MEI, ME e EPP);
- Formalização do MEI, Baixa e a Alteração na inscrição do MEI;
- Orientações para regularização da inscrição (licenciamento e alvarás, de acordo com a regulamentação municipal);
- Orientações sobre linhas de créditos e Programa Empreenda Rápido;
- Emissão do DAS, Impressão do comprovante de inscrição e de situação cadastral (CNPJ);
- Orientações e realização para Declaração anual do MEI;
- Palestras, oficinas e cursos do Sebrae no município;
- Auxílio na orientação de Plano de Negócios para empreendedores;
- Atendimento individual para orientação em gestão de pequenos negócios;
- Atendimento ao potencial empreendedor