Cemei Magdalena: alunos são realocados por segurança após identificação de carrapato-estrela

Equipe escolar identificou presença de carrapato-estrela no local. Como medida de segurança e proteção, Educação realocou temporariamente alunos em outro prédio

Como medida preventiva, Cemei Magdalena está temporariamente fechado para dedetização contra carrapato-estrela (Crédito: Divulgação/PMI).

A Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria de Educação, transferiu temporariamente as atividades do Cemei Magdalena Benedetti Giaretta, devido à identificação da presença de carrapato-estrela em seu prédio, que fica na Estrada Municipal Hermenegildo Belgine, no bairro Portal da Colina.

Desde esta segunda-feira, 17/06, os 52 alunos - com idades entre 0 a 3 anos - estão realocados para o Cemei Francisca de Castro Camargo, no bairro Jardim das Nações.

A Secretaria de Educação se reuniu com os pais de alunos na última sexta-feira (14), após vistoria de equipes da Vigilância Sanitária de Itatiba (VISA) e do Centro de Controle de Zoonoses e Endemias (CCZE), da Secretaria de Saúde, que participaram também orientando os pais e explicando como funciona o processo de dedetização contra o carrapato-estrela, que pode ser vetor de febre maculosa, doença grave e com potencial risco à saúde.

“Priorizamos a segurança de nossas crianças e equipe escolar. Ao menor sinal de que o carrapato-estrela havia sido visto, e depois identificado no local, preferimos não correr riscos de saúde, providenciando essa mudança rápida, porém necessária, das atividades da creche”, explica a secretária de Educação de Itatiba, Sueli de Moraes Tuon.

Também está disponibilizando aos pais e alunos – e extensivo a professores e equipe de gestão – ônibus escolar, que segue fazendo o mesmo trajeto de pontos, levando ao novo destino no Jardim das Nações.

Retorno

O processo completo de dedetização leva cerca de duas semanas, e como o período já coincide com o das férias escolares, o Cemei Magdalena terá atividades retomadas normalmente no Portal da Colina a partir do segundo semestre, segundo prevê a Secretaria de Educação, que está à disposição de pais e familiares dos alunos do Cemei para mais orientações.