Dia D de Vacinação contra pólio e sarampo será realizado neste sábado (08/06)

CAC estará aberto entre 8h e 12h para crianças de 1 a 4 anos receberem a gotinha

Dia D de Vacinação contra pólio e sarampo será realizado neste sábado (08/06)

A Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria de Saúde, realiza na manhã deste sábado (08/06) o Dia D de Vacinação contra a poliomielite e o sarampo. O público-alvo são crianças de 1 a 4 anos que devem comparecer das 8h ao meio-dia no Centro de Atenção à Criança (CAC). O endereço é Rua Quintino Bocaiúva - 404, Centro.

Neste Dia D, as crianças de 6 meses a 4 anos também poderão receber também a nova vacina contra a Covid-19, disponível inicialmente apenas para grupos prioritários (leia mais abaixo).

Além disso, segue até dia 14/06 a campanha contra a pólio abrangendo crianças de 6 meses a 4 anos. A gotinha contra paralisia infantil está ativa em todas as unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Basta apresentar um documento que comprove a idade da criança - Certidão de Nascimento ou RG. As equipes da saúde também estão nos Centros Educacionais Municipais de Educação Infantil (Cemeis), facilitando o acesso à vacina para todas as crianças.

Vacina contra Covid-19

A vacinação contra a Covid-19, como citada, também está de volta com aplicação da vacina do Laboratório Moderna, chamada XBB, aprovada pela Anvisa em março, com a cepa do vírus atualizada. Além das crianças de 6 meses a 4 anos, podem receber pessoas com 60 anos ou mais, imunocomprometidas, gestantes e puérperas podem se vacinar – lembrando que para esses grupos são indicadas duas doses anuais, respeitando o intervalo de seis meses.

Também é indicada uma única dose anual para os seguintes grupos: profissionais da saúde, quilombolas, pessoas em situação de rua e em instituições de longa permanência. Para as crianças, aplicação exclusivamente no CAC; demais grupos devem ser vacinados no ACE (Ambulatório Central de Especialidades) – SUS, no Jardim De Lucca.

Gripe

Sempre é bom lembrar que a campanha de vacinação contra a gripe segue aberta para todos os públicos. As doses são aplicadas em todas as unidades de Atenção Primária à Saúde, que são ESF e nas UBS – Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h - podem tomar a vacina desde bebês a partir dos seis meses de vida até adultos sem limite de idade. Para adultos, é necessário levar um documento de identificação. No caso de bebês e crianças, deve ser apresentada pelo responsável a carteirinha de vacinação.

Há também unidades para públicos específicos: Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher de Itatiba (Caismi) - para gestantes e puérperas, Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) - para pacientes atendidos neste serviço. Esta vacina é trivalente e protege das cepas H1N1 - influenza A/Victoria/4897, H3N2 - influenza A/Thailand/8 - H3N2 e B - influenza B/Áustria/1359417.

_____