Itatiba recebe prêmio Prefeito Amigo da Criança 2024

Representado pelo prefeito Thomás Capeletto, município é um dos 22 do Sudeste a receber consolidada honraria, entregue nesta quarta (12/06) em Brasília

Itatiba recebe prêmio Prefeito Amigo da Criança 2024

Por Itatiba, Thomás Capeletto recebe o Prêmio Prefeito Amigo da Criança 2021-2024 nesta quinta (12/06) em Brasília - DF (Crédito: Divulgação/PMI).

Itatiba tem um Prefeito Amigo da Criança, segundo premiação realizada pela Fundação Abrinq na tarde desta quarta-feira (12/06) na Câmara dos Deputados, em Brasília, capital do país. Recebido pelo prefeito Thomás Capeletto de Oliveira, o Prêmio Prefeito Amigo da Criança foi concedido a apenas 100 gestores municipais de todo país – somente 22 em todo Sudeste – e é referente à gestão 2021-2024.

“É uma honra receber esse importante prêmio. Estamos muito felizes, já que marca nosso governo e certamente é motivo de orgulho para toda Itatiba. Apenas 100 prefeitos receberam, o que mostra o valor que ele tem para cada cidade a que é concedido. Conseguimos em Itatiba atingir todas as metas necessárias de evolução no desenvolvimento de políticas públicas para nossas crianças e adolescentes durante esses anos, ajudando a garantir seu futuro e consequentemente o de nossa sociedade!”, disse o prefeito Thomás, que representou Itatiba ao lado do secretário de Saúde, Renan Dias Irabi.

Este é o 7o. Prêmio Prefeito Amigo da Criança e é concedido com base no acompanhamento da Fundação Abrinq de políticas públicas para crianças e adolescentes entre os anos de 2021 e 2024, especialmente nas áreas de Saúde, Educação e Ação Social.

O reconhecimento concedido aos 100 prefeitos nesta sétima edição do prêmio aponta aqueles que avançaram significativamente nas políticas e nos indicadores relacionados à infância e adolescência em seus municípios. No total, foram premiados 58 prefeitos do Nordeste, 22 do Sudeste, 10 do Sul, 8 do Norte e 2 da região Centro-Oeste.

Entre as responsabilidades de cada gestão durante a edição, estiveram o desenvolvimento de políticas planejadas, a alocação orçamentária para a infância e adolescência, a qualificação dos serviços de atendimento à primeira infância, entre outros. Por sua vez, a Fundação Abrinq se compromete a viabilizar a troca de informações, apoiar tecnicamente os municípios participantes e oferecer visibilidade pública aos prefeitos reconhecidos, entre outras ações.

Ações de Itatiba

Itatiba tem importantes iniciativas voltadas à faixa etária, além de ter a 3a melhor qualidade de Ensino – de acordo com o mais recente Ranking de Competitividade dos Municípios, - soma ações como a Semana do Brincar, ações pela Primeiríssima Infância, Semana do Bebê, ação Meninas Ocupam – entre muitas outras - além do Plano Municipal pela Primeira Infância, lançado em maio de 2023 e que teve a participação efetiva de crianças, ouvidas para a elaboração das políticas públicas atuais e futuras no município. O próximo investimento é a Cidade das Crianças, espaço lúdico voltado ao convívio da família e bem-estar infantil, que está sendo implantado no Parque Luís Latorre e deve ser inaugurado até o final deste junho.

Programa Prefeito Amigo da Criança

A premiação faz parte das atividades do Programa Prefeito Amigo da Criança, criado em 1996 e que mobiliza gestores municipais de todo país. Desde sua criação, mais de 10 mil gestores foram engajados, resultando no reconhecimento de quase 700 prefeitos em 459 municípios.

O foco do programa é apoiar tecnicamente os municípios na implementação de ações e políticas que garantam os direitos das crianças e dos adolescentes. Ao longo dos quatro anos da gestão municipal, o programa oferece subsídios técnicos, recomendações e promove seminários que possibilitam o diálogo e a troca de experiências.

Fundação Abrinq

Criada em 1990, a Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão promover a defesa dos direitos e o exercício da cidadania de crianças e adolescentes no país. A Fundação atua alinhada aos preceitos estabelecidos na Constituição Federal de 1988 e na Convenção Internacional dos Direitos da Criança, da ONU, de 1989. A Fundação Abrinq atua em incidência política; na implementação de programas e projetos e no desenvolvimento de ações de comunicação e engajamento que buscam a promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes nas diferentes realidades brasileiras.