Itatiba tem sua 1a. Clínica da Família

Inédita Unidade Avançada de Saúde e nova Unidade Básica de Saúde - ESF formam complexo inaugurado ontem (09/06) para atender San Francisco e região.

Itatiba tem sua 1a. Clínica da Família

Entregue neste domingo (09/06) complexo inédito Clínica da Família já está com portas abertas para atender à população do San Francisco e região (Crédito: Renato Jr/PMI).

Já está em funcionamento a primeira Clínica da Família de Itatiba – mais novo complexo de saúde municipal inaugurado pela Prefeitura de Itatiba neste domingo (09/06) no bairro Parque San Francisco. Autoridades municipais, moradores do bairro e familiares dos homenageados prestigiaram o grande evento.

A Unidade Avançada de Saúde é um pronto atendimento para os chamados casos de baixa complexidade como febre, diarreia, dores em geral, aplicação de medicação simples, coleta de exames de sangue para diagnóstico rápido.

“Esse não é só um prédio bonito, mas também um local preparado para receber pessoas. É focado no ser humano! São quase 25 mil pessoas nessa região e elas terem atendimento em seu próprio bairro, perto de casa, é um grande ganho de qualidade de vida, assim como será na Cecap e no Nações”, disse o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira, se referindo às duas outras Clínicas da Família que estão sendo construídas.

Sob gestão da Secretaria de Saúde, o complexo inédito tem dois prédios que trabalham em conjunto: o postinho funciona das 7h às 17h e a Unidade Avançada de Saúde, das 16h às 22h. “Mas em três ou quatro semanas, no máximo, esse horário já estará ampliado, funcionando das 10h às 22h”, explica o secretário de Saúde, Renan Dias Irabi.

Destaque para a farmácia, que já funciona das 7h30 até 22h para retirada gratuita dos remédios receitados nas consultas. “Pensamos nas pessoas que saem cedo para trabalhar e não chegavam a tempo de pegar a farmácia do posto aberta. Agora, aqui no San Francisco e região, terão esse serviço”, pontua o secretário.

ClinicadaFamilia 2

Como funciona

A Clínica da Família iniciou atendimento à população nesta segunda-feira (10/06) e funciona tanto para consultas de rotina, previamente marcadas (parte do posto) quanto para atendimento de livre demanda em baixa complexidade.

“É um dia muito feliz para a saúde do município e do bairro; Esse é o resultado do trabalho de todas as secretarias da Prefeitura - todas participaram para que hoje esse sonho estivesse de pé. A Clínica da Família veio a partir de uma necessidade identificada nesta gestão – as ‘portas’ de urgência e emergência’. Pensamos numa política de saúde para enfrentar esse problema, e hoje ela está concretizada aqui. Saúde se resolve com a aplicação de políticas públicas”, diz o secretário da pasta, se referindo ao programa municipal Inova Saúde, que deu as bases para criação da Clínica.

A coordenadora da Clínica da Família, enfermeira Georgia Mattiuzzo, também ressalta que, além da demanda espontânea , o posto seguirá com os serviços de Estratégia de Saúde da Família. “Esse ganho para população é um sonho que esperamos por muito tempo. Aqui, buscamos o atendimento humanizado, com essa equipe que já está na área de saúde há um bom tempo e agora vem atuar na Clínica. Na Unidade Avançada de Saúde, planejamos oferecer os exames prontos em poucas horas, raio X, eletrocardiograma. O paciente não precisa mais se deslocar até a UPA, por exemplo, o que é um ganho para a população. Nossas expectativas são muito boas!”, planeja.

São aproximadamente 40 profissionais atuando nas equipes da Clínica da Família do San Francisco, entre auxiliares, enfermeiros e médicos generalistas, além de dentista e auxiliar de saúde bucal, farmacêutico, técnico de Raio X, agentes comunitários de saúde, assistente social, nutricionista e psicólogo. De acordo com o secretário de Saúde, a expectativa é que – apenas na Unidade Avançada de Saúde - sejam atendidas de 100 a 110 pessoas por dia, “isso sem considerar o atendimento do posto”.

Ao todo, o local está equipado com sala de emergência, de imunização, de observação, para agentes comunitários, reunião, procedimentos e exames, além dos consultórios médicos e odontológico, farmácia e dois banheiros acessíveis.

Homenageados

Cada um dos novos prédios leva o nome de uma personalidade ligada à saúde e ao desenvolvimento de Itatiba. A Unidade Avançada de Saúde foi batizada com o nome do médico Dr. Homero Novo Fornari e a Unidade Básica de Saúde - ESF, que homenageia Clelio Antônio Rela – o posto de saúde, conhecido como “San Francisco 1”, agora numa nova instalação - tudo num mesmo endereço, a Rua Jovino Antônio de Santana, em frente à Emeb Profa. Inês Prado Zamboni.

ClinicadaFamilia 3

Mais duas unidades

Além da entregue neste final de semana, há mais duas unidades da Clínica da Família sendo instaladas em Itatiba: no N.R. Dr. Luiz de Mattos Pimenta (Cecap), com data prevista de inauguração para o próximo dia 29/06, e no Jardim das Nações.

Assim como a da unidade San Francisco, a obra da unidade da Cecap foi iniciada em maio de 2022. Todas possuem a mesma configuração arquitetônica, com 550 m² de área construída. As três juntas somam um investimento de R$ 7 milhões.

A unidade da Cecap tem verba do Governo do Estado de São Paulo; a do San Francisco, teve parte do governo estadual e parte municipal; enquanto a terceira unidade, no Nações, está sendo feita com recurso de contrapartida por empreendimento imobiliário.