Prefeitura entrega inédito complexo Clínica da Família no San Francisco neste domingo (09/06)

Local reúne a primeira Unidade Avançada de Saúde e uma nova Unidade Básica de Saúde

Vista aérea da primeira Clínica da Família de Itatiba, que será inaugurada pela Prefeitura neste domingo (09/06) no Parque San Francisco (Crédito: Renato Jr/PMI)

Será na manhã deste domingo (09/06) a inauguração do inédito complexo intitulado Clínica da Família, que a Prefeitura de Itatiba, por meio do programa municipal Inova Saúde, entregará à população às 9h30 no Parque San Francisco.

Esta primeira Clínica da Família, administrada pela Secretaria de Saúde, reunirá em um mesmo local a inédita Unidade Avançada de Saúde, batizada de Dr. Homero Fornari e a Unidade Básica de Saúde, que homenageia Clelio Antônio Rela. Tudo num mesmo endereço, a Rua Jovino Antônio Santana, em frente à Emeb Profa. Inês Prado Zamboni.

“É um momento muito alegre para nós, muito esperado pelo governo, pois batalhamos muito para colocar esta Unidade Avançada de Saúde de pé. Vai impactar demais a região do San Francisco e permitir com que não mais tenha necessidade de se deslocar à UPA e à Santa Casa para ser atendido, principalmente em caso mais leves de saúde, o famoso 'ficha azul'. “, disse o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira, que realizou visita no local na tarde da quinta-feira (06), junto ao secretário de Saúde, Renan Dias Irabi.

“A UAS vai contar com raio-x e alguns exames laboratoriais, e o posto de saúde estará em um ambiente totalmente novo e adaptado às demandas do local”, adiantou o prefeito Thomás.

A partir de segunda-feira

A Clínica da Família do San Francisco abrirá as portas à população na manhã da segunda-feira (10), com uma equipe de aproximadamente 40 profissionais, englobando desde auxiliares, enfermeiros e médicos generalistas, além de dentista e auxiliar de saúde bucal, farmacêutico, técnico de Raio X, agentes comunitários de saúde, assistente social, nutricionista e psicólogo. Pessoal administrativo, de limpeza e controladores de acesso completam a equipe.

De acordo com o secretário de Saúde, a expectativa é que – apenas na Unidade Avançada de saúde - sejam atendidas de 100 a 110 pessoas por dia, “isso sem considerar o atendimento do novo posto”, disse.

“Essa nova opção de atendimento que a população do San Francisco e entorno terá com a Unidade Avançada de Saúde vem para somar à rede de urgência e emergência do município e melhorar o acesso à população a esses serviços. É para facilitar a vida de quem mora no bairro e proximidades, para não ter mais que deslocar até pontos como a Santa Casa e UPA, trazendo mais agilidade e facilidades perto de onde mora, o que reflete na qualidade de vida”, diz o secretário Irabi.

Atendimento até 22h

Na nova Clínica da Família, a população poderá contar com atendimento neste modelo inédito em Itatiba, unindo serviços de uma unidade básica de saúde (o conhecido postinho) à Unidade Avançada de Saúde, que oferece atendimento de baixa complexidade (ao estilo da UPA) e com horário estendido até às 22h. O posto atenderá das 07h às 17h, de segunda a sexta. Já a Unidade Avançada de Saúde, atenderá das 16h até às 22h.

Ao todo, o local terá várias salas - como de emergência, de imunização, de observação, de agentes comunitários, reunião, procedimentos e exames (como é o caso do raio-X, como comentou o prefeito Thomás), além dos consultórios médicos, consultório odontológico, farmácia e dois banheiros acessíveis.

Mais duas unidades

São três unidades da Clínica da Família que estão sendo instaladas em Itatiba. Todas possuem a mesma configuração arquitetônica, com 550 m² de área construída. Outras duas estão no N.R. Dr. Luiz de Mattos Pimenta (Cecap), com data prevista de inauguração para o próximo dia 29/06.  Assim como a da unidade San Francisco, a obra da unidade da Cecap foi iniciada em maio de 2022.

Há ainda a terceira, no Jardim das Nações. Esta, também contando com obras avançadas, fica em frente ao terminal de ônibus do Nações e vai atender também o N.R. Erasmo Chrispim, Residencial Getúlio Luvizon e Terra Nova. “Estamos batalhando bastante para inaugurar também essa unidade no Nações, que trará, como nas outras duas, um novo posto de saúde, além da Unidade Avançada de Saúde”, acrescentou o prefeito Thomás.

As três juntas, somam um investimento de R$ 7 milhões. A unidade da Cecap tem verba do Governo do Estado de São Paulo; a do San Francisco, tem parte do governo estadual e parte municipal; enquanto a terceira unidade, no Nações, está sendo feita com recurso de contrapartida por empreendimento imobiliário.