Saúde reforça importância da vacina contra a febre amarela diante aumento de casos no Estado

Alerta tem como principal foco os romeiros; Dose deve ser tomada ao menos 10 dias antes da viagem

Saúde reforça importância da vacina contra a febre amarela diante aumento de casos no Estado

Vacina contra febre amarela está disponível em postos da rede pública de saúde, além de eventos municipais. (Divulgação Saúde/PMI)

 

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Itatiba, por meio da Vigilância Epidemiológica, reforça a importância da vacinação contra a febre amarela para todos os romeiros que participarão das peregrinações nas Rotas da Fé, especialmente rumo à Aparecida do Norte em torno da data de 12/10, feriado nacional pela Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. 

A febre amarela é uma doença grave, transmitida pela picada de mosquitos que vivem principalmente em áreas de mata e regiões rurais. Ela pode variar de formas leves a quadros graves, podendo levar à morte. Só no último período de monitoramento, 66 pessoas foram diagnosticadas com a doença no Estado de São Paulo, e 37 delas morreram.

 A melhor forma de se proteger é tomando a vacina, que é gratuita e está disponível nos postos de saúde municipais, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Quem for participar das peregrinações deve procurar uma unidade de saúde com antecedência, para verificar se a carteirinha de vacinação está atualizada. Se for necessário tomar a dose, é importante que isso seja feito com pelo menos 10 dias de antecedência da viagem, tempo necessário para o corpo desenvolver a proteção contra a doença.

Febre_Amarela_2

                                                                                                    (Divulgação Saúde/PMI)

 

Proteção

Durante a caminhada em mata, é importante usar repelente, vestir roupas compridas que protejam braços e pernas, e ficar atento aos sinais da doença. Se tiver febre, dor no corpo, olhos ou pele amarelados, vômitos ou cansaço intenso, deve-se procurar atendimento médico o mais rápido possível.