Espetáculo e cozinha do interior brilham em atividades culturais na próxima semana

Sonho de uma noite de São João e Oficina Panela Caipira serão realizados gratuitamente dia 18/05

Convites para a peça Sonhos de uma noite de São João, na noite de 18/05, devem ser retirados gratuitamente no Museu Padre Lima e na Biblioteca Chico Leme (Crédito: Juliana Hilal).

Por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, a Prefeitura de Itatiba traz duas atividades culturais na próxima semana que celebram os encantos do interior e da vida caipira: o espetáculo Sonho de uma noite de São João e a oficina gastronômica Panela Caipira (saiba mais sobre cada um e as inscrições abaixo).

Ambos gratuitos e voltados para toda a família, serão realizados no sábado da próxima semana, dia 18/05, com vagas limitadas. Eles integram o evento Festa na Roça - Cultura e Gastronomia, proposta que une teatro e oficina e levará também a outras 19 cidades do Estado o brilho e a autenticidade das tradições do interior.

O projeto é uma realização da Mercúrio Cultural, viabilizado pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) ICMS, da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e patrocínio de Covabra Supermercados. Em Itatiba, tem apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Itatiba, Afaf Consultoria e Câmara Municipal. O ProAc-ICMS é um programa de fomento paulista por meio de patrocínios incentivados e renúncia fiscal, aberto a todas as empresas que queiram investir na cultura.

Sonho de uma noite de São João

Baseado em Sonho de Uma Noite de Verão, comédia de Shakespeare, este de São João é ambientado em uma fictícia cidade do interior paulista durante as festividades juninas. São 11 artistas artistas no elenco desta peça que é uma jornada cheia de peripécias, centrada no casamento de Isadora Mata-Valles e nas confusões familiares em torno desse evento especial.

Isadora é filha do grande fazendeiro Osvaldo e planeja seu casamento enquanto a irmã mais nova quer fugir da cidade com o namorado, primo de seu futuro cunhado. A mãe delas suplica aos Santos Juninos, que descem até a cidade e, disfarçados, tentam ajudar, mas acabam causando ainda mais confusão.

A peça será às 19h30, no Teatro Ralino Zambotto e os convites estão disponíveis para retirada no Museu Municipal Padre Lima (Praça da Bandeira - 122) e na Biblioteca Municipal Chico Leme (Rua Campos Salles – 380), ambas no Centro da cidade.

Oficina Panela Caipira

Este é o nome da oficina gastronômica que será conduzida pela chef de cozinha Juliana Lopes, que tem vasta experiência na culinária típica do interior paulista. Os participantes terão uma imersão de sabores e tradições, explorando ingredientes como café, milho, amendoim, entre outros.

São duas horas de duração, das 14h às 16h, na Secretaria de Cultura, localizada no Solar do Parque Ferraz Costa. É uma oportunidade de mergulhar nas raízes e tradições do interior paulista, celebrando a riqueza e a gastronomia que fazem parte do patrimônio cultural. Inscrições na própria Secretaria, pelo telefone (11) 4538-0917 e também pelo e-mail cadastrocultura@cultura.itatiba.sp.gov.br.