Catabugiganga: calendário de coleta 2026 está disponível
Serviço da Prefeitura para recolha de descartes tem cronograma com 20 rotas
A Prefeitura de Itatiba já disponibilizou em seu site o calendário do Catabugiganga para o ano de 2026. Com este serviço gratuito, são recolhidos descartes porta-a-porta em 20 rotas, que abrangem as variadas regiões do município. Cada bairro recebe pelo menos uma vez por mês essa coleta.
A orientação é que o morador verifique a rota, para conferir as rotas atualizadas – e em qual delas está seu bairro. A MB Limpezas Urbanas é a empresa contratada pela Prefeitura responsável pelo Catabugiganga, assim como pelos serviços de coleta de lixo doméstico e de materiais recicláveis.
O Catabugiganga é realizado para recolher descarte de móveis quebrados, objetos de madeira (exceto de construção), eletrodomésticos, colchões, sofás e móveis plásticos de grande dimensão (bancos, cadeiras, cadeiras de praia) entre outros objetos volumosos.
No site da Prefeitura, há uma página destinada ao Catabugiganga: www.itatiba.sp.
Horário
É indicado que o resíduo seja colocado na calçada antes das 7h no dia de coleta do seu bairro, de forma a evitar acúmulo de água (e evitar a proliferação da dengue), e apenas em frente à própria residência.
O que não recolhe
O Catabugiganga não recolhe: resíduos de construção civil (entulho, madeiras de construção, forros, telhas, latas de tinta, etc.), roupas inservíveis, lâmpadas, materiais recicláveis comuns, resíduos de lixo comum domiciliar (restos de comida, papel higiênico, fraldas, dejetos de animais, etc.), resíduos verdes (podas de árvores, folhas, gramas, restos de jardinagem) e óleo de cozinha.
Coleta Seletiva e EcoPontos
Este é mais um serviço de limpeza urbana, ao lado da Coleta Seletiva dos materiais recicláveis com papel e papelão, jornais, revistas, embalagens longa vida, embalagens de plástico em geral, vidros e metal. Confira como funciona a coleta de lixo e dos recicláveis aqui: itatiba.sp.gov.br/
Os EcoPontos, locais de entrega voluntária, também recebem resíduo reciclável, incluindo isopor (exceto embalagem alimentícia), além de resíduo eletroeletrônico (monitor, impressora, TV), resíduo da construção civil (concreto, terra, cerâmica, madeira, gesso), colchões e mobílias desmontadas. Confira aqui: itatiba.sp.gov.br/