E-Ouve: serviço realiza mais de 1,5 mil atendimentos em 2022
Canal de relacionamento com a população de Itatiba teve aumento na resolução das solicitações durante último ano

A Prefeitura de Itatiba, através da Secretaria de Assuntos Institucionais, divulga o balanço de 2022 do E-Ouve, que é o canal de relacionamento online direto com a população. No segundo ano de funcionamento do E-Ouve (que foi criado em abril de 2021) foram feitos 1.520 atendimentos entre as 14 secretarias municipais.
Destes, 91,4% foram concluídos, o que corresponde a 1.389 resoluções. Em 2021, quando foram registrados 1.989 contatos, a taxa de resolução foi de 90,7%.
O sistema permite que o cidadão acompanhe o status de seu pedido, a cada movimentação dele, garantindo transparência. Os dados são tratados com segurança e sigilo, preservando a privacidade do cidadão que o utiliza.
O E-Ouve atende as solicitações em um prazo de até 30 dias - quando são problemas mais complexos, o prazo pode ser ampliado e o solicitante é avisado sobre a nova previsão para resolução. A maior parte dos usuários é composta por mulheres entre 20 e 59 anos, que corresponde a 59,3% do público que utiliza o canal.
De fácil acesso, o E-Ouve está na página inicial do site da Prefeitura (www.itatiba.sp.gov.br): para ser acessado em um clique. Esta é a principal forma pela qual os usuários chegaram ao serviço, representando 61,1% dos acessos. Os demais, acessam via aplicativo. O app do eOuve está disponível para download tanto no Google Play quanto na App Store.
Categorias
A maior parte das solicitações é para execução de serviços. Essa categoria corresponde a 51,8% - queda de 6% em relação a 2021
Dentre as secretarias, a mais solicitada é a de Obras e Serviços Públicos, também responsável pelo Departamento de Trânsito, sendo que a maioria pede lombadas, limpeza de ruas e terrenos ou avisa sobre a existência de buracos. Foram 597 atendimentos só desta secretaria, sendo que 553 concluídos; Outros seguem andamento ou com serviços já agendados.
Logo em seguida no ranking de solicitações dos cidadãos itatibenses, aparecem queixas diversas, com 27%. Nem sempre a Prefeitura é a responsável pela solução do problema relatado, no entanto, é a mais próxima do cidadão entre as esferas estadual e federal; por isso, é natural tamanha procura. Se este for o caso, o cidadão é orientado sobre a quem o questionamento deve ser encaminhado.
Entre as categorias que o canal oferece, aparecem também denúncias, informação, sugestão e elogio aos serviços prestados pela administração municipal.