Educação realiza 2º Seminário de Boas Práticas do Programa Alfabetiza Juntos SP
Evento reuniu professores e equipe gestora do Ensino Fundamental I e 1ª e 2ª fase da Pré-Escola municipal
Professores da Rede se reuniram no teatro municipal para discutir boas práticas aplicadas nas escolas municipais neste 2025, com destaque para seis delas. (Divulgação-Educação/PMI)
Celebrando o protagonismo dos profissionais e o compromisso permanente do município com uma educação pública inovadora, humanizada e socialmente relevante, a Secretaria de Educação da Prefeitura de Itatiba promoveu o 2º Seminário de Boas Práticas do Programa Alfabetiza Juntos SP.
Como encerramento de 2025 das formações de professores do Ensino Fundamental I e da Pré-Escola, o evento contou com a presença da professora Luzia Bueno, PhD em Pedagogia e referência na área educacional, além da apresentação de seis Boas Práticas desenvolvidas por professores da Rede Municipal de Ensino. O evento foi realizado no Teatro Ralino Zambotto, no último dia (02/12).
“Este encontro marcou não apenas o fechamento de um ciclo formativo, mas também reafirma o destaque do município de Itatiba no cenário educacional brasileiro, reconhecido por suas iniciativas consistentes de formação continuada, valorização docente e fortalecimento das aprendizagens”, enalteceu a supervisora Camila Polo da Nóbrega, da Secretaria de Educação, que coordena a equipe de formação de professores.

As Boas Práticas vivenciadas nas escolas municipais e apresentadas neste 2025 foram:
- A escrita como um processo vivo, construído no fazer, no brincar, no experimentar e no reconhecer-se como autor, pela profa. Eliana Aparecida da Silva Oliveira;
- A leitura como instrumento para a construção do conhecimento, pela profa. Katia Solina Leme de Calaes Ercolin;
- Ressignificando a produção textual (gênero autobiografia), pelas professoras Eliana Rossi e Daniela Aparecida de Souza;
- Criação, compreensão e resolução de problemas matemáticos, pela profa. Elisângela Haiko Miuza Nascimento;
- Heranças vivas: explorando nossas origens, pela profa. Amanda de Paula Guimarães
- Projeto Curtinha, pelo professor Augustto de Paula Guimarães.

A secretária de Educação, Sueli Tuon, e equipe organizadora do Seminário. (Divulgação-Educação/PMI)
EJA
Também neste ano, o setor da Educação de Jovens e Adultos (EJA) inovou ao também realizar o até então inédito Seminário de Boas Práticas da EJA de Itatiba. Foi no final de novembro no Auditório da Prefeitura. O objetivo foi apresentar e valorizar as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores da EJA ao longo do ano, destacando projetos, metodologias e experiências significativas que contribuíram para o avanço da aprendizagem e para o fortalecimento da trajetória escolar dos alunos jovens, adultos e idosos.