Educação realiza 2º Seminário de Boas Práticas do Programa Alfabetiza Juntos SP

Evento reuniu professores e equipe gestora do Ensino Fundamental I e 1ª e 2ª fase da Pré-Escola municipal 

Educação realiza 2º Seminário de Boas Práticas do Programa Alfabetiza Juntos SP

Professores da Rede se reuniram no teatro municipal para discutir boas práticas aplicadas nas escolas municipais neste 2025, com destaque para seis delas. (Divulgação-Educação/PMI)

 

Celebrando o protagonismo dos profissionais e o compromisso permanente do município com uma educação pública inovadora, humanizada e socialmente relevante, a Secretaria de Educação da Prefeitura de Itatiba promoveu o 2º Seminário de Boas Práticas do Programa Alfabetiza Juntos SP. 

Como encerramento de 2025 das formações de professores do Ensino Fundamental I e da Pré-Escola, o evento contou com a presença da professora Luzia Bueno, PhD em Pedagogia e referência na área educacional, além da apresentação de seis Boas Práticas desenvolvidas por professores da Rede Municipal de Ensino. O evento foi realizado no Teatro Ralino Zambotto, no último dia (02/12).

“Este encontro marcou não apenas o fechamento de um ciclo formativo, mas também reafirma o destaque do município de Itatiba no cenário educacional brasileiro, reconhecido por suas iniciativas consistentes de formação continuada, valorização docente e fortalecimento das aprendizagens”, enalteceu a supervisora Camila Polo da Nóbrega, da Secretaria de Educação, que coordena a  equipe de formação de professores. 


alfabetiza_2

 

 

As Boas Práticas vivenciadas nas escolas municipais e apresentadas neste 2025 foram:

- A escrita como um processo vivo, construído no fazer, no brincar, no experimentar e no reconhecer-se como autor, pela profa. Eliana Aparecida da Silva Oliveira;

- A leitura como instrumento para a construção do conhecimento, pela profa. Katia Solina Leme de Calaes Ercolin;

- Ressignificando a produção textual (gênero autobiografia), pelas professoras Eliana Rossi e Daniela Aparecida de Souza;

- Criação, compreensão e resolução de problemas matemáticos, pela profa. Elisângela Haiko Miuza Nascimento;

- Heranças vivas: explorando nossas origens, pela profa. Amanda de Paula Guimarães

- Projeto Curtinha, pelo professor Augustto de Paula Guimarães. 



alfabetiza_3

A secretária de Educação, Sueli Tuon, e equipe organizadora do Seminário. (Divulgação-Educação/PMI)


EJA 

Também neste ano, o setor da Educação de Jovens e Adultos (EJA) inovou ao também realizar o até então inédito Seminário de Boas Práticas da EJA de Itatiba. Foi no final de novembro no Auditório da Prefeitura. O objetivo foi apresentar e valorizar as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores da EJA ao longo do ano, destacando projetos, metodologias e experiências significativas que contribuíram para o avanço da aprendizagem e para o fortalecimento da trajetória escolar dos alunos jovens, adultos e idosos.