Escola municipal recebe prêmio MEC Educação Brasileira
Eleita uma das 5 melhores do país na categoria Anos Finais do Ensino Fundamental, Emeb Sonia Rita foi premiada em Brasília

A Educação municipal de Itatiba acaba de ser novamente destaque nacional. Nesta semana, a Emeb Profa. Sônia Rita Penteado Aguiar Santos recebeu o prêmio MEC Educação Brasileira concedido pelo governo federal via Ministério da Educação (MEC) em reconhecimento aos esforços na educação básica. A escola Sonia Rita, do Jardim Vitória, é uma das cinco com melhores resultados no país na categoria Anos Finais do Ensino Fundamental, com base no Ideb 2023.
O município foi representado pela diretora Maria Aparecida Vieira de Oliveira e pelo professor de Matemática Eder Carlos Pagani, que recebeu certificados e troféu entregues pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e pelo Ministro da Educação, Camilo Santana, em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, em Brasília, na última segunda-feira (11/08), em que foi celebrado o Dia do Estudante.
Além das honrarias, a escola Sonia Rita receberá R$ 100 mil, que poderão ser utilizados para melhorias de infraestrutura escolar, reconhecimento e valorização dos profissionais da educação, entre outros.
A premiação valoriza as melhores práticas de inclusão e diversidade, qualidade da educação pública, desempenho no Ideb e no Enem, acesso e permanência, avanço na alfabetização e educação em tempo integral, em alinhamento ao Plano Nacional de Educação (PNE). O Prêmio MEC da Educação Brasileira foi entregue para 116 premiados, entre redes públicas de ensino estaduais e municipais, escolas e estudantes de todo o país.
3.a premiação do ano
É a segunda vez neste ano de 2025 que a Secretaria da Educação da Prefeitura de Itatiba recebe uma premiação expressiva. Em março último, Itatiba conquistou dois prêmios estaduais pelo seu desempenho de excelência na alfabetização de crianças.
A Prefeitura de Itatiba é responsável 100% pelo ensino de base na cidade e o Governo do Estado de São Paulo premiou 100 cidades de porte médio, caso de Itatiba, com o prêmio Município Campeão da Educação 2024, recebido na ocasião pelo prefeito Thomás Capeletto de Oliveira, secretária de Educação Sueli de Moraes Tuon e equipe de coordenação. Itatiba também foi destaque no Prêmio Excelência Educacional, parte do programa Alfabetiza Juntos SP.
Itatiba é SP no Prêmio MEC
Além de Itatiba, na mesma categoria se destacaram escolas de outros quatro Estados. Por São Paulo, Itatiba foi a única:
Anos Finais do Ensino Fundamental
Melhores resultados – escolas municipais
-
Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Luiz Alberto Leão – Rio Verde (GO)
-
Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Clóvis Duarte de Barros – Santana do Mundaú (AL)
-
Escola Municipal Professora Francisca Pereira de Araújo – Manaus (AM)
-
Escola Municipal Emeb Professora Sônia Rita Penteado Aguiar Santos – Itatiba (SP)
-
Escola Municipal Santa Cruz – Farroupilha (RS)
A relação de todos premiados pode ser conferida aqui: https://www.gov.br/mec/pt-br/
Crédito: Luís Fortes/MEC
Acima, a diretora Maria Aparecida Vieira de Oliveira e o professor de Matemática Eder Carlos Pagani (ambos no meio) e com o Ministro da Educação, Camilo Santana (abaixo)
Seleção
Os vencedores da edição de 2025 do Prêmio MEC da Educação Brasileira, a primeira, já que a premiação foi lançada em junho último, foram selecionados com base em indicadores oficiais da educação básica, como o Censo Escolar, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a Avaliação da Alfabetização e o Enem, além do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As análises foram realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Crédito: Luís Fortes/MEC