Escola municipal recebe prêmio MEC Educação Brasileira

Eleita uma das 5 melhores do país na categoria Anos Finais do Ensino Fundamental, Emeb Sonia Rita foi premiada em Brasília

Escola municipal recebe prêmio MEC Educação Brasileira
Itatiba representada em Brasília, na última segunda-feira, no prêmio nacional pela boa qualidade da Educação Fundamental do município. Da esquerda para direita, a diretora da escola Sonia Rita, Aparecida Oliveira (de azul), recebeu a premiação (Divulgação/PMI)

 

A Educação municipal de Itatiba acaba de ser novamente destaque nacional. Nesta semana, a Emeb Profa. Sônia Rita Penteado Aguiar Santos recebeu o prêmio MEC Educação Brasileira concedido pelo governo federal via Ministério da Educação (MEC) em reconhecimento aos esforços na educação básica. A escola Sonia Rita, do Jardim Vitória, é uma das cinco com melhores resultados no país na categoria Anos Finais do Ensino Fundamental, com base no Ideb 2023.

O município foi representado pela diretora Maria Aparecida Vieira de Oliveira e pelo professor de Matemática Eder Carlos Pagani, que recebeu certificados e troféu entregues pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e pelo Ministro da Educação, Camilo Santana, em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, em Brasília, na última segunda-feira (11/08), em que foi celebrado o Dia do Estudante.

Além das honrarias, a escola Sonia Rita receberá R$ 100 mil, que poderão ser utilizados para melhorias de infraestrutura escolar, reconhecimento e valorização dos profissionais da educação, entre outros.

A premiação valoriza as melhores práticas de inclusão e diversidade, qualidade da educação pública, desempenho no Ideb e no Enem, acesso e permanência, avanço na alfabetização e educação em tempo integral, em alinhamento ao Plano Nacional de Educação (PNE). O Prêmio MEC da Educação Brasileira foi entregue para 116 premiados, entre redes públicas de ensino estaduais e municipais, escolas e estudantes de todo o país.

3.a premiação do ano

É a segunda vez neste ano de 2025 que a Secretaria da Educação da Prefeitura de Itatiba recebe uma premiação expressiva. Em março último, Itatiba conquistou dois prêmios estaduais pelo seu desempenho de excelência na alfabetização de crianças.

A Prefeitura de Itatiba é responsável 100% pelo ensino de base na cidade e o Governo do Estado de São Paulo premiou 100 cidades de porte médio, caso de Itatiba, com o prêmio Município Campeão da Educação 2024, recebido na ocasião pelo prefeito Thomás Capeletto de Oliveira, secretária de Educação Sueli de Moraes Tuon e equipe de coordenação. Itatiba também foi destaque no Prêmio Excelência Educacional, parte do programa Alfabetiza Juntos SP. 


Itatiba é SP no Prêmio MEC


Além de Itatiba, na mesma categoria se destacaram escolas de outros quatro Estados. Por São Paulo, Itatiba foi a única:

Anos Finais do Ensino Fundamental

Melhores resultados – escolas municipais

  • Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Luiz Alberto Leão – Rio Verde (GO)

  • Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Clóvis Duarte de Barros – Santana do Mundaú (AL)

  • Escola Municipal Professora Francisca Pereira de Araújo – Manaus (AM)

  • Escola Municipal Emeb Professora Sônia Rita Penteado Aguiar Santos – Itatiba (SP)

  • Escola Municipal Santa Cruz – Farroupilha (RS)

A relação de todos premiados pode ser conferida aqui: https://www.gov.br/mec/pt-br/premio-educacao-brasileira/premiados

 

 

Crédito: Luís Fortes/MEC

Educação_2

Acima, a diretora Maria Aparecida Vieira de Oliveira e o professor de Matemática Eder Carlos Pagani (ambos no meio) e com o Ministro da Educação, Camilo Santana (abaixo)

Educação_3

 

Seleção

Os vencedores da edição de 2025 do Prêmio MEC da Educação Brasileira, a primeira, já que a premiação foi lançada em junho último, foram selecionados com base em indicadores oficiais da educação básica, como o Censo Escolar, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a Avaliação da Alfabetização e o Enem, além do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As análises foram realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Crédito: Luís Fortes/MEC

Educação_4