Guarda Municipal celebra aniversário de 58 anos com pesquisa histórica inédita
Livro virtual com origens da GM de Itatiba tem mais de 70 páginas e pode ser baixado gratuitamente no site da Prefeitura de Itatiba
Na manhã desta sexta-feira (31/10), a Guarda Municipal de Itatiba celebrou seu aniversário de 58 anos em solenidade na Câmara Municipal. Além do efetivo local, representantes das guardas de Barueri, Sorocaba, Piracaia, Pinhalzinho, Louveira, Santo Antônio de Posse, Campinas, Atibaia, Campo Limpo Paulista e Jundiaí, mais a Polícia Militar e Bombeiros, participaram da manhã festiva.
Entre os presentes, o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira; o vice-prefeito Mauro Delforno, o secretário de Segurança e Defesa do Cidadão Luís Antonio Henrique Pereira, e o adjunto da pasta, secretário Adriano Franco Penteado, a comandante da GM, Jaqueline Bortolozzo, a secretária de Governo Jackeline Boava Monte e o secretário de Cultura e Turismo, Luís Camargo, que apresentou pesquisa inédita sobre a trajetória da Guarda Municipal. Dela, nasceu um livro virtual, com mais de 70 páginas, que pode ser baixado gratuitamente no link (https://ecrie.com.br/sistema/
Luís Camargo, que é historiador, relatou que a primeira formação da Guarda foi em 1967, logo após a reforma administrativa promovida pelo então governador Abreu Sodré, que autorizou os municípios paulistas a criarem suas próprias forças de segurança. A Guarda foi composta por cargos de confiança, já que ainda não havia concursos públicos. No entanto, sua existência foi breve: em 1969, acabou extinta por questões financeiras. Uma tentativa de recriação em 1974, mas não prosperou, pois a população rejeitou a taxa municipal criada para custear a nova estrutura.
A recriação definitiva da corporação foi apenas em 1988. A partir de então, a corporação passou por um processo de consolidação, acompanhando o crescimento e as transformações urbanas de Itatiba. Na década de 1990, novos efetivos foram contratados, a legislação foi reformulada e a instituição se firmou como peça fundamental da segurança pública local. Ao encerrar sua exposição, o secretário destacou que a palavra que melhor define a história da Guarda é perseverança — a força que permitiu à corporação resistir às adversidades e manter-se fiel à sua missão de servir à comunidade itatibense.
(Renato Jr./PMI)
Valorização da GM
Na sequência da apresentação, a comandante da GM, Jackeline Bortolozzo, destacou o orgulho pelos 58 anos de história e dedicação, ressaltando que cada passo dado pelos homens e mulheres que servem à cidade reflete compromisso, amor e missão. “Mais do que vestir um uniforme, é acordar todo dia sabendo que nossa população se sente mais segura e protegida. Olhar para o passado é valorizar aqueles que vieram antes de nós; olhar para o futuro é o que nos move, porque cada atitude nossa reflete na vida das pessoas. Gostaria de agradecer a cada guarda que veste a farda com dedicação, assim como às famílias que apoiam essa escolha”, afirmou.
O secretário de Segurança e Defesa do Cidadão, Luís Antonio Henrique Pereira, complementou, afirmando a importância da Guarda no contexto da segurança pública: “Segurança é um tema cada vez mais discutido mundialmente, e a Guarda Municipal se destaca em Itatiba, trabalhando 24 horas por dia, 7 dias por semana, com homens e mulheres motivados, que se doam e se arriscam pela nossa cidade. Itatiba é uma das cidades mais seguras do Brasil, e a chave para isso é a integração com as demais polícias e municípios da região. Nosso compromisso é continuar fortalecendo essa integração e buscando a excelência no atendimento à população.”
Na atual gestão, uma ampla reestruturação da GM foi realizada. Entre as diversas ações, destacam-se, por exemplo, a aquisição de equipamentos essenciais, a promoção de 70 guardas municipais por meio da abertura de um concurso interno para promoção de carreira e o setor de monitoramento passou por uma modernização tecnológica.
Nesse contexto, o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira enfatizou: “Quando assumimos o governo, nosso objetivo era investir cada vez mais na Guarda, seja no armamento, seja na valorização profissional. Nosso compromisso sempre foi e continua sendo essa valorização. A cidade só cresce quando todos estão juntos, então, agradeço pelo trabalho de toda a administração. Parabéns à Guarda Municipal por proteger nossas famílias”, ressaltou. 
(Renato Jr./PMI)
Homenageados
Durante a solenidade, foram homenageados os integrantes da Guarda Municipal de Itatiba que completam marcos importantes em sua trajetória de serviço. Recebem homenagem pelos 30 anos de dedicação à corporação: Carlos Tadeu Boldo, Marcos Antonio Darcy, José dos Reis Ribeiro, Jeferson Montico, Jouberto Rodrigues Lopes, Valdir Zanelli, José Eduardo Ananias, Vando Gilmar Ferrari, Osvaldo de Oliveira Peixoto, Manoel Tomé da Silva, Carlos Eduardo Ribeiro e José Francisco de Oliveira.
Também foram reconhecidos pelos 10 anos ou mais de serviços prestados: Leandro Antonio Raimundo, Cássio Roberto da Silva, José Carlos Motta, José Carlos da Silva, José Aparecido Rodrigues, Alexandre Roberto Bettim, Cássio Salatiel da Rosa, Adilson Florentino Matias, Márcio Donizeti de Almeida, Alexandre Fagundes Marin, Cláudio Floriano Borges, Reginaldo de Paixão, Fábio Henrique de Lima, Cristiane Perez Silva, Leandro Morente Catalani, Davi Machado da Cunha, Rodrigo Assis dos Santos, Ricardo Dias Fagundes, Marcileide Loiola Cabarros, Wilmara dos Santos Rodrigues, Juliana Gonçalves Marques de Siqueira, Marcos Vinícius Zarantonello, Douglas Roberto Neves dos Santos, Ronaldo Adriano Silveira, Alex Gonçalves Banfi, Marcus Boava Bertoni, Eduardo Lopes dos Santos e Diego Geraldo Mariano.
A Instituição
A corporação da Guarda Municipal de Itatiba é formada pelos seguintes segmentos: Operações com Cães (GOC), Rondas Ostensivas com Motocicletas (ROMO), Patrulhamento Ambiental, Patrulhamento Urbano (ostensivo de rotina e em pontos fixos), Patrulha Guardiã Maria da Penha, Rondas Ostensivas Municipais (ROMU) e Ronda Escolar. A população pode acionar a Guarda pelo telefone de emergência (153), pelo telefone fixo (4538-4553) e pelo aplicativo 153 Itatiba.


(Renato Jr./PMI)