Itatiba celebra 10 anos do Projeto Letramento em Programação

Cerca de 7.000 estudantes da rede municipal já passaram pelas aulas; Premiação dos melhores de 2025 será nesta terça (18/11) no Tech Oscar

Itatiba celebra 10 anos do Projeto Letramento em Programação

Tech Oscar, principal premiação do Letramento, reunirá cerca de 500 alunos nesta terça-feira (18/11). (Arquivo/PMI)

 

O Projeto Letramento em Programação, parceria entre Prefeitura de Itatiba, através da Secretaria de Educação, Instituto Ayrton Senna e Universidade São Francisco (USF), completa 10 anos de existência neste 2025.

E mês de novembro é de celebração: a cerimônia principal, o Tech Oscar, será noite de amanhã (terça, 18/11) no Teatro Ralino Zambotto, quando serão conhecidos os projetos premiados de 2025. O Tech Oscar - encerramento do Letramento em Programação - terá a entrega de medalhas e troféus aos melhores projetos das escolas da rede municipal. A grande noite de premiação deve reunir cerca de 500 participantes neste ano, que é especial pelos 10 anos do Letramento. Além da premiação, estão previstas homenagens. 

Ao longo da década, são quase 7.000 alunos do 4º ao 9º ano da Rede Municipal de Ensino beneficiados com o aprendizado de pensamento computacional, tanto no turno (para 4º e 5º anos) quanto no contraturno escolar, para as demais séries. Em 2025, 420 alunos de Itatiba integram o Letramento. 

“Todo processo de ensino e aprendizagem com o Letramento é prazeroso, pois é nítido o interesse do estudante em aprender desenvolver projetos de robótica e jogos educativos podendo participar de eventos, concorrer com outros grupos e, ao final, ser premiado no evento culminante Tech Oscar”, destacou Wagner Torso, coordenador municipal do projeto da Seção de Educação e Tecnologias da Secretaria de Educação, que também conta com a professora Giseli Bueno. 

Este projeto iniciado em 2015 se tornou referência para outros municípios, como os vizinhos Hortolândia, Morungaba e Sumaré, e territórios mais distantes: Caruaru (PE), Manaus (AM), Manhuaçu (MG), Teresina (PI) e Passo Fundo (RS), de onde partiu para mais 30 cidades daquele Estado.

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(Arquivo/PMI)

 

Feiras de projetos 

Assim como vem sendo realizado ao longo dos últimos anos, os alunos desenvolvem projetos que podem ganhar o almejado Oscar da tecnologia, na noite de premiação intitulada Tech Oscar. Em 2025, alunos do 4º ano de três escolas (as Emebs Araújo Campos, Rosa Belgini e Sebastião Pires de Camargo) concluíram a primeira etapa do ciclo utilizando a plataforma Code, seguido por alunos da segunda fase usando a plataforma Scratch e concluindo com alunos do Avançado que concluíram a etapa da plataforma Appinventor (aplicativos de celular) e Robótica (Microbit e Arduino).

A fase classificatória para a premiação dos módulos Code e Scratch básico é promovida na própria escola, onde há apresentação e seleção. O melhor projeto de jogos educativos de cada escola foi apresentado na Feira de Tecnologia e Inovação, realizada na última sexta-feira (14) no Complexo Alice Carniatto, com cerca de 170 participantes, além de familiares e de jurados técnicos e pedagógicos, que farão a avaliação. 

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(Arquivo/PMI)


Histórico

Há 10 anos, em 2015, o Letramento em Programação era um projeto-piloto com cerca de 150 alunos, implantado pelo Instituto Ayrton Senna. No ano seguinte, foi abrilhantado pelos laboratórios de informática oferecidos pela USF para uso dos alunos, proporcionando uma nova vivência a eles. 

Uma década depois, são cerca de 7.000 alunos atendidos pelo projeto. Até 2018, eram 1.500 estudantes da Rede Municipal envolvidos, com projeção de 2.100 em 2020, ano da pandemia. “Conseguimos manter o projeto de forma virtual, utilizando plataformas eletrônicas de encontros e atividades remotas. Com muita dificuldade, conseguimos atravessar aquele triste e difícil período”, relembra Wagner.

Na retomada da quarentena, o interesse recomeçou pelos alunos. “Aliás, eles são nosso combustível que faz com que o projeto continue, assim como a participação de professores que, muitas vezes, é o mais difícil conquistar, provando que o projeto envolve alunos interessados”, reconheceu o coordenador. 

No Letramento em Programação, o educador trabalha competências socioemocionais, preparando o aluno para os desafios do século XXI, desenvolvendo habilidades e competências que poderão utilizar durante toda vida. Assim, junto à Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda, nos últimos anos o projeto também teve alunos dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras): em 2016 e 2017 pela unidade San Francisco; em 2018, Nações e no Porto Seguro também passaram a participar; e nos últimos dois anos, o Cras Nações segue engajado no projeto, além da EJA.

Também neste ano especial pela primeira década do Letramento, integrando o Maio Amarelo, campanha de conscientização de trânsito, foi realizado o inédito Concurso Jogos Virtuais. Alunos dos 7º, 8º e 9° anos do Ensino Fundamental, no módulo avançado (Robótica), puderam participar do Clube do Letramento e desenvolver jogos virtuais acerca de trânsito utilizando a plataforma gratuita Scratch. 

 

Sobre o Instituto Ayrton Senna

Fruto do sonho do tricampeão mundial de Fórmula 1, o Instituto Ayrton Senna é um centro de inovação que busca acelerar a qualidade da educação pública no país. O Instituto já realizou mais de 39 milhões de atendimentos a crianças e jovens em cerca de 3 mil municípios.