Itatiba receberá Ônibus SP Por Todas nesta sexta e sábado (31/10 e 1º/11)
Unidade móvel com suporte jurídico e psicossocial de acolhimento e proteção às mulheres estacionará na Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda
 
                        
Itatiba receberá nesta sexta e sábado (31/10 e 1º/11/2025), o Ônibus SP Por Todas, da Secretaria de Políticas para a Mulher do Governo do Estado. Numa parceria com a Secretaria da Mulher - Governo do Estado de São Paulo, ele ficará estacionado na Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda (Av. Nair Soares de Macedo Fattori - 200, na Vila Santa Clara), ao lado da rodoviária. O atendimento será das 10h às 13h e das 14h às 17h.
Com o objetivo de ampliar o acesso a serviços de acolhimento, orientação e proteção, o ônibus é um reforço no enfrentamento à violência contra as mulheres, com serviços gratuitos de atendimento psicológico, social e jurídico.
É um ambiente acolhedor e protegido, garantindo conforto, privacidade e segurança para as mulheres. O atendimento é humanizado, realizado por equipe especializada, e sigiloso, para que o público feminino se sinta seguro ao procurar os serviços do Estado.
Descentralizando o acesso aos serviços integrados nas áreas psicossocial, jurídica e assistencial, as mulheres atendidas no Ônibus serão orientadas sobre seus direitos, canais de denúncia — como o Ligue 190 e o App SP Mulher Segura — e poderão ser encaminhadas às redes de proteção, como Delegacias da Mulher, Defensoria Pública, entre outros. Com salas de atendimento e banheiro acessível, o ônibus terá na equipe psicólogos e assistentes sociais.
Parceria entre a Prefeitura de Itatiba e o Governo do Estado, esta é segunda vez que o SP por Todas vem a Itatiba neste segundo semestre de 2025. A primeira foi em setembro, quando o programa estadual trouxe carretas no estacionamento da Secretaria de Ação Social para oferecer cursos de empreendedorismo em parceria com o Sebrae e orientações da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, além da Carreta da Mamografia que, antecipando as ações do Outubro Rosa, superou a previsão de 525 exames: ao total, foram realizados 569 exames.
