Pavilhão com 17 produtores rurais recepciona visitantes da 20ª Festa do Caqui & Cia.
São quatro variedades de caqui, frutas diversas, sucos, geleias, vinhos, licores, doces, pães, molhos e até plantas cultivadas em Itatiba

(Thais Vieira/PMI)
As delícias produzidas nos campos itatibenses estarão expostas e à venda dando boas-vindas aos visitantes da 20ª Festa do Caqui & Cia., que será realizada pela Prefeitura de Itatiba. Ao todo, serão 17 espaços agrícolas recepcionando todos que entram pelo Parque Luís Latorre nos dois finais de semana do evento: 04, 05, 06, 11, 12 e 13/04.
Promete fazer muito sucesso a venda do caqui. Das quatro variedades, Rama Forte é a que tem maior venda, até porque é a mais cultivada no município. As outras três variedades - Fuyu, Giombo e Taubaté - encantam pelas peculiaridades e atraem quem deseja experimentar. Muitos produtores oferecem uma provinha para o público ficar com “gostinho de quero mais” e concluir a venda.
Também estarão disponíveis outras frutas cultivadas em Itatiba, como abacate, atemoia, figo roxo, goiaba, pitaya, ponkan (mexerica) e uva niágara. A variedade de itens dos produtores inclui ainda: antepasto, azeite apimentado, bolachas, cachaças, compotas, conservas de pimenta, crustoli, doces, espumantes, geleias, hidromel, kokedamas (arte com flores), licores, limoncello, mel, molhos de pimenta, orquídeas, pães, própolis e produtos apícolas, sucos, suculentas, temperos, vinagres e vinhos.
Em 2024, a Festa do Caqui & Cia., que reuniu 124.931 visitantes, movimentou a venda de mais de 20 toneladas de frutas, sendo 16,5 toneladas somente de caqui. A produção anual no município é de 5 mil toneladas de caqui. Esta quantidade chega a movimentar R$ 13,5 milhões no agronegócio.
As políticas públicas municipais fortalecem a agricultura familiar, como assistência técnica gratuita aos produtores, subvenção do seguro agrícola e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, além de incentivo rural do Circuito das Frutas.
Além disso, sítios, fazendas e adegas que desejam divulgar seus empreendimentos na 20ª Festa do Caqui & Cia., podem encaminhar até 1º/04 os materiais impressos (folders/panfletos) para serem disponibilizados no Espaço Turismo da Prefeitura. O convite estende-se às empresas do segmento de turismo, como meios de hospedagem, alimentação, agências e espaços para eventos. A Secretaria está no Parque Ferraz Costa. Dúvidas pelo (11) 4538-0917 ou turismo@cultura.itaba.sp.
No Brasil, os primeiros pés de caqui chegaram em 1896 trazidos pelos japoneses como resultado de um tratado de amizade firmado entre o Brasil e Japão. Itatiba, terra do caqui desde 1925, tem cerca de 55 mil pés em 160 hectares, principalmente nos bairros do Morro (Palmeirinha), Mombuca, Tapera Grande, do Pinhal e Morro Azul.
A palavra caqui deriva de kaki, que em japonês significa “amarelo escuro”, e quando a fruta chegou na Europa, os antigos gregos deram o nome de diospyros, que significa “fruta dos deuses”, o que explica o nome científico: Diospyros kaki.
Caqui é o fruto sazonal mais forte de Itatiba, cuja festa municipal atrai milhares de visitantes, um dos critérios da categorização do Mapa do Turismo Brasileiro. Itatiba alcançou pela primeira vez e ocupa hoje a categoria B nesse Mapa do Ministério do Turismo do Brasil.
A 20ª Festa do Caqui & Cia tem entrada e estacionamento gratuitos. Realização da Prefeitura de Itatiba, sob o comando das secretarias de Cultura e Turismo e de Meio Ambiente e Agricultura, com apoio da Aeasfi - Associação das Entidades Assistenciais, Sociais e Filantrópicas de Itatiba, ComTur - Conselho Municipal de Turismo e Circuito das Frutas. Programação, cardápio da Praça de Alimentação e outras informações sobre a Festa são encontradas no site da Prefeitura em www.itatiba.sp.gov.br/
Produtores rurais participantes desta 20ª Festa do Caqui & Cia.
Adega Rosso Naturale, de José Vital Romboli
Alambique do Jeca Franciscon - Chácara São Roque, de André Franciscon
Apiário Zé Trovão & Sta Bárbara Fazenda Cachoeira e Sítio Novais, de Talita de Fatima da Silva e Alessandro Novais
Bergarmin e Avelino Frutas Selecionadas, de Eder Bergarmin Avelino
Chácara Bom Jesus, de Rodrigo Bisetto
Chácara Bom Jesus, de Elisabete Fumachi Bisetto
Chácara Santa Cruz, Carlos Rafael Bortolossi
Chácara Santa Edwiges, de Leonardo Mariano Bispo
Kavanah Empório Gourmet, de Luis Carlos e Claudia
Maziero Pães Artesanais, de Rodrigo Maziero
Pimentas Thoro - Sítio Thoro, de José Thomaz Celidonio Gomes
Sítio Capelletto, de Carlos Alberto e Vera Capelletto
Sítio Leardine, de Andressa, Liliane e Julio
Sítio N. Sra. de Lourdes, de Vomar Ricardo Caldeira e Eliana Ap. Bergamin Caldeira
Sítio São Francisco, de Dito da Uva