Plano Municipal de Saneamento Rural será apresentado em audiência pública dia 21/10

População pode contribuir até dia 20 com sugestões à Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura

Plano Municipal de Saneamento Rural será apresentado em audiência pública dia 21/10

Plantação de caqui, uma das mais expressivas culturas da zona rural de Itatiba: audiência pública do próximo dia 21 discutirá quatro grandes temas que impactam no saneamento dos campos itatibenses. (Arquivo/PMI)

 

A Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, promove no próximo dia 21/10 audiência pública de apresentação do Plano Municipal de Saneamento Rural (PMSR) do Município. Será às 18h no Auditório da Prefeitura, Centro Administrativo Prefeito Ettore Consoline. 

Este Plano será ferramenta para planejar próximas ações de políticas públicas de curto, médio e longo prazo nas áreas rurais em quatro temas do saneamento básico: abastecimento de água potável, tratamento de esgoto sanitário, drenagem das águas de chuva e controle de enchentes e limpeza urbana, coleta e destinação de resíduos. 

Interessados em contribuir com este plano podem enviar sugestões até a véspera da audiência, dia 20/10, pelo link https://forms.gle/gch8zsN7BMJFrnVy6. As contribuições serão analisadas pelo corpo técnico da Prefeitura e poderão compor a versão final do Plano Municipal de Saneamento Rural.

Todas as informações, inclusive a versão preliminar do próprio PMSR de Itatiba disponível para download, estão reunidas em www.itatiba.sp.gov.br/secretarias/meio-ambiente-e-agricultura/plano-municipal-de-saneamento-rural.

 

Elaboração do Plano

A empresa EME Engenharia Ambiental é a responsável pela elaboração, feita ouvindo moradores rurais, a fim de que o Plano apresente demandas e as possíveis alternativas de ações. O PMSR é financiado com recursos que a Prefeitura de Itatiba conseguiu junto à Agência PCJ (Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) e ao Fundo Estadual de Recursos Hídricos - Fehidro. 

Para a elaboração, foram montados os grupos de trabalho de acompanhamento compostos por profissionais das secretarias municipais e representantes da sociedade civil, incluindo Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Itatiba, conselhos municipais de Defesa do Meio Ambiente, Desenvolvimento Rural e de Saneamento Básico, Sindicato Rural de Itatiba e a Universidade São Francisco (USF). 

Também contribuem profissionais do Governo do Estado, através da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) e da Companhia de Saneamento Básico do Estado de SP (Sabesp).

Audiência PMSR