Projeto VemSer premia escolas campeãs de 2025
Parceria entre secretarias de Esportes e Educação promove formação esportiva sub12
Esportes e Educação entregaram troféus da 3ª edição do Projeto VemSer às escolas vencedoras. Projeto municipal incentiva gosto pelo esporte entre alunos da Rede Municipal de Ensino. (Divulgação/PMI)
A edição 2025 do Projeto VemSer da Prefeitura de Itatiba premiou os vencedores deste ano. A iniciativa, realizada pelo terceiro ano consecutivo, é da Secretaria de Esportes junto à Secretaria de Educação e proporciona aos alunos de escolas municipais disputas esportivas em dia de Conselho de Classe, quando não há aula - mas o tempo é ocupado por atividades esportivas.
A campeã foi a Emeb Anna Abreu, do Bairro do Engenho. O segundo lugar ficou com a Emeb Maria Mercedes, da Vila Cruzeiro. No terceiro e quarto lugar estão as escolas Guiomar e Marina Araújo, ambas do Jardim das Nações.
O projeto é opcional às unidades escolares e teve neste ano a participação de 120 alunos da categoria sub-12 de quatro Emebs (Escolas Municipais de Ensino Básico).
Na última semana, a premiação foi feita nas respectivas escolas classificadas nos três primeiros lugares, por Caio Busca, representando o Setor de Esporte Educacional da Secretaria de Educação, e pelo secretário-adjunto de Esportes, Lauro Baessa.
O secretário de Esportes, Marcelo Cyrillo, destaca que o VemSer é mais do que uma competição. “É um projeto que visa a capilarização das modalidades para o ambiente escolar, para fomentar a prática. Ao optar em participar do projeto, há um processo de seleção na própria escola, cujos estudantes até 12 anos recebem aulas no contraturno escolar de Basquete, Futsal, Handebol e Vôlei e nos dias de conselhos de classe, participaram da competição”, detalhou o secretário.
Jogos em dia de Conselho
Os jogos aconteceram nas datas de conselho escolar. Neste ano, foram dois dias de competição no Parque Ferraz Costa: em 1º/07, as modalidades foram futsal e basquete e em 30/09, a disputa foi de handebol e vôlei. A cargo da Secretaria de Esportes – que criou o projeto - está o espaço para as disputas além da arbitragem e da premiação. Já a Secretaria de Educação contribui também com a alimentação e o transporte dos alunos, com o ônibus escolar, levando os alunos da escola para a competição, ida e volta.
No esporte escolar, esta é a categoria da formação esportiva, que visa também a captação para futuras crianças que podem participar dos nossos projetos de excelência esportiva. A expectativa é de que em 2026 o projeto aumente. “Queremos que mais escolas participem. É importantíssimo as crianças terem acesso ao esporte para que esta competição com o sedentarismo e o uso de celulares diminua. O esporte é um aliado importante da educação. Faço apelo aos diretores da rede de ensino que incentivem a prática do projeto VemSer nas escolas para que a gente consiga bastante adesão e que os alunos vivam um dia incrível de esportes nos dias de conselho de classe para mostrarem o que aprenderam”, frisou o secretário Cyrillo.


(Divulgação/PMI)