Projeto Vivências é lançado pelo Fundo Social de Solidariedade com foco na qualidade de vida dos maiores de 50 anos
Lançamento teve palestra com geriatra e divulgação da agenda de encontros semanais
Vivências, novo projeto do Fundo Social de Solidariedade de Itatiba voltado a quem tem a partir de 50 anos foi lançado na tarde desta quarta-feira (31/05) (Renato Jr/PMI)
A Prefeitura de Itatiba, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS), lançou na tarde de ontem (31/05) o Projeto Vivências, exclusivo para maiores de 50 anos, mesmo público-alvo do Centro de Convivência do Idoso Ângela Lygia Parodi Scavone (CCI).
Esta proposta reúne encontros semanais com teoria e prática para dar suporte à população no envelhecimento de forma saudável. São ações gratuitas para o público 50+ viver o agora pensando no futuro com qualidade de vida.
“O projeto tem pessoas envolvidas que querem fazer dar certo para vocês, pensando em convívio, novas amizades, tudo que melhore a qualidade de vida. Ele vem para somar e atender novos interesses, inclusive daqueles que já participam do nosso CCI. Quem quiser, encontrará atividade, do esporte ao entretenimento”, ressaltou a presidente do FSS, a primeira-dama Barbara Zaratini Capeletto de Oliveira.
(Renato Jr/PMI)
“Além de ser uma ‘máquina de cursos’, pelo Programa FormAção, o FSS também oferece ações que cuidam das pessoas. Pensamos em projetos realizáveis e o melhor é estar aqui e fazer acontecer, como o Vivências. O guia de atividades tem uma infinidade voltada de opções para vocês, para ter mais qualidade de vida, não importa o limite de idade”, disse o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira durante o lançamento.
Fidelidade e parcerias
A presidente do FSS ainda comentou sobre o incentivo do Vivências aos participantes: o cartão fidelidade. “A cada participação no Vivências, você terá o cartão carimbado e - ao somar 10 carimbos - você receberá um presente da nossa Oficina Retalhos do Coração - as mulheres ganham uma bolsa e os homens, uma mochila, com o logo do projeto. Tudo para estimular o comparecimento”, contou. Retalhos do Coração é o nome do ateliê de costura do Centro de Capacitação Solidária, do FSS.
O evento contou com apresentação do Grupo D’Alba, do Conservatório Municipal Alba Panzarin Degani, e foi realizado no salão nobre da Universidade São Francisco (USF), uma das apoiadoras da iniciativa, junto à Associação dos Aposentados e Pensionistas de Itatiba, Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita), Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Itatiba - 99ª Subseção, Conselho Municipal do Idoso, grupo Lunedi - de Regina Helena Scavone e Faculdade de Tecnologia Maria Eunice Amadeo de Almeida - Fatec Itatiba.
A mesa contou também com a presença do vice-prefeito e secretário de Ação Social, Trabalho e Renda, Mauro Delforno; da vice-presidente do FSS, Rosa Delforno, secretária de Governo Jackeline Boava Monte e de Francisco Falk Tuchler, da OAB de Itatiba; Luis Dalcin, da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Itatiba; da diretora da Fatec Itatiba Marina Rodrigues de Aguiar; Regina Helena Scavone, do Grupo Lunedi; Renato Adriano Pezenti, da USF.
“Também temos como parceiras oito secretarias municipais, para que seja feita esta interdisciplinaridade, com propostas para melhorar a qualidade de vida deste público também a médio e longo prazo”, comentou a coordenadora do Vivências, Marivani Ribeiro Nascimento. Já são colaboradoras as secretarias de Ação Social, Trabalho e Renda, Cultura e Turismo, Educação, Esportes, Governo, Negócios Jurídicos, Obras e Serviços Públicos e Saúde.
(Renato Jr/PMI)
Agenda de encontros
Já no lançamento, o público assistiu à primeira palestra: “Saúde, Saudade não tem idade”, com o geriatra Carlos Alberto Santiago. Também foi entregue aos participantes, junto com pin do Vivências, a agenda de encontros multidisciplinares, sempre às quartas-feiras, às 13h30, no salão do São João FC (Rua Santo Antônio - 377, Jd. Carlos Borella).
O próximo, no dia 07/06, véspera de feriado, será com o fisioterapeuta Guilherme Fattori, que falará “Como chegar aos 100 anos”, e fará atividades de alongamento. Em 14/06, o encontro será com a fonoaudióloga Tatiana Romeiro, sobre “Reabilitação da Linguagem e atividades para deglutição”.
Em 21/06, o geriatra Carlos Santiago volta para abordar a “Sexualidade na Terceira Idade” e fará uma dança circular. Por fim, em 28/06 o encontro será com a psicóloga do CCI, Meicy Fuji, para atividades de respiração abordando o tema “O que a gente não fala, o corpo sente”.
Para participar, basta comparecer - aqueles que não forem membros do CCI, terão a oportunidade de se cadastrar na hora e ter acesso ilimitado às atividades desta unidade do FSS. Mais informações pelo telefone 4538-3335 e/ou pelo WhatsApp 11 94031-4972 do Centro de Convivência do Idoso (CCI).