População já pode acessar prévia da atualização do Plano Diretor de Desenvolvimento Turístico de Itatiba

População já pode acessar prévia da atualização do Plano Diretor de Desenvolvimento Turístico de Itatiba

Sugestões para o setor podem ser apresentadas na Audiência Pública marcada para 28/11. Reunião do Comtur, junto à Secretaria de Cultura e Turismo no Auditório do Planetário, organizaram o material que está disponível para consulta no site da Prefeitura até Audiência Pública, em 28/11 (Crédito: Divulgação/PMI).

A Prefeitura de Itatiba, através da Secretaria de Cultura e Turismo, disponibiliza a partir desta sexta-feira (08/11) em seu site oficial o conteúdo da revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Turístico de Itatiba (PDDT). Ele pode ser acessado no link: https://www.itatiba.sp.gov.br/turismo-itatiba/pddt

Atualizada junto ao Conselho Municipal de Turismo (Comtur), essa revisão será apresentada em Audiência Pública marcada para o próximo dia 28, às 18h, no Auditório do Centro Administrativo Prefeito Ettore Consoline, sede da Prefeitura. Com a disponibilização antecipada do PDDT, os interessados já podem acessar o conteúdo e preparar sugestões para apresentar no dia da audiência. Também está disponível para consulta no mesmo link o documento que traz o regulamento para participação da Audiência Pública.

Esta atualização deve ser realizada obrigatoriamente a cada três anos, conforme a Lei Estadual 1.261/2015 e a Complementar nº 1.383/ 2023, que estabelecem as Estâncias Turísticas e Municípios de Interesse Turístico (MITs), como é o caso de Itatiba.

Mediante inscrição, a população poderá apresentar sugestões que serão analisadas tecnicamente e, posteriormente, se aprovadas, incluídas no Plano. Em seguida, a Prefeitura encaminhará projeto de Lei para a Câmara Municipal de Itatiba, solicitando a aprovação da revisão do PDDT.

Elaboração da prévia

Para chegar a esta prévia da atualização do PDDT, a Secretaria, junto ao Comtur, realizou duas reuniões, nos dias 7 e 24/10. Segundo a Secretaria, a participação dos conselheiros foi essencial para que a revisão fosse realizada de forma coletiva e participativa.

Durante as reuniões, foram apresentadas atualizações sobre o inventário turístico da cidade. Em seguida, os participantes aplicaram a metodologia de análise Swot - que considera fatores como as forças, as oportunidades, as fraquezas e as ameaças que influenciam diretamente na atividade turística do município. Por fim, as diretrizes estratégicas, os programas e os planos de ação foram analisados pelos conselheiros, resultando no material que está disponível no site da Prefeitura.