Alunos da EJA apresentam trabalhos de Programação e Robótica ‘Mão na Massa’
Quatro apresentações foram realizadas no Centro da Juventude e, pela primeira vez, na escola Inês Prado
Alunos da EJA membros do Programa Integrando (Ação Social) e da escola Inês Prado mostraram nessa semana todo o aprendizado de Programação e Robótica com trabalhos que tiveram o trânsito como tema central. (Divulgação Educação - Ação Social/PMI)
O trânsito urbano numa visão tecnológica e com elementos de robótica. Esse foi o desafio e o tema dos trabalhos desenvolvidos e apresentados pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na sua Feira de Robótica 2025. Participaram classes do Programa Integrando (que tem sala especial da Emeb Philomena s. Zupardo no Centro da Juventude) e, pela primeira vez, da Emeb Inês Prado Zamboni.
Promovida pela Secretaria da Educação, a ação – realizada na última terça-feira (04/11) - incentiva os alunos da EJA a colocar em prática o conhecimento adquirido no Projeto Letramento em Programação e Robótica, que, não à toa, recebeu o nome de Mão na Massa.
Os alunos tinham como desafio montar maquetes inspiradas em ruas do entorno das escolas onde estudam, colocando elementos aprendidos em Robótica, por exemplo, para dar vida aos semáforos dos cenários.
De acordo com a coordenadora da EJA municipal, Fabiana Rodrigues, “esse é o primeiro ano da escola Inês Prado no projeto. Ano passado começamos o Letramento com alunos da EJA/ Integrando, e esse ano aumentamos com o pessoal do noturno, um trabalho super bacana onde os professores trabalham as habilidades sócioemocionais também. É um aprendizado muito importante para a vida desses alunos, que têm idades tão diversas, de 30 até 87 anos, e que estão voltando agora a estudar. Quando você trabalha esse aprendizado prático e habilidades sócioemocionais, faz muita diferença para que os alunos se engajem. São trabalhados valores como o respeito, a autoestima, a paciência, e conceitos de trabalho em grupo. Tudo isso é foco nessa ação, que tem sido bem aceita e que, no ano que vem, deve incluir mais escolas onde há classes regulares de EJA”, conta.
Os projetos foram apresentados por alunos das turmas da tarde no Centro da Juventude/sede do Projeto Integrando - Residencial Luvison, e à noite, na Emeb Inês Prado, no bairro San Francisco, por alunos da EJA – período noturno.


(Divulgação Educação - Ação Social/PMI)
10 anos de Letramento
A EJA faz parte de uma parcela dos atuais 420 alunos beneficiados pelo Projeto Letramento em Programação e Robótica, parceria entre Prefeitura de Itatiba, através da Secretaria de Educação, Instituto Ayrton Senna e Universidade São Francisco (USF), e que completa 10 anos de existência neste 2025.
Ao longo de uma década, são quase 7.000 alunos do 4º ao 9º ano da Rede Municipal de Ensino beneficiados com o aprendizado de pensamento computacional, tanto no turno (para 4º e 5º anos) quanto no contraturno escolar, para as demais séries.
Novembro é mês de celebração: a cerimônia principal, o Tech Oscar, está agendada para o próximo dia 18/11, às 18h30, no Teatro Ralino Zambotto, com 500 participantes, além de homenagens pela década de aprendizados.
A iniciativa, com Instituto Ayrton Senna em 2015 em Itatiba como projeto-piloto para 150 alunos - se tornou referência para outros municípios, como os vizinhos Morungaba, Hortolândia e Sumaré, e territórios mais distantes: Caruaru (PE), Manaus (AM), Manhuaçu (MG), Teresina (PI) e Passo Fundo (RS), de onde partiu para mais 30 cidades daquele Estado.