Campanha do Agasalho 2024 já ultrapassa arrecadação de edições anteriores e deve chegar a 100 mil peças

Abertura do bazar para famílias cadastradas nos Cras será nesta segunda-feira (10/06)

As peças arrecadas na Campanha do Agasalho são separadas por bancas durante a triagem para facilitar a localização dos participantes do bazar (Crédito: Tatiana R. Petti/PMI)

A Prefeitura de Itatiba, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS), realiza até amanhã, sexta-feira (07/06) a triagem final das peças arrecadadas pela Campanha do Agasalho 2024 - “Sua doação aquece!”. A edição deste ano já ultrapassa as anteriores - em 2022, foram 72 mil peças arrecadadas; em 2023, mais de 80 mil. Neste ano, até sexta-feira (31/05), que foi o último dia da arrecadação iniciada um mês antes, estavam contabilizadas 93 mil peças na triagem.

A expectativa da organização é de que chegue às 100 mil peças, que foram arrecadadas nos mais de 160 pontos de coleta, incluindo a participação de escolas municipais. A população de Itatiba atendeu ao pedido da presidente do FSS, a primeira-dama Barbara Zaratini Capeletto de Oliveira, em doar também à Campanha, além das arrecadações que ocorriam concomitantemente para serem enviadas às vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul.

O trabalho de separação das peças e organização do bazar é realizado para atender, inicialmente, mais de 1.400 famílias cadastradas na Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda, entre os Centro de Referência de Ação Social - Cras, Programa Integrando e Cooperativa Reviver, que esperam o resultado desta Campanha.

O Bazar

A abertura do bazar será na próxima segunda (10/06) às 9h, quando serão recebidos cadastrados do Cras Corradini/Harmonia; na terça (11) cadastrados do Nações; quarta (12) do Porto Seguro; quinta (13) do San Francisco e também membros da Cooperativa Reviver; e na sexta (14), do Cras Itinerante e os bolsistas do Programa Integrando.

O bazar da Campanha do Agasalho será na Av. Senador Lacerda Franco - 451, no antigo prédio da Agência do INSS, na esquina com a Rua Alexandre Rodrigues Barbosa – mesmo ponto do último ano. Por fim, toda população poderá ter acesso ao bazar entre os dias 17 e 19/06.

Campanha Agasalho 2024 - triagem (1)
Arrecadação deve superar 100 mil peças
 (Crédito: Tatiana R. Petti/PMI)

As peças estão sendo organizadas em bancas a fim de facilitar a localização: cachecóis, gorros, roupa íntima, casacos, calças e muito mais. Uma das novidades deste ano é uma banca exclusiva com itens de bebês, atendendo ao pedido da vice-presidente do FSS, Rosa Palladino Delforno – que identificou essa alta demanda. Também há sapatos de crianças e adultos separados - tanto masculino quanto feminino.

“Temos que agradecer todo pessoal - muito solidário - porque veio muita coisa boa e o pessoal do Cras vai adorar e se beneficiar, levando um pouco de carinho e conforto pra casa. Vai suprir a necessidade do pessoal. Agora contagem regressiva para receber a todos para aquecer um pouquinho o coração e o corpo diante deste frio”, disse Adriana Marques, da Equipe do Fundo Social que está à frente da triagem desta Campanha realizada junto a voluntários.

Apoio

Neste ano, a Campanha do Agasalho tem o apoio das Secretarias de Ação Social, Trabalho e Renda, de Educação e de Governo, através da Defesa Civil de Itatiba, além de Artivinco e Sabesp. Algumas empresas solicitaram mais de uma caixa de coleta, o que certamente colaborou para incentivar a doação em diversos setores.

As arrecadações nas escolas municipais também foram incentivadas por uma gincana interna, promovida pelo FSS em parceria com a Secretaria de Educação. O resultado com as vencedoras será anunciado durante a abertura do bazar.