Itatiba arrecada 67 toneladas na ação SOS Rio Grande do Sul

Carretas partiram nesta sexta-feira (10/05) levando doações arrecadadas em quatro dias pela Prefeitura; Só de água, foram 60 toneladas

Itatiba arrecada 67 toneladas na ação SOS Rio Grande do Sul

Momentos antes das carretas saírem de Itatiba com as doações destinada aos Sul: água é a grande maioria dos itens que a população itatibense doou durante a ação municipal (Crédito: Mari Carla Giro/PMI).

A população de Itatiba contribuiu com 67 toneladas de doações - arrecadadas em quatro dias - para a ação SOS Rio Grande do Sul, promovida pela Prefeitura por meio da Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda e Secretaria de Governo - Defesa Civil municipal.

A grande maioria é de água potável: foram recebidas expressivas 60 toneladas, que chegaram em garrafas e galões. O item é um dos que mais está em falta no Rio Grande do Sul – que teve todo seu abastecimento prejudicado pelas cheias.

Foram arrecadadas ainda seis toneladas de produtos de limpeza e uma tonelada de produtos de higiene pessoal e ração para animais. Um total de cinco carretas partiu de Itatiba nesta sexta-feira (10/05), levando os donativos até São Paulo, onde a Defesa Civil estadual e o Fundo Social do Estado de São Paulo concentram as doações. Elas estão sendo encaminhadas às Defesas Civis das cidades atingidas – inicialmente via área. Posteriormente, conforme as estradas forem desobstruídas, se permitirem passagem, irão também via terrestre.

O prefeito Thomás Capeletto de Oliveira passou pelos locais de arrecadação na noite de quinta e na manhã de hoje. “Temos que agradecer muito a solidariedade da população itatibense, que abraçou essa causa e trouxe essa grande quantidade de doações para nós encaminharmos aos nossos irmãos gaúchos. Agradeço também às dezenas de voluntários que se empenharam na separação e organização das caixas. Mais uma vez, nossa gratidão a toda população itatibense. É emocionante ver tudo isso sendo preparado para ajudar quem mais precisa nesse momento”, declarou. A ação foi anunciada por ele no último sábado (04/05), iniciada na segunda, 06, e encerrada na noite de quinta, 09.

SOSArrecadacaoSul 2

Força de voluntários

A presença de voluntários também foi registrada nesta ação municipal, seja presencialmente ajudando a separar e empacotar os itens ou fornecendo as carretas: pelo menos quatro empresas ajudaram com o transporte.
Na noite de ontem, quinta – último dia de doações, grupos de jovens e adultos trabalhavam na triagem na sede da Defesa Civil, no Jardim Tereza. Já na Ação Social, o trabalho foi coordenado pelo vice-prefeito e secretário Mauro Delforno, e reuniu, além de servidores, também equipes de bolsistas do Programa Integrando.

SOSArrecadacaoSul 3

Doações encerradas

A corrente de solidariedade para ajudar as vítimas das intensas chuvas no sul do país, que vem sofrendo com o desastre há mais de uma semana, tem sido tão grande que - no momento - novas arrecadações estão suspensas. “Estamos com a arrecadação de doações encerrada agora. Vamos aguardar as novas orientações sobre as necessidades lá do Sul, que são informadas pela Defesa Civil do Estado de São Paulo. Os itens podem mudar em caso de uma nova arrecadação, conforme a necessidade que vem sendo informada pela Defesa Civil gaúcha e pelo Governo do Rio Grande do Sul junto ao governo estadual paulista”, ressalta a coordenadora da Defesa Civil de Itatiba, Leila Recaman Cavallaro.