PAT atende 13 mil pessoas e intermedia admissão de 535 trabalhadores em 2024
Posto na Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda teve aumento na oferta de vagas em mais de 50% ao longo do último ano

(Tatiana R. Petti/PMI)
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) - que funciona na Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda da Prefeitura de Itatiba - atendeu mais de 13 mil pessoas em 2024 e segue em 2025 intermediando mão de obra com oferta de vagas de trabalho todos os dias. Nesta quarta-feira (15/01), por exemplo, são 194 vagas disponíveis em 36 funções diferentes, inclusive com oportunidades para Pessoas com Deficiência (PCD).
Somente no último ano, o total de candidatos que participaram de entrevistas realizadas no PAT chega a 1.511. As entrevistas foram feitas no auditório da própria Secretaria de Ação Social.
Foram admitidos 535 trabalhadores em 2024 por meio do PAT. O número representa 11,22% mais admissões em relação a 2023. “Os resultados são bem positivos. Isso também é um reflexo do aumento da quantidade de vagas. Notamos uma movimentação maior. Fazendo um comparativo com os resultados de 2023, tivemos um aumento do cadastro de vagas de 57,26%. Isso é um reflexo da maior procura das empresas pelos serviços do PAT para cadastrar e divulgar as vagas”, comentou a coordenadora do PAT Itatiba, Rita Scartozoni.
Candidatos
No último ano, o PAT encaminhou 5.738 candidatos para vagas de emprego. Ao longo do ano, foram ofertadas 1.950 vagas de trabalho. Para concorrer a uma vaga, o interessado deve comparecer ao PAT, de segunda a sexta, das 8h às 15h, levando carteira de trabalho, RG, CPF e comprovante de residência. Caso não tenha cadastro no PAT, é preciso levar também o número do PIS. Todas as vagas são atualizadas diariamente e podem ser conferidas no site itatiba.sp.gov.br/
O PAT fica na Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda, localizada na Avenida Nair Soares de Macedo Fattori - 200, na Vila Santa Clara, ao lado da rodoviária. O telefone é o (11) 4524-3334; o Posto só realiza atendimentos presenciais e não fornece informações das vagas e/ou seguro-desemprego por telefone.
Seguro-desemprego
No total, em 2024 o PAT realizou 13.197 atendimentos ao longo do ano, incluindo sobre vagas, informações gerais e também sobre seguro-desemprego, benefício que visa garantir assistência financeira temporária ao trabalhador dispensado. Somente referente ao seguro-desemprego, foram 2.867 atendimentos. A única queda foi neste atendimento, porque atualmente o seguro-desemprego é feito de forma digital e o trabalhador consegue fazer diretamente pelo aplicativo.
Mais vagas
Além das vagas cadastradas via PAT, outras grandes empresas instaladas em Itatiba também estão com empregos disponíveis neste início de ano. Oferecem oportunidades em vários setores e níveis diferentes, em busca desde estagiários até vagas para profissionais experientes. Também há aquelas que estão chegando no município, como é o caso da rede Maravilhas do Lar e que está com processo seletivo aberto.
Caravana continua
A Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda também segue em 2025 levando aos bairros os serviços do PAT, além Banco do Povo, Inclusão Produtiva e Sebrae Aqui Itatiba. É através da Caravana de Trabalho e Renda nos Cras - Centros de Referência de Assistência Social, iniciada no último ano.
A Caravana é realizada nas quatro primeiras segundas-feiras de cada mês: 1ª segunda-feira no Cras I - San Francisco (Av. Antônio Nardi – 300); 2ª segunda-feira no Cras II - Nações (Av. Estados Unidos - 646); 3ª segunda-feira no Cras III - Porto Seguro (Av. Urbano Bezana - s/n); e 4ª segunda-feira no Cras IV (Corradini/Harmonia na Rua Santo Antônio - s/n).
Sempre das 8h30 às 11h. Para atendimento gratuito, basta comparecer com RG, CPF, comprovante de endereço, histórico escolar e carteira profissional.