Casa da Juventude abre inscrições para aulas gratuitas de dança, teatro e artes

Além de atividades fixas, o outubro na "Casinha" também terá Português Vivo e curso sobre design digital

Casa da Juventude abre inscrições para aulas gratuitas de dança, teatro e artes

Casinha teve contação de histórias e atividades externas, como a oficina de escrita criativa (abaixo) no Projeto IntegrAção neste setembro (Divulgação/PMI)

A Casa da Juventude de Itatiba, coordenada pela Secretaria de Governo da Prefeitura de Itatiba, está com inscrições abertas para aulas de dança, teatro na e artes, aos sábados, em parceria com a Associação Criatiba, inclusive para pessoas com deficiência (PcDs). As inscrições vão até dia 07/10 pelo bit.ly/OficinasArtisticasCriatiba.

As oportunidades são para os seguintes horários: 

  • das 9h às 10h - Dança para crianças de 5 a 8 anos
  • das 10h às 11h30 - Dança para crianças de 9 a 12 anos e Teatro para adolescentes de 13 a 18 anos
  • das 11h30 às 13h - Dança para adolescentes de 13 a 18 anos e Artes a partir de 5 anos

Antes porém, nesta semana, já na sexta-feira (03/10) das 14h às 16h, tem início o curso “Português Vivo: Entre Letras e Laços”, com o voluntário Filipe Miranda, para despertar uma consciência social sobre a língua portuguesa como patrimônio cultural vivo.

Outro curso será nos dias 15 e 22/10: é o “Dominando o Canva”, com a professora Lais Martins, das 8h às 12h, para aprendizado prático da plataforma digital de design. Ainda no dia 20/10, às 18h, a Casa da Juventude integra a programação municipal do Outubro Rosa 2025 com Zumba temática em prol da conscientização e prevenção contra o câncer de mama. 

Além da agenda de atividades esporádicas e fixas (confira abaixo), a Casa oferece múltiplas possibilidades de uso: o laboratório de informática apoia jovens em pesquisas escolares, a mesa de tênis de mesa se torna ponto de encontro nos intervalos e a quadra esportiva recebe diferentes modalidades, sempre com a energia da juventude em movimento.

Destaques de setembro

Neste mês, foram realizadas diversas ações reforçando a vocação do espaço de convivência, formação e integração comunitária. Entre os destaques, teve contação de histórias com Luciana Henrique e alunos do Cemei Profa. Maria Helena e atividades do Projeto Curumim, que recebeu turmas dos Cemeis Juriti e Elisabeth Abraão, para aprender brincando.

No dia 20/09, a Casinha integrou as atividades do Programa InterAção, na Emeb Guiomar, no Jardim das Nações, com vivências de bocha paralímpica, xadrez, damas, escrita criativa, atividades frente às câmeras, Bob Goodies e desafio do peso, vencido por Miguel Sabino.

“É fundamental esse movimento de desemparedamento, de mostrar que a Casa da Juventude é mais do que um prédio: é um espaço vivo, que dialoga com a comunidade e cria vínculos duradouros”, destacou a secretária de Governo, Jackeline Boava.

Ainda na última semana, a Casa da Juventude levou a palestra “Adolescência: o desafio de crescer em um mundo cheio de vozes e telas”, com a psicóloga Louise Simões na Emeb Guiomar, como parte do Setembro Amarelo - de conscientização e prevenção ao suicídio.

No mesmo dia participou da Semana Inclusiva da Emeb Maria do Carmo, quando o professor Giovanni Andreotti apresentou as atividades adaptadas, como a bocha paralímpica com o atleta Juliano Peinado e o vôlei sentado com os atletas Carlos Cristiano de Freitas Silva e Pedro Lucas Albertini e na quarta (24), o professor Caio Busca conduziu formação para cerca de 30 professores na Apae Itatiba, abordando a importância do brincar e a diversidade de materiais nas brincadeiras para valorizar o lúdico como ferramenta de inclusão, desenvolvimento e aprendizagem.

Casa da Juventude 4 - crédito Divulgação PMI


Atividades fixas da Casa da Juventude com inscrições abertas

  • Futsal Infantil (7 a 13 anos) – segundas e quartas, das 18h30 às 20h; terças e quintas, das 7h30 às 9h
  • Futsal (a partir dos 13 anos) – segundas, das 15h30 às 17h
  • Futsal feminino (a partir dos 13 anos) – segundas, das 17h às 18h30
  • Capoeira (a partir dos 13 anos) – quintas, das 14h30 às 15h30
  • Karatê (a partir dos 6 anos) – terças e quintas, manhã (9h30 às 11h20) e tarde (13h30 às 15h20)
  • Vôlei misto iniciante (a partir dos 13 anos) – quartas, das 16h às 17h
  • Ginástica funcional adulto – sextas, das 7h30 às 8h20
  • Atividades paralímpicas – vôlei sentado, bocha, tênis de mesa e iniciação ao desporto (sob consulta)