Adilson Franco Penteado (1997-2000)

Adilson Franco Penteado nasceu em Itatiba no dia 1º de dezembro de 1952, filho de Carmo Franco Penteado (Carmico da Venda) e Luiza Masiero. Casou-se com Marilsa Calvi Franco Penteado e teve os filhos Stella, psicóloga, e Alexandre, administrador de empresa. Fez os primeiros estudos no Grupo Escolar Cel. Júlio César, depois completados no Ginásio Manuel Euclides de Brito. O colegial técnico em edificações foi realizado no Colégio Técnico de Jundiaí e, posteriormente, ingressou na Faculdade de Engenharia de Itatiba, atual USF, e se formou engenheiro civil em sua primeira turma. Completou sua formação acadêmica com realização do Mestrado na Escola Politécnica da USP, e Doutorado na Faculdade de Engenharia da Unicamp. Participou de vários cursos de especialização no Brasil e exterior.

Mesmo antes de se formar engenheiro, como técnico em edificações, já mantinha seu próprio escritório de engenharia e, ao mesmo tempo, trabalhou no Departamento de Obras da Prefeitura no período de 1971 a 1978, exercendo os cargos de técnico em edificações, diretor de obras, diretor de planejamento, superintendente de obras e fez parte da comissão que elaborou o primeiro Plano Diretor do Município. Em 1977 fundou a Construtora Franco Penteado, que executou obras de médio e grande porte em Itatiba e região, atuando como Incorporadora de empreendimentos imobiliários. Atualmente a empresa Avanti Business Administração de Bens Ltda., incorporou a Construtora Franco Penteado e segue no segmento de negócios.

Na vida acadêmica, é professor da Universidade São Francisco desde 1978, foi diretor da Faculdade de Engenharia da mesma universidade e diretor superintendente do campus de Itatiba. Entre 1981 e 1982 ministrou diversos cursos, em nível de pós-graduação na Universidad Nacional Autônoma del México. Possuí vários artigos técnicos publicados em revistas e jornais e, como professor, orienta trabalhos acadêmicos de monografias e de conclusão de cursos. Participa assiduamente de bancas de TCC, bem como de banca de contratação de professores de diversas universidades. Conferencista, participa de congressos nacionais e Internacionais, com apresentação de trabalhos técnicos.

É sócio-fundador da Associação dos Arquitetos e Engenheiros de Itatiba; conselheiro do CREA/SP desde 1989; sócio do Instituto de Engenharia de São Paulo e conselheiro da APAE de Itatiba.

Sua trajetória na política teve início em 1972, aos 18 anos de idade, quando foi eleito vereador da Câmara Municipal de Itatiba, sendo o vereador mais jovem do Brasil, estando entre os cinco mais votados. Durante seu mandato apresentou vários projetos onde se destacou o de “Proibir Fumar em Transporte Coletivo Urbano no Município”.

Em 1996 concorreu ao cargo de prefeito e sagrou-se vencedor com 12.530 votos, ou 36,80% do total, tendo cumprido seu mandato de 1997 a 2000. Durante esse período, administrou a cidade com planejamento e técnica, priorizando a educação, a cultura, o esporte, a saúde e a parte social, sendo que todos os seus projetos foram preventivos e a maioria ligados à Educação, a exemplo da municipalização do ensino, considerado um modelo no Estado de São Paulo. Teve como uma de suas metas principais o bem-estar da criança garantindo um futuro mais promissor para a cidade.

Sob esse aspecto, vale destacar o projeto dos Polos Educacional, Cultural e Esportivo – PECES, cuja primeira unidade foi lançada em setembro de 1998 no N. R. Afonso Zupardo, e depois se espalharam por diversos bairros da cidade. Os PECES atendiam mais de cinco mil crianças participando das atividades oferecidas, fora dos horários escolares e o aluno em tempo integral na escola, mas também atendia jovens e adultos através dos cursos profissionalizantes.

Defensor dos temas relacionados à preservação do meio ambiente ativou o Projeto de Coleta Seletiva, enfatizando os postos de lixo reciclável, envolvendo os alunos das escolas como parceiros ativos. Exemplo dessa atuação foi a implantação do “Arrastão de Limpeza” em março de 1997 e que continuaram pelos anos seguintes. Implantou a coleta seletiva domiciliar em 1999 e que deu excelentes resultados com mais 11% do lixo produzido em Itatiba sendo reciclado. Ainda sob esse aspecto, cuidou especialmente do chamado “lixão” da cidade, melhorando a sua pontuação junto à Cetesb o que, por sua vez, proporcionou a aprovação daquele órgão para a sua transformação do lixão em Aterro Sanitário. Além disso, lançou em março de 1999 um grande programa de Educação Ambiental.

Na parte esportiva, reformou o Parque Ferraz Costa com a implantação de quadras poliesportivas, quadras de tênis, pista de atletismo, trilha ecológica e reformou o Ginásio de Esportes José Boava, instalou diversos kits e áreas de lazer na cidade, reformou o estádio Santo Franciscon e inaugurou o campo de futebol do Cruzeiro.

Adilson Franco Penteado 2
Pista de atletismo no Parque Ferraz Costa

Um projeto marcante da sua administração foi o das marginais e perimetrais de Itatiba, projetando o Sistema Viário Municipal do Futuro, que seguia o projeto “Sistema Viário Básico” concebido pelo ex-prefeito Giácomo Rela. Modificou também o sistema de trânsito da cidade, reduzindo drasticamente os acidentes.

Criou o Resgate e Bombeiro Municipal, sendo este sistema de emergência médica uma referência nacional em atendimento. E em se tratando de atendimento à saúde, implantou e inaugurou no ano de 2000 o Centro de Zoonoses, um verdadeiro centro de controle de zoonoses e endemias.

Na habitação, deu continuidade aos projetos em andamento e sorteou, em 1997, 140 apartamentos do N. R. Roberto Panzarin. Em 1998, ao lado do governador Mário Covas, inaugurou o N. R. Erasmo Chrispim com 177 casas, além de apoiar o Sistema de Mutirão da Associação dos Sem Tetos de Itatiba construindo 248 moradias nos núcleos Roberto Panzarin e Erasmo Chrispim.

Na educação, iniciou a instalação de computadores nas escolas, municipalizou o antigo ensino supletivo, atual EJA, implantou o projeto Trânsito Amigo que englobou mais de 10 mil alunos, destinou bolsas de estudos para o ensino universitário e reformou e ampliou as escolas Albertina Marques, Maria Aparecida Thomazine, a EMEB Araújo Campos e restaurou o Grupo Escolar Cel. Júlio César.

Adilson Franco Penteado 3
A EMEF Cel. Júlio César, antigo Grupo Escolar

Inaugurou a escola Nazareth de Siqueira Rangel Barbosa, a Creche Amália Tereza Galante Rossetti, a escola Beija-Flor, a escola e a creche localizadas no Nosso Teto, o núcleo escolar formado pela EMEF Prof.ª Ângela Lygia Parodi Scavone e pela Creche Magdalena Benedetti Giaretta, o núcleo escolar no Jardim das Nações, escola e creche no San Francisco, as EMEFs Prof.ª Elizabeth Abrahão, Prof.ª Maria Nair Silveira Franco e Sônia Rita Penteado, além da Estação Ciências Prof.ª Neide Terezinha Canal Pereira no Parque Ferraz Costa. Deu também continuidade e inaugurou o CECI, antigo CAIC.

Várias outras obras foram realizadas como aquelas para evitar as enchentes no Jardim Paladino, projetando a nova avenida de entrada da cidade, a atual Prefeito José Maurício de Camargo. Restaurou a Praça da Biquinha, reformou a Praça Guadalajara, a Praça da Bandeira. Construiu e inaugurou a avenida marginal Dr. Mendel Steinbruch entre a USF e a entrada da Vila Cruzeiro, a Av. Alberto Paladino, bem como a avenida marginal do Mercadão, atual Av. Nair Soares de Macedo Fattori, dentre muitas outras que visavam a prevenir as enchentes na parte baixa da cidade.

Promoveu a reestruturação da Biblioteca Chico Leme, equipando-a com novo mobiliário, inaugurou a Biblioteca Circulante Tio Luiz, fruto de um convênio com a empresa de transporte urbano e deu início ao processo para a implantação do Arquivo Público e Arquivo Histórico que foram inaugurados posteriormente. Restaurou e entregou as obras do Palacete Ferraz Costa e Moinho Denoni.

Não obstante os investimentos, conseguiu sanear as contas públicas e foi o primeiro prefeito da cidade a cumprir com a Lei de Responsabilidade Fiscal, tendo terminado seu mandato sem deixar qualquer dívida para a gestão seguinte.

Atualmente exerce, a convite do prefeito Thomás Antônio Capeletto de Oliveira, o cargo de Secretário de Obras e Serviços Públicos na Prefeitura de Itatiba.