Adriano Giaretta Parodi (1973-1976)

Vice-prefeito e Prefeito em exercício 1973-1976

Adriano Giaretta Parodi nasceu em Itatiba no dia 31 de maio de 1938, filho de Francisco Giaretta Parodi e Antônia Rampazzo Parodi. Estudou no Grupo Escolar Júlio César e depois Ginásio Estadual Manuel Euclides de Brito. Cursou contabilidade em Campinas e ali trabalhou como bancário. Ingressou no Exército, no Núcleo de Preparação de Oficiais, onde se tornou amigo de Orestes Quércia, futuro governador. Enquanto aguardava o estágio no Exército, trabalhou na Cia. Brasileira de Fósforos em Itatiba. Convocado, serviu até 1960. Em 1961 foi para São Paulo e, apresentado pelo cunhado Roque Scavone, trabalhou em uma empresa americana no setor de auditoria. Retornou para Itatiba em 1963 e assumiu a direção da empresa da família, a Foto Parodi. Em 1970 casou-se com Ivani Aparecida de Godoy, filha de Florêncio de Godoy e Zelinda Tobias de Godoy, de tradicional família de Morungaba, e teve as filhas Thais e Júnia.

Desde seu retorno a Itatiba em 1963, o seu espírito dinâmico e empreendedor o levou a participar ativamente da vida pública ao lado de amigos que tinham o mesmo ideal, a exemplo do jornalista Manoel Roberto Massaretti. Os jovens idealistas buscavam para Itatiba uma administração moderna e planejada que proporcionasse um melhor desenvolvimento para a cidade e seus moradores.

O engajamento político se tornou efetivo em 1968, ocasião em que Adriano e Mané Massaretti decidiram apoiar a candidatura do Dr. Roberto Arantes Lanhoso para prefeito e saem candidatos a vereador. De fato, as eleições de 1968 marcaram uma guinada na história política e administrativa de Itatiba, com os jovens representantes sendo contemplados com uma avalanche de votos. Adriano foi eleito com 879 votos e tomou posse em 1969 para um mandato que se estenderia até 1972. Nesse mesmo ano ocorreram novas eleições e Adriano, o vereador mais votado em 1968, foi escolhido para vice na chapa encabeçada por Giácomo Rela. Vencedores, Giácomo e Adriano tomam posse no dia 30 de janeiro de 1973 para um mandato de 4 anos.

Nesse período, Adriano foi o grande companheiro de Giácomo na administração da cidade, estando sempre ao seu lado, compartilhando planos e decisões, cuidando do atendimento a novas empresas geradoras de empregos e riquezas para o município. E a cidade crescia, bem planejada, como sempre imaginara.

Em 1982 participa ativamente da campanha de José Roberto Fumach para o cargo de prefeito. Com a vitória de Fumach, Adriano assume a Secretaria de Gabinete, recém-criada pelo novo prefeito, que centralizava diversas funções, com destaque na área de atendimento às novas empresas, na qual tinha grande experiência.

Na sequência, participou ativa e destacadamente na campanha do prefeito Adilson Franco Penteado, a quem serviu, posteriormente como Diretor da Guarda Municipal e do Departamento de Trânsito, onde implementou sistema bastante inovadores e revolucionários.

Posteriormente, em novo mandato do prefeito Fumach, assumiu a diretoria do Departamento de Desenvolvimento Econômico, uma área onde Adriano tinha grande experiência, e permaneceu até o final das administrações Fumach. Exemplo desse seu trabalho podiam ser vistos através do atendimento às muitas empresas que vieram para Itatiba, como a Valeo, Bobst, Arosa, Timavo, Colorobbia, Condupar, AZ-Armaturen, Ecosorb, dentre muitas outras.

Paralelamente, participou em 1973 da fundação do Jornal de Itatiba ao lado de Manoel Roberto Massaretti e Amâncio Catalano; em 1976, participa do projeto e da implantação do Condomínio Parque das Laranjeiras; entre 1980 e 1981, a convite de Orestes Quércia, participa em Campinas da fundação do jornal “Hoje”; em 1989, em companhia de amigos, participa da construção do Itatiba Shopping Center.

Adriano Giaretta Parodi faleceu no dia 10 de maio de 2014, aos 75 anos.