Alexandre Rodrigues Barbosa (1938-1940)

Alexandre Rodrigues Barbosa nasceu em Itatiba no dia 18 de setembro de 1877, filho de Manoel Pedroso Bueno e de D. Alexandrina Amélia Barbosa. Era sobrinho de Francisco Rodrigues Barbosa, o Chico Peroba, e também seu genro, pois se casou em 1904 com D. Alzira Barbosa, sua prima e filha de Chico Peroba. Deste casamento com D. Alzira, teve os filhos Manoel, Vicente de Paulo, Cleonice e Edite. Com o falecimento de D. Alzira em 1915, casou-se pela segunda vez com D. Maria do Carmo Lanhoso, filha de José Joaquim Lanhoso e de D. Jacinta Alves Lanhoso. Alexandre Rodrigues Barbosa possuía a patente de tenente coronel da Guarda Nacional em Itatiba e foi uma figura central na história da cidade na primeira metade do século XX, tendo prestado relevantes serviços à cidade.

Agricultor abastado, foi proprietário da Fazenda Paraíso na Tapera Grande e São José no bairro do Mombuca, tendo sido também presidente da Associação da Lavoura de Itatiba em 1932. Filiado ao Partido Republicano, foi subdelegado de polícia em 1904, juiz de paz em 1914, vereador e presidente da Câmara Municipal em 1929. Com o pedido de exoneração do então prefeito Erasmo Chrispim, foi nomeado prefeito de Itatiba por ato do dia 19 de maio de 1938, em plena ditadura do Estado Novo, pelo então interventor Ademar de Barros, e tomou posse no dia 22 de maio. Defensor do governo de Getúlio Vargas, sua nomeação foi festejada no jornal “Correio Paulistano” como podemos ver na sua edição do dia 20/05/1938 na imagem ao lado.

E foi justamente por esse motivo, ou seja, o seu apoio a Getúlio Vargas que também era compartilhado pelo “Correio Paulistano”, que sua posse em Itatiba mereceu uma cobertura especialíssima, com direito a fotos e extensa matéria publicada em sua edição do dia 25 de maio de 1938. A seguir um trecho dessa reportagem.

Alexandre Rodrigues Barbosa 3

Alexandre Rodrigues Barbosa foi considerado um excelente prefeito, pois conseguiu sanear as contas públicas, incentivou a vinda de indústrias, embelezou a cidade com o remodelamento da Praça da Bandeira, aumentou o calçamento das ruas e priorizou o tratamento da água, bem como a sua distribuição.

A exemplo de Herculano Pupo Nogueira, prefeito de 1911 a 1917, Alexandre Rodrigues Barbosa também faleceu em pleno mandato no dia 24 de setembro de 1940 em sua residência localizada na Praça da Bandeira, aos 63 anos de idade. O fato causou grande comoção na cidade. Foi sepultado no Cemitério do Santíssimo Sacramento, em Itatiba.