Alfredo Alves Joly (1926-1927)

Alfredo Alves Joly nasceu em Itatiba a 3 de abril de 1869, filho de Afonso Emílio Joly e Maria da Conceição Alves Cardoso. Era primo de Antônio Chateaubriand Joly, o primeiro prefeito de Itatiba. Casou-se em 1894 com sua prima Sebastiana Alves Leite, ela filha de José Manoel Leite e Leopoldina Alves da Conceição, e teve os filhos José, Leopoldina, Benedito e Antônio. Após o falecimento de D. Sebastiana, ocorrido em 1913, Alfredo Alves Joly se casa pela segunda vez em 1924 na cidade de Brotas com a professora Maria Carolina Brandão, ela viúva desde 1917 de Lysanias de Almeida e filha de Antônio de Azevedo Pereira Brandão e Thereza Ribeiro Brandão. Dessa união nascem mais dois filhos: Aurasil Brandão Joly e Aylthon Brandão Joly, ele nascido em Itatiba no dia 15 de novembro de 1924, foi um dos maiores botânicos do Brasil, pioneiro no estudo das algas marinhas no país.

Um dos mais abastados fazendeiros de Itatiba em sua época, Alfredo Alves Joly possuía em sua propriedade localizada em Morungaba cerca de 62 mil pés de café. Em 1912 ele foi classificado como 13º maior fazendeiro do município e desde 1893 estava nomeado como tenente da Guarda Nacional em Itatiba. Exerceu alguns cargos públicos como o de juiz de paz em 1903 em Morungaba, suplente de juiz federal em Itatiba em 1915 e o de 3º juiz em Itatiba no ano de 1922. Sua maior atenção, entretanto, estava voltada para a lavoura e nesse segmento atuou com firmeza. Foi um dos fundadores da Sociedade Cooperativa Agrícola de Responsabilidade Ltda. de Itatiba em 1914 e em 1923 era membro atuante da Liga Agrícola Brasileira.

Nas eleições municipais de 1925 concorreu ao cargo de vereador e saiu vencedor. Quando de sua posse, na sessão realizada no dia 15 de janeiro de 1926, foi escolhido pelos seus pares para exercer o cargo de prefeito, sendo o de vice-prefeito ocupado pelo também vereador Benedicto Franco de Godoy. Por essa época, o mandato era de três anos e não de quatro como atualmente. Assim, esta composição deveria governar a cidade no triênio 1926-1928. Nesse mesmo dia 15 de janeiro de 1926, foi dada a posse ao prefeito Alfredo Alves Joly que, imediatamente, passou a despachar os papéis da Prefeitura.

No dia 15 de janeiro de 1927 apresentou o relatório de seu primeiro ano de mandato, mas em maio do mesmo ano foi nomeado Coletor Federal da cidade de São Vicente, no litoral paulista, onde passou a residir. A partir de então, assumiu como prefeito o seu vice Benedicto Franco de Godoy.

Alfredo Alves Joly se aposentou em agosto de 1937 sendo muito elogiado pela população de São Vicente. Posteriormente passou a residir em São Paulo, na Rua Silveira da Mota nº 367, onde faleceu no dia 26 de janeiro de 1954, aos 85 anos de idade.