Ariovaldo Hauck da Silva (2009-2016)

Vice-prefeito e Prefeito em exercício 2009-2016

Nasceu no Bairro do Pari, em São Paulo, no dia 29 de outubro de 1950, filho de José da Silva e Maria Hauck da Silva. Casado, teve os filhos Iluá, Caiti e Pedro. Formou-se em Medicina pela UNICAMP em 1976 e fez residência em Medicina da Família, especialização em Saúde Pública pela USP em 1978, em Homeopatia pela Associação Paulista de Homeopatia em 1990 e Medicina Chinesa pela Faculdade de Medicina de Jundiaí em 2003. Atuou como professor da Faculdade de Medicina de Bragança Paulista de 1980 a 1984, Medicina da PUC Campinas de 1984 a 2000 e na faculdade Medicina de Jundiaí desde 2001 ministrando o curso de Saúde Pública, Saúde da Família e de Homeopatia.

Atuou em Itatiba como Diretor Técnico Estadual de Saúde desde 1978 e até o ano 2000, tendo planejado e iniciado a implantação da rede municipal de atenção à saúde com a construção das 8 primeiras unidades de saúde entre 1984 e 1986. Transferido para a prefeitura de Jundiaí em 1999, implantou a Vigilância Sanitária e Epidemiológica e Administrou o Programa Saúde da Família.

Desde a juventude teve intensa participação em movimentos sociais. No período em que estudou na UNICAMP, fez parte da primeira diretoria do DCE e lutou contra a ditadura. Mesmo formado em medicina, e já em Itatiba, participou da luta pelas Eleições Diretas e pela Constituinte que implantou, através do Movimento Sanitarista, o SUS, as garantias ambientais e importantes cláusulas democratizantes.

Participando da vida política itatibense, fundou o PT, por onde se elegeu vereador com mandato entre os anos de 1989 a 1992. Nesse período teve participação fundamental na aprovação da nova Lei Orgânica Municipal, garantindo a participação social, o sistema de saúde e proteção ambiental. Seus projetos de Lei estavam sempre voltados para essas questões.

Após um período distante, volta para Itatiba em 2008 e, a convite do candidato a prefeito João Fattori, compõe a chapa como vice pelo PV com programas de reforma e participação popular. Vitorioso, assume seu mandato em 2009 e, tendo também participado da reeleição, permanece como vice-prefeito até 2016. Nesse período, expandiu Programa Saúde da Família, implantou o CAPS para o tratamento do Alcoolismo, implantou o Núcleo de Apoio Saúde da Família e a UPA. Apesar desses trabalhos, O Dr. Ari Hauck, como é conhecido, avaliou que seus ideais não foram atingidos e por isso se afastou da política.