Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira (2017-2020)

Nasceu em Itatiba no dia 2 de abril de 1988, filho de Vanderlei Aparecido de Oliveira e Isabel Alves Pinheiro de Oliveira. Seu pai, nascido em Bauru/SP, foi metalúrgico por quase 30 anos na Indústria Valeo Térmico. Sua mãe, natural de Joanópolis/SP, veio com a família para Itatiba em 1977, se fixando - assim como diversos conterrâneos - na Vila Centenário, egressos de uma grande seca na região e da construção do sistema Cantareira entre aquele município e Piracaia/SP. O pai de Isabel, e avô de Douglas, Sr. Benedito, passou a trabalhar no SAAE de Itatiba assim que aqui se fixaram, se aposentando pela SABESP na década de 1990. Douglas Fez seus primeiros estudos na antiga escola EMEF Prof.ª “Albertina Marques” (Pq. San Francisco) e na EMEB Prof.ª “Maria do Carmo Parisotto Mosca” (N. R. Pedro Fumachi), completados depois na ETE Rosa Perrone Scavone (onde foi presidente e fundador do Grêmio Estudantil), escola em que também estagiou na Secretaria Acadêmica. Foi “guardinha” da APAMI (Associação dos Patrulheiros Mirins de Itatiba) entre os anos de 2004 e 2005. Em 2006 ingressou na PUC-Campinas, onde se formou em Economia, coordenou o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e foi candidato a presidência da UNE (União Nacional dos Estudantes) no 51º CONUNE, em Brasília/DF. Foi professor voluntário dos cursos pré-vestibular dos núcleos Educafro e Uneafro Itatiba por sete anos e apresentador do Programa “Voz e Vez” da Rádio da Paz 105,9 FM, entre 2010 e 2013. Católico, foi membro ativo da Pastoral de Comunicação (PASCOM) e da Pastoral da Criança da Paróquia de Santa Rita de Cássia, no Parque San Francisco.

Casado com a fisioterapeuta Mayara Aparecida Lopes de Oliveira, com quem está há 12 anos, o casal tem dois filhos: Cecília e Pedro. Entre os 18 e 21 anos, foi Assistente Parlamentar e de Informática na Câmara Municipal. Desde 2009, exerce o cargo concursado de Auditor Fiscal Tributário na Secretaria de Finanças da Prefeitura de Itatiba e desde 2010 é Professor efetivo de Ensino Técnico nas áreas de Logística, Economia, Administração e Recursos Humanos na ETEC Rosa Perrone Scavone.

Apesar de ter nascido na Vila Brasileira, bairro que abrigava a antiga Companhia Brasileira de Fósforos, indústria em que seus pais trabalharam e se conheceram, Douglas Augusto cresceu no Núcleo Residencial Pedro Fumachi, após seu pai ser contemplado com a moradia em sorteio. Passou a infância entre os bairros Pedro Fumachi e Pq. San Francisco e seu interesse pela política foi despertado ainda na infância, quando tinha entre 6 e 7 anos de idade. Um fato em especial o marcou nesse período e seria importante para a sua entrada na política anos mais tarde. Ao passar pela entrada do bairro, avistou várias mulheres que ali estavam reunidas reivindicando asfalto e melhor abastecimento de água. Naquele momento sua curiosidade foi aguçada e ao questionar a situação, percebeu que as lutas eram necessárias para se conseguir uma vida melhor.

Em 2012, com apenas 24 anos de idade, concorreu pela primeira vez ao cargo de vereador e foi eleito com 1.230 votos para um mandato de 4 anos, tornando-se o vereador mais jovem da história de Itatiba pós-redemocratização. Enquanto vereador, foi autor de diversas proposições importantes, dentre elas a “Lei da Ficha Limpa Municipal”, que proíbe nomeações de Secretários Municipais e cargos de confiança no município condenados por corrupção.

Em 2014, foi candidato a deputado federal e obteve expressivos 13.533 votos. Nas eleições ocorridas em 2016, se lançou candidato a prefeito, tendo como vice o ex-prefeito José Roberto Fumach. A vitória veio com 22.010 votos para um mandato de 4 anos, de 2017 a 2020, tendo se tornado o prefeito eleito mais jovem da história de Itatiba.

Em uma análise realizada em 2022, Douglas Augusto ponderou que sua gestão enfrentou muitos desafios. Inicialmente houve a necessidade de colocar as contas em ordem, pois a administração estava sem recursos. Em paralelo, a árdua tarefa de reconstruir a parte da cidade mais afetada pelas trágicas enchentes ocorridas em março de 2016. Em seguida, sobreveio uma crise econômica de âmbito nacional, incluindo uma greve geral de caminhoneiros. E quando a situação parecia melhorar, houve a ocorrência da pandemia de covid-19 em 2020. Apesar dos problemas enfrentados, o prefeito Douglas conseguiu implementar ações de relevo para a cidade.

E um dos destaques de sua administração foi a área social. A instituição do Programa Requalifica foi um dos marcos. A proposta incluiu, além da remuneração e outros benefícios para quem não conseguia um emprego formal, também a realização de cursos de qualificação como jardinagem, elétrica e pintura, através de uma parceria com o SENAI Luiz Scavone. Os carinhosamente chamados de “verdinhos” pelos itatibenses, ajudavam a deixar a cidade mais limpa e bem cuidada. Após a conclusão desses cursos, e também com a experiência adquirida durante o período de trabalho, muitos conseguiram reinserção no mercado de trabalho e melhora nas condições de vida. O Vale-Social, cartão para que as famílias mais humildes possam adquirir alimentos e materiais de higiene no próprio comércio da cidade, aliada a entrega de cestas básicas, também foi uma inovação. Como realização especial, a primeira Casa Abrigo Municipal para pessoas em situação de rua, aberta em julho de 2017, tendo dado uma vida nova desde então a dezenas de pessoas. Ainda na área social, sua esposa Mayara liderou o “Veja Bem”, com avaliação oftalmológica, exames, acompanhamento e entrega gratuita de óculos a centenas de crianças em idade escolar em parceria com a iniciativa privada.

Douglas Augusto 2
Uma das formaturas dos integrantes do Programa Requalifica em abril de 2009

Outra ação de impacto durante a sua administração foi a entrega de uniformes e kits escolares aos alunos da rede municipal de ensino. De fato, foi a primeira gestão que entregou gratuitamente um kit de materiais escolares e de uniformes para todas as quase 17 mil crianças da rede pública, fato este de suma importância que significou uma busca pela igualdade de oportunidades. A medida também abrangeu os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do “EJA Social”, projeto também criado em sua administração que levou ensino a pessoas sem alfabetização e mais idosas a salas de aula instaladas em CRAS e Centros Comunitários de referência.

Douglas Augusto 3
Os kits escolares com os uniformes distribuídos em fevereiro de 2019

Outros marcos de sua gestão foram o de levar água encanada ao Bairro Engenho D’Água, acesso mais ágil à saúde (com consultas obrigatoriamente agendadas no prazo máximo de 30 dias nos postos de saúde a partir de julho de 2018) e a entrega e funcionamento de cinco novas unidades de saúde. Além dessas ações no campo social, educacional e da saúde, há que se registrar um importante legado para a cidade com a construção da Barragem Seca no Ribeirão Jacaré, nas imediações do Parque da Juventude. Foi um trabalho que envolveu grandes obras no entorno do ribeirão e que já provou ser de grande utilidade para se evitar as enchentes na cidade.

O projeto da Barragem Seca “Benedito Alves Pinheiro” começou a ser traçado em março de 2017 a partir de um conceito lançado pelo vice-prefeito José Roberto Fumach, de utilizar o Parque da Juventude como “pulmão” para águas de chuva, ideia prontamente encampada pelo prefeito Douglas e equipe. Por ser uma obra complexa, que dependia de cálculos seguros e aprovação em diversas instâncias – como CETESB e DAEE – a barragem passou por muitos estudos, projetos e audiência pública. A obra não era uma unanimidade no município, com o prefeito Douglas tendo enfrentado as opiniões contrárias e seguido com a ideia adiante. A obra iniciou-se em 15 de agosto de 2020 e já ao final daquele ano, estavam superadas as fases de construção civil e concretagem, restando a instalação e automatização das comportas.

Aliada a esta importante obra, outras foram igualmente importantes para a prevenção das cheias do Jacaré, como a construção de gabiões em diversos trechos, sondas de nível com alertas sonoros em cinco pontes, o alargamento da ponte do Mercadão e as novas tubulações na Av. 29 de Abril e Praça Fiorindo Cogni (defronte ao Rosita), dentre outras.

Para aumentar a fluidez das águas e a capacidade de reservação durante as chuvas, Douglas entregou a Avenida Marginal “Ismael de Oliveira”, aos fundos do campo do Itatiba E.C., alargando a calha do ribeirão Jacaré em mais de 2m em trecho de quase 600 metros, o que proporcionou um pouco mais de tranquilidade aos munícipes, principalmente aos moradores da Vila Santa Clara.

Por fim, durante 2020, Itatiba se tornou referência nacional no combate ao vírus da covid-19, sendo a cidade com a menor taxa de mortalidade pelo vírus naquele ano em todo o Estado de São Paulo entre os municípios com mais de 100 mil habitantes. O trabalho realizado foi objeto de diversas matérias jornalísticas, dentre elas no Programa Fantástico, da Rede Globo. As barreiras sanitárias – termo cunhado em Itatiba em março de 2020 e que foi replicado – aliadas a outras iniciativas, como “Teste Móvel”, “Solidariedade em Ação”, “Rede de Apoio”, “Aulas na TV” e boletins diários, fizeram a população de Itatiba compreender o perigo que representava o vírus, enquanto a vacina ainda não era realidade.

De toda forma, essas ações podem ser complementadas a partir de uma cronologia de sua administração já a partir de 2017 e até 2020, conforme pode ser vista a seguir.

2017: O ano começou com uma crise no atendimento da saúde por conta da falta de atendimento nas Unidades de Saúde, por falta de contrato anterior. Crise logo resolvida a partir de um acordo firmado com a Santa Casa de Misericórdia. Em fevereiro é inaugurada a Ponte Claudemir Tompson sobre o Ribeirão Jacaré, uma obra simbólica no processo de recuperação da cidade após as enchentes. A Santa Casa passa a gerenciar a UPA 24 horas. A Fundação do ABC assume a gestão dos Postos de Saúde da Família. Foi inaugurado o Centro de Educação Ambiental. A construção da torre de TV digital foi concluída. Cetesb aumenta nota do aterro sanitário de Itatiba de 9,1 para 9,4. O Ribeirão Jacaré recebe sondas para monitoramento do nível da água. Em julho, ponte do “Maria Helena Caetano Paladino”, no Cruzeiro, é entregue. Casa Abrigo Municipal para moradores de rua é inaugurada. No Natal de 2017 é iniciado o projeto “Vila Natalina” no Largo do Rosário.

2018: Em janeiro a Guarda Municipal recebe, pela primeira vez, rádios digitais com GPS integrado. A Multinacional nipo-americana Sakata INX se instala em Itatiba. Os ginásios de esportes passam por ampla reforma. É inaugurada a Sala de Leitura Prof. Salim Andraus Jr. na Biblioteca Chico Leme. No dia 8 de abril é inaugurado o monumento “Guardiões de Itatiba” na rotatória do Parque da Juventude. Itatiba é aprovada como Município de Interesse Turístico pela Assembleia Legislativa do Estado e no dia 28 de junho recebe oficialmente o certificado MIT. A partir de maio, os itatibenses já podiam marcar suas consultas em até 30 dias nas unidades de saúde. É concluído o asfalto no bairro Terras de São Sebastião e na Rua Fábio Arruda, no Recanto dos Pássaros. A nova rodoviária é inaugurada no dia 30 de junho. Vila Natalina inspira programa estadual, o Natal esPETacular. A indústria Bosch Rexroth anuncia instalação em Itatiba. O Parque Linear Antônio Fattori é reaberto, agora com infraestrutura. As avenidas Carmelo Scarparo e Lida Ceccon Scarparo, que ligam o Parque Linear Antônio Fattori ao Parque da Juventude, são inauguradas no dia 28 de julho. O novo Polo Leste Humberto Borella é inaugurado, com piscina aquecida. São inaugurados o Poucotempo e o novo almoxarifado da prefeitura. Após reforma, é reaberto o Ginásio Municipal de Esportes José Botelho Nunes no Jardim Vitória. O programa hortas comunitárias é retomado. Em setembro, após muitos anos de espera, são entregues mais de 1.500 matrículas para os moradores do Pedro Costa, João Maggi e Jatobá. Itatiba passa a ter o “Inclui Itatiba”, com o mês repleto de ações voltadas à inclusão de crianças PcDs. A CDHU e a Prefeitura anunciam 200 novas moradias no Pedro Fumachi, além das 40 que estão em construção. O recapeamento no Rei de Ouro é concluído. Em outubro é anunciado que a prefeitura distribuirá uniformes escolares para alunos de 4 e 5 anos de idade. “Outubro Rosa” tem Mutirão de Mamografias, com realização 2,7 mil exames na rede SUS entre setembro e outubro. Em novembro foram entregues as obras de revitalização do Centro de Convivência do Idoso, "Ângela Lygia Parodi Scavone", no Jardim Vitória. Parceria entre Secretarias de Esporte e Educação, Programa “Educa-Esporte” chega com oferta de escolinhas de esporte em 33 lugares diferentes. É entregue a reforma da Casa da Agricultura. Em novembro é inaugurada a UBS Hélcio Monte no Cruzeiro e em dezembro é inaugurada a UBS Júlio Romanin no Jardim das Nações. Jardim Maria recebe asfalto novo. Ainda em dezembro foi entregue a revitalização completa da Praça da Bandeira.

2019: Em janeiro o prefeito amplia o contato com os munícipes através do projeto “Fale com o Prefeito, Cidadão Presente”. Tem início o projeto “Prefeitura nos Bairros” com vários serviços para a população. Programa “Veja Bem” passa a fazer teste de acuidade visual em alunos da rede pública e distribuir óculos gratuitamente em parceria com a iniciativa privada. É realizada a entrega das chaves de 50 casas do bairro Estrela do Amanhã. Itatiba passa a ter convênio de abrigamento para mulheres vítimas de violência doméstica. São entregues as obras de revitalização e ampliação da CEMEI Beija-Flor. Em outubro é inaugurada a nova Unidade de Saúde no Jardim Virgínia e Vila Real. Frota do transporte coletivo é renovada, com frota 100% adaptada a PcDs. Tarifa do transporte coletivo cai para R$ 3,10 no cartão “Circula Fácil”. É entregue a revitalização da área de lazer "Sr. Lazinho e Dona Elza Petronílio", no bairro Santo Antônio. É entregue a revitalização do Parque do Camatta que passou por um longo processo de renovação e adequação para uso da população, incluindo desassoreamento. A Área de Lazer do Jardim Harmonia é revitalizada e entregue. Em novembro é inaugurada a Central de Atendimento ao Cidadão no Poucotempo, um moderno centro que ofereceu à população uma grande variedade de serviços públicos em um único local. É inaugurada a nova UBS no Engenho D’Água "Drª Lia de Araújo Oliveira Marchi". Marco na educação: chegada da UNIVESP – Universidade Virtual do Estado de São Paulo, com o primeiro vestibular do polo Itatiba. No dia 29 de novembro ocorre a reinauguração do Ginásio de Esportes “José Boava”. Cursos do Fundo Social de Solidariedade chegam a 51 modalidades e mais de 4 mil formados no ano. No dia 15 de dezembro é inaugurada o Centro de Esportes Urbanos e Pista de Skate “Ederson Carlos Silva”, no Parque da Juventude. Maior bairro da cidade, Parque San Francisco recebe asfalto novo em todas as ruas. A Vila Natalina tem nova edição no Natal.

2020: Prefeito Douglas assina com o Ministério de Desenvolvimento Regional convênio que traz ao município R$ 28,5 milhões em recursos para asfaltamento do Real Parque Dom Pedro, San Martin e recapeamento do Jd. Nações, Av. Vicente Catalani, Vila Cruzeiro e Rua Alexandrina Fumachi, no N. R. Pedro Fumachi. Em fevereiro, é inaugurada a revitalização da área de lazer "Maria Aparecida Ismar- Dona Cida", no N. R. Pedro Fumachi. Porém, infelizmente nesse mesmo mês teve início as apreensões a respeito da possível disseminação do coronavírus. Logo no dia 5 de fevereiro foi publicada a primeira notícia sobre as ações preventivas seguindo a orientação da Secretaria Estadual de Saúde. A Secretaria de Saúde de Itatiba passou a orientar os procedimentos e medidas que deveriam ser seguidas, especialmente dirigidas aos funcionários da saúde. Tais medidas vieram após casos da doença terem sido registrados na China e o vírus ter sido identificado em outros 20 países. No Brasil, o primeiro caso confirmado foi anunciado no dia 26 de fevereiro. Por conta disso, no dia 4 de março, a Prefeitura anunciou novas medidas como a fixação de milhares de cartazes com sugestões para prevenção em pontos estratégicos como como escolas, frota de ônibus, prédios público e estabelecimentos comerciais. Em coletiva de imprensa o prefeito anuncia o Decreto Municipal 7.348 que obrigava estabelecimentos comerciais que prestavam serviço à população, e outros similares, a disponibilizar equipamentos com álcool etílico hidratado 70% em suas dependências. No dia 11 de março chega a notícia que a OMS declarava a existência da pandemia. Em Itatiba, o prefeito anuncia, no dia 12 de março, o cancelamento da 17ª Festa do Caqui. Daí por diante, as ações da prefeitura e do prefeito passam a ter como foco principal a prevenção e o atendimento às vítimas da pandemia. Ainda em março são suspensos os eventos culturais, sociais e esportivos; as aulas também são suspensas e tem início a divulgação de boletins diários sobre a pandemia nos meios de comunicação da prefeitura. É decretado estado de calamidade pública no município, com a instalação de barreiras de contenção e barreiras sanitárias nas vias de acesso à cidade. Voluntários do FSS iniciam a confecção de máscaras para prevenir a Covid. A Prefeitura lança Banco de Atividades online para atender os alunos da rede pública municipal. Em abril é lançado o Programa Emergencial de Alimentação com a doação de cestas básicas durante o período da pandemia. É lançado também o Plano Emergencial para a Agricultura em função do cenário de pandemia. Diante das medidas adotadas, Itatiba atinge 71% de isolamento social. É lançada a página “Ferramentas Virtuais” para apoiar as atividades escolares. Itatiba recebe do Ministério Público Estadual a determinação para que o município siga o decreto estadual mantendo apenas a mínima atividade econômica possível, somente com funcionamento de setores considerados essenciais. Em maio é lançado o Kit-Merenda para os alunos da rede pública consistindo de uma cesta com produtos alimentícios a todos os alunos. Ainda em maio teve início o teste móvel para detectar possíveis portadores do Covid-19. Em junho, a prefeitura oferece aplicativo de aulas do 6º ao 9º ano através da plataforma AulApp. Barreiras sanitárias são instaladas, numa ação pioneira e elogiada pela imprensa nacional. O FSS entrega mais de 9 mil cestas básicas direcionadas para famílias itatibenses por meio do Projeto "Solidariedade em Ação" e também do "Programa Emergencial de Alimentação (PEA)" para auxiliar pessoas atingidas pela pandemia. Em agosto, Itatiba recebe 6 novos respiradores para atendimento dos pacientes e a Secretaria da Educação inicia as aulas pela TV aberta, transmitidas em canal aberto pela ITV Itatiba. O ano de 2020 terminou com o seguinte balanço da pandemia em Itatiba: 4.654 testes realizados, 1.283 casos descartados, 278 aguardando resultados, 547 casos positivos, 44 óbitos e 2.502 recuperados. Mesmo diante desta situação de calamidade, foi possível realizar diversas ações. Em 10 de março de 2020, foi apresentado em audiência pública o projeto da Barragem Seca no Parque da Juventude. No dia 19 do mesmo mês foi inaugurado o “Parcão”, no Parque da Juventude, primeira área de lazer voltada a cães em Itatiba. No dia 2 de abril foi reinaugurado o Arquivo Público Municipal em novo espaço com o nome de Arquivo Público “Norberto Carride”. No dia 3 foi a vez da inauguração da nova Biblioteca Infantil “Maria Anita Hércules” nas dependências da Biblioteca Chico Leme. A entrega da pavimentação da Av. Nossa Sra. das Graças ocorreu em junho. Em julho, ocorreu a implantação de água tratada no bairro Engenho D’Água. Centro Esportivo “Antônio Osmar Dalcin”, no Jd. Nações, passa por reforma completa, incluindo implantação de campo de futebol com medidas oficiais. Em julho foram entregues as novas salas de creche e centro de formação na EMEB Prof.ª “Maria Tereza Degani de Souza”. Foram entregues também a reforma e ampliação da UBS Tapera Grande "Luiz Emmanuel Bianchi". Parque San Francisco e Morrão da Força recebem Bases da GM. Parque da Juventude recebe ampla reforma, novidade são pedalinhos gratuitos a população. Asfalto na avenida que interliga as fases I, II e III do Engenho D’Água é concluído. Obras do Centro Cultural “Roger Muniz”, da Escola de Samba Águia Dourada, no Jd. Nações, chegam a nova etapa. Obras da CEMEI “Irene Fumach” chegam à reta final. Em agosto foram entregues a reforma do CAPS II "Dr. Carlos de Almeida Pitombo", a nova usina de asfalto, bem como a entrega da CEMEI “Sebastião Siqueira da Cruz”, no bairro Real Parque Dom Pedro, e a revitalização da EMEB “Sônia Rita Penteado Aguiar Santos” no Jardim Vitória. Policlínica “Dr. Olair Galvão Consolin” chega a fase de acabamento, em investimento de mais de R$ 2 milhões. Obras da Clínica Veterinária Municipal “Neide de Fátima Roson Cecon” avançam. Entregues 09 novas farmácias nas UBS dos bairros Jardim Harmonia, Cruzeiro, Centro, San Francisco, Afonso Zupardo, Morro Azul, Jardim Virgínia, Tapera Grande e Engenho d’Água. Entregue a revitalização e ampliação do Viveiro Municipal no Parque Ferraz Costa. É entregue a urbanização de trecho do Ribeirão Jacaré próximo ao Itatiba Mall, com decks e pista de caminhada. Entregue a CEMEI “Maria Moraes de Oliveira” no N.R. Pedro Fumachi, visando atender quase 200 crianças após a pandemia. Obras de infraestrutura e asfaltamento do bairro San Martin e Vila Cruzeiro são iniciadas. Entregue a Avenida Marginal “Ismael de Oliveira” e a reforma do CRAS do Parque San Francisco. Aterro Sanitário recebe ampliação. Terra Nova e Pq. Camatta recebem bases blindadas da GM. Jardim das Nações têm obras de recapeamento concluídas.

Douglas Augusto 5
Água tratada chega ao Bairro Vivendas do Engenho D’Água