Dr. Luiz de Mattos Pimenta (1932)

O Dr. Luiz de Mattos Pimenta nasceu em Campos (RJ) a 27 de Agosto de 1881, filho de José Francisco de Mattos Pimenta e de D. Mariana Trindade. Sua família, tradicional no Rio de Janeiro, era formada por grandes fazendeiros. Mas, com o falecimento prematuro do pai, sua mãe foi para Varginha (MG) a convite do tio materno Bernardo Trindade. Posteriormente todos vieram para o Rio de Janeiro onde Luiz frequentou o Externato do Ginásio Nacional. Em 1903 estava cursando o 1º ano de Farmácia, tendo registrado seu título de farmacêutico em 1907. Logo em seguida foi cursar medicina e se formou em 1913. Casou-se pela primeira vez no Rio de Janeiro com D. Maria Izabel da Silva, mas ela veio a falecer em 1912 ao dar à luz ao seu primeiro filho que se chamou Aloysio. Já em Itatiba, casou-se pela segunda vez com D. Alice Alves Lanhoso e teve os filhos Heloísa, José Eulálio, Dinah, Eddy, Luiz, Nívea, Hélio, Afrânio, Alice e Maria Tereza.

O Dr. Pimenta era colega de faculdade e muito amigo do médico itatibense Dr. Aguiar Pupo, que inclusive se casou com uma prima do Dr. Pimenta, a Sra. Antonieta de Mattos Pimenta. E foi a convite de Aguiar Pupo que o Dr. Pimenta veio para Itatiba. Exatamente no dia 7 de março de 1914 ele desembarcou em Itatiba com o filho Aloysio. Sua primeira tarefa foi a de reorganizar a Santa Casa de Misericórdia, trabalho este coroado de êxito. Sua notoriedade de bom médico e homem caridoso foi adquirida já no início de sua atuação na cidade. Consta que numa consulta, ao atender um homem muito pobre, o Dr. Pimenta nada cobrou e, ao contrário, deu-lhe 5 mil Réis para os remédios. Inúmeros foram os casos em que ele, além de não cobrar, auxiliava seus pacientes.

Sua fama corria a cidade e em 1944 deu-se um feito que colocou o Dr. Pimenta num patamar ainda mais elevado, sendo ele o primeiro médico a se utilizar de um novo medicamento: o antibiótico. Vindo um paciente da área rural com um profundo ferimento em uma perna, a solução seria a amputação com sérios riscos de vida para o pobre rapaz. Atento às novidades, o Dr. Pimenta solicitou ao seu amigo o Dr. Favorino Prado Jr. que enviasse a Itatiba algumas doses de penicilina diretamente do Instituto Butantã em São Paulo. Após a chegada do novíssimo medicamento, o Dr. Pimenta iniciou o tratamento e, passados alguns dias, o rapaz estava curado! Muitos diziam ser milagre.

Devido ao seu prestígio, foi eleito vereador e presidente da Câmara em três mandatos entre os anos de 1917 e 1925. No dia 16 de fevereiro de 1932 foi nomeado como prefeito interino de Itatiba, em substituição a Antônio Pupo Filho que havia solicitado uma licença por 90 dias. Entretanto, e devido ao movimento Constitucionalista de 1932, que se opunha ao governo de Getúlio Vargas, tanto Antônio Pupo Filho quanto o Dr. Luiz de Mattos Pimenta solicitam exoneração dos cargos que ocupavam. Nesse sentido, o Dr. Pimenta permaneceu como prefeito interino por um curto período, pois nomeado a 16 de fevereiro, foi exonerado a 22 de março de 1932.

Após deixar a prefeitura, o Dr. Luiz de Mattos Pimenta se dedicou exclusivamente à medicina e veio a falecer em Itatiba no dia 8 de Janeiro de 1947 causando grande comoção em toda a cidade. Homem extraordinário tanto como médico quanto pela sua personalidade bondosa, foi chamado com justiça de o “médico dos pobres”, pois nunca negou atendimento mesmo aos que não podiam pagar. Por isso, foi o primeiro a ter uma estátua de corpo inteiro inaugurada na cidade no dia 11 de junho de 1950, na Praça José Bonifácio

Dr Pimenta 2
Monumento ao Dr. Luiz de Mattos Pimenta na Praça José Bonifácio em foto da década de 1960