Ettore Consoline (1952-1955)

Ettore Consoline, nasceu em Itatiba no dia 3 de junho de 1900, tendo sido batizado no dia 10 do mesmo mês e ano. Uma curiosidade é que no registro de batismo seu nome consta como “Heitor” o congênere em português para Ettore. Era filho do Sr. Basílio Consoline e de D. Emma Bertelli, imigrantes italianos de Mântova, que chegaram ao Brasil no ano de 1888. A família trabalhou inicialmente nas fazendas Atibainha e Vieira e, posteriormente, eles adquiriram um sítio no Bairro da Ponte. Ettore Consoline se casou no dia 17 de janeiro de 1924 com Francisca Maria Ordine e teve os filhos Antônio, Luciano, Sylvio e Alice. Muito conhecido e prestigiado na cidade, Ettore Consoline já militava na política no ano de 1948 como membro do Partido Social Progressista – PSP.

Nas eleições ocorridas em 1951, foi eleito prefeito com 1.713 votos, sendo que o segundo colocado, Benedito Dutra, recebeu 1.474 votos. Foi prefeito entre os anos de 1952 a 1955 tendo como vice Pedro Mascagni. Desde o início de sua gestão buscou trazer melhorias para Itatiba, a exemplo do que ocorreu em fevereiro de 1952 quando esteve na capital com o governador Lucas Nogueira Garcez em companhia do deputado federal Paulo Abreu para reivindicar ações em prol do município. Naquele mesmo ano, conseguiu resolver um problema crônico na cidade que era a falta de linhas telefônicas. Em pouco tempo, conseguiu 100 novas linhas junto à Cia. Telefônica Brasileira.

Devido aos seus esforços, em 1953 foi inaugurada uma unidade do SESI em Itatiba que funcionou na Rua Campos Salles nº 380, atual endereço da Biblioteca Chico Leme, com um curso de corte e costura. Também devido ao seu trabalho, no dia 10 de julho de 1954 foi inaugurada a Casa da Lavoura de Itatiba.

Entretanto, sua administração foi colocada à prova nesse mesmo ano de 1954 com a eclosão da epidemia de febre tifoide que ocorreu entre setembro e dezembro. Foram meses difíceis, ocasião em que a cidade praticamente parou e até as escolas foram transformadas em enfermarias de emergência. Ettore Consoline não poupou esforços e conduziu com responsabilidade e competência todas as ações necessárias, inclusive indo ao Rio de Janeiro, então capital do país, para tratar do assunto diretamente com os ministros.

Ettore Consoline obteve sucesso também como empresário, fundando inicialmente o Posto Brasil onde além de vender combustível, também revendia automóveis da marca Studebaker e máquinas agrícolas. Este empreendimento deu origem à empresa Consoline Veículos, fundada oficialmente no dia 25 de novembro de 1957, e especializada na revenda de caminhões. Ao longo dos anos a Consoline Veículos prosperou, tornando-se uma grande referência na cidade de Itatiba. Ettore Consoline faleceu no dia 25 de outubro de 2004.